13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale ConoscoTransparência
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

IGP RS CHEGA A 10 MIL LAUDOS DE DNA
O Instituto-Geral de Perícias – IGP/RS, neste mês de junho de 2018, alcançou marca significativa na história de 20 anos do laboratório de DNA, um dos setores do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL). Foi aberto o caso de DNA número 10 mil. Instrumento fundamental de prova em processos criminais, o exame de DNA no RS teve início em 1998 com o treinamento de três peritos do IGP/RS, no laboratório de DNA da Polícia Civil do Distrito Federal. A partir daí tornou-se referência no País e pioneiro na análise de DNA mitocondrial em casos criminais.

Segundo a perita químico-forense, BIANCA DE ALMEIDA CARVALHO, diretora do DPL, “nossa evolução foi acompanhada por uma grande evolução tecnológica. Começamos com análises em gel de poliacrilamida corado com prata, técnica extremamente trabalhosa e dmorada. Hoje, o IGP RS dispõe de modernos seqüenciadores de DNA que permitem a leitura simultânea do perfil genético de 8 amostras em apenas 30 minutos. Da complexidade e demora passamos a extrações de DNA automatizadas em robôs” – destacou ela.
Image
Equipe é formada por 14 peritos, 4 servidores administrativos e dois técnicos em perícias.

Texto e foto – DPI/Ascom IGP/RS em 05/07/2018      
 
PERITA CRIMINAL DO IGP/RS É HOMENAGEADA PELA BRIGADA MILITAR
Nessa terça-feira (26) a perita criminal BÁRBARA ZAFFARI CAVEDON, lotada no Departamento de Criminalística, foi homenageada pela Brigada Militar, através do 1º Batalhão Rodoviário, sediado em Cruz Alta. A distinção foi entregue pelo capitão JEFERSON MIGUEL DA SILVA e se refere ao trabalho pericial de RSF – Reprodução Simulada dos Fatos, requerida em Inquérito Policial Militar que apurou a morte do sargento NÁURIO ADÃO GARCIA VIANA, ocorrida em 21 de agosto de 2017.
Image
O fato ocorreu a partir de uma barreira policial na rodovia ERS-342, na cidade de Cruz Alta, para abordagem a um veículo roubado. Durante a Operação ocorreram disparos de arma de fogo que atingiram o sargento Viana, que faleceu no local. O exame pericial foi realizado em 31 de janeiro de 2018 sob a coordenação da perita Bárbara e com o apoio da Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe.
Image
Texto – Ascom IGP/RS em 27/06/2018
Fotos – Sepai – DC – IGP/RS
 
EDITAL DE ABERTURA PARA INSCRIÇÃO DE SERVIDORES APOSENTADOS
No Diário Oficial do Estado do RS, páginas 242 a 244, a íntegra do Edital de Abertura para inscrição de servidores aposentados do IGP/RS no programa de aproveitamento para cumprimenta de tarefa por tempo determinado:
Image
Image
Image
Image
Image
 
IGP/RS REGULAMENTA E DIVULGA PROGRAMA DE APROVEITAMENTO DE SERVIDORES APOSENTADOS
O Diário Oficial do Estado do RS publicou, na edição desta segunda-feira (18) nas páginas 239 a 242, a regulamentação do programa de aproveitamento de servidores aposentados para o cumprimento de tarefas por tempo determinado, de acordo com a Lei nº 15.110. de 11 de janeiro de 2018. Confira a íntegra da publicação:
Image
Image
Image
Image
Image
Image
 
IGP/RS AGILIZA INSTALAÇÃO DA NOVA SEDE EM SANTA MARIA
Novo Posto de Identificação será instalado em caráter de urgência
Image
Nessa quarta-feira (06) a diretora do Departamento de Perícias do Interior (DPI-IGP/RS) perita criminal MARGUET MITTMANN viajou a Santa Maria para encaminhar a solução de um dos problemas que mais afligem a população do centro do Estado do RS. Há um ano e meio as pessoas que necessitam emitir a Carteira de Identidade Civil se dirigem às precárias instalações do Posto de Identificação do IGP/RS, que divide espaço com o Posto Médico-Legal (PML), nos fundos do prédio da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, um turno para cada serviço.  Com a liberação de um amplo imóvel localizado no bairro Medianeira – rua Gaspar Martins, 1915, por parte do Governo do Estado, prédio que pertencia ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), a Perícia Oficial Gaúcha está empenhada na ocupação imediata e divulgação do novo endereço para atendimento à comunidade.

Fechado há cinco anos, o imóvel necessita pequenos reparos, revisão geral nas instalações elétrica e hidráulica e a infraestrutura para a rede lógica que dará suporte técnico para o funcionamento do sistema. O DPI, juntamente com a 5ª Coordenadoria Regional de Perícias, sediada em Santa Maria, sob a coordenação da perita médica-legista, MARIA ÂNGELA ZUCCHETTO já verificou o que é necessário reformar, parte dos custos estão orçados e foram providenciadas as ligações de energia elétrica, água e telefone. Resta a execução do projeto de infraestrutura técnica para que o atendimento possa ser efetivado no local.
Image
Marguet Mittmann afirma que “o IGP/RS está interessado em abreviar tanto quanto possível a transferência do PI para o bairro Medianeira, mas trata com cuidado o orçamento da reforma, dentro dos padrões legais e a avaliação técnica criteriosa para que tudo funcione perfeitamente” – declarou ela.

Acesse a página do IGP/RS no You Tube e conheça o novo endereço do IGP/RS em Santa Maria:
https://youtu.be/Oqmhfq-_ix0

Produção e realização – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 07/06/2018
Fotos – Ascom IGP/RS        
 
TÉCNICA DE RECONHECIMENTO FACIAL DO IGP/RS NO COMBATE À CRIMINALIDADE
No Vale dos Sinos, queda de 12,5 por cento nos furtos e roubos de veículos tem participação decisiva da Perícia Oficial na identificação dos criminosos

Nesta segunda-feira (04), na sede da 3ª DPRM – Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, no bairro Cristo Rei, em São Leopoldo, Polícia Civil - PC e Instituto-Geral de Perícias - IGP/RS apresentaram à Imprensa os detalhes da ampla divulgação realizada pelo Jornal NH – Grupo Editorial Sinos, na edição do último sábado (02), referente à parceria entre as duas instituições de Segurança Pública, no combate à criminalidade e, em especial, ao furto e roubo de veículos na região.
Image
De acordo com o delegado ROSALINO CONSTANTE SEARA, titular da 3ª DPRM, “a tecnologia desenvolvida pelo IGP/RS na área de composição facial fotográfica, popularmente conhecida por Retrato Falado, associada às equipes de investigação e o setor de Inteligência da Polícia Civil, resultaram na redução dos delitos na ordem de 12,5 por cento em relação a igual período do ano passado”. O perito criminal TIAGO CARVALHO, que coordena as atividades do IGP/RS na região salienta a integração das forças de Segurança Pública como fundamental no alcance de resultados como este.
Image
 O fotógrafo criminalístico VICENTE FERRARO, que domina a técnica e atende no Posto de Criminalística de Novo Hamburgo acentua que o banco de imagens no sistema do IGP/RS é eficaz, sobretudo quando as vítimas tem uma boa capacidade de memorizar e de transmitir ao profissional do IGP/RS as características de cada ponto facial dos criminosos, facilitando a composição de um rosto que tenha semelhança com o indivíduo procurado pela Polícia”.

Texto – Norberto Peres – Ascom – DG – IGP/RS em 04/06/2018
Fotos e ilustrações – Ascom IGP/RS C    
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 8 de 2123

© 2018

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664