13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale ConoscoTransparência
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

AGENTES POLICIAIS DE MIAMI – EUA EM PORTO ALEGRE
Intercâmbio com policiais civis e peritos gaúchos permitiu diversas abordagens na área da Segurança Pública
Image
A presença de três agentes do Departamento de Polícia de Miami – Flórida (EUA) em Porto Alegre, ao longo de quatro dias, representa o conhecimento de uma realidade diferente, em termos de Segurança Pública, em relação ao cotidiano dos profissionais do sul do Brasil. O sargento PIERRE CARDONNE e os agentes LATRICE PAYEN e MOISE JOSEPH estiveram reunidos no auditório da Academia Integrada de Segurança Pública do RS (ACISP), zona leste da Capital, com cerca de 60 servidores da Polícia Civil, entre delegados e inspetores e representantes do Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS). Os policiais estrangeiros visitaram o prédio do Departamento Médico-Legal (DML), necrotério e as instalações do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL).

A coordenadora do CRAI - Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil e do Projeto Sala Lilás do IGP/RS, perita médica-legista ANGELITA MARIA MACHADO RIOS, acompanhou os visitantes e com eles trocou idéias a respeito da violência doméstica e questões de gênero: “A impressão que tivemos foi de que desempenhamos bem a atividade forense e que os colegas dos Estados Unidos se surpreenderam positivamente com nossas atividades. Reforçaram a necessidade de políticas e recursos para o efetivo combate à violência doméstica, envolvendo ações voltadas para a comunidade”, frisou ela. Neste sentido, os policiais da Flórida relataram que os casos de violência doméstica mais frequentes são os estrangulamentos. Segundo eles, uma em cada três mulheres é abusada fisicamente. Uma em cada cinco é morta em casos de violência doméstica. Há, também, casos de violência doméstica contra homens.
Image
Legislações, questões sociais, níveis de criminalidade, efetivos policiais e estrutura organizacional da Polícia Norte Americana, unificada e sem a divisão entre civil e militar, característica da polícia brasileira, foram objeto de análise e discussão neste encontro.

Texto – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 26/04/2018
Fotos – Divulgação CRAI – DML - Ascom IGP/RS          
 
< Anterior   Seguinte >

© 2018

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664