13 anos!
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale ConoscoTransparência
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

Como funciona o 190

O telefone 190 foi criado para atender à comunidade exclusivamente para emergências policiais, e historicamente registra um alto número de chamadas indevidas, trotes e brincadeiras. Portanto, qualquer cidadão que disque para o telefone 190 da Brigada Militar, será atendido assim que uma linha estiver disponível.

Após relatar para o atendente a emergência policial que o levou a efetuar a chamada, esta é registrada e gravada, sendo acionado por canal de rádio o recurso mais próximo, seja ele embarcado em viaturas, a pé ou a cavalo.

Tão logo seja atendido o fato, é feito um registro, onde os dados são inseridos na base criminal do Estado do RS, ficando disponíveis para consultas e servindo de subsídio para aperfeiçoamento e planejamento das ações de Polícia.

Clique aqui para baixar o áudio da campanha no formato mp3.

Informações Úteis

- O telefone 190 só deve ser utilizado em situações de emergência policial, ou seja, crimes e contravenções em curso ou iminentes, devendo-se evitar quaisquer outros tipos de chamados.

- Ao ligar para o 190, se não for atendido após os primeiros toques,  não desligue. Neste caso todas as posições de atendimento disponíveis naquele momento estão ocupadas e, se você desligar, perderá posições na espera, portanto permaneça aguardando o atendimento de nossos policiais militares.

- Você que é pai, mãe ou responsável por crianças e adolescentes, oriente-os a não ligar levianamente para o 190, pois enquanto uma brincadeira ou tentativa de falsa comunicação de ocorrência é feita, geralmente nos horários de intervalo e saídas de escolas, outra pessoa pode estar passando por uma situação grave, até com risco de vida, e ficará impossibilitada de contatar com a Brigada Militar.

- Ao ligar para o 190, é de extrema importância que seja informado o local exato do fato, para facilitar e agilizar a chegada do policiamento.

 

© 2017

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664