13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale ConoscoTransparência
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

FORMAÇÃO DE NOVOS SERVIDORES DO IGP REFORÇARÁ INVESTIGAÇÃO CRIMINAL NO RS
Em 90 dias, perícia criminal do RS terá incremento de mão de obra
Image
Governador prestigiou aula inaugural que inicia formação de novos servidores do Instituto-Geral de Perícias - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Image
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) deu início ao curso de formação de novos servidores nesta terça-feira (19). A aula inaugural ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) e teve a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. Em 90 dias, eles estarão aptos a desempenhar as atividades de perícia e investigação criminal.

O ato marcou o fim de um período de dez anos sem ingresso de novos servidores na instituição. O concurso público, realizado em 2017, despertou o interesse de candidatos de todo o Brasil. Entre os aprovados, estão profissionais do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. "Vocês ingressarão em um Estado que hoje possui práticas modernas de gestão. Um Estado voltado para a garantia dos serviços essenciais à população e que aposta muito na capacitação de seus quadros", afirmou Sartori.
"Servidores ingressarão em Estado voltado à garantia dos serviços e que aposta na capacitação".
Iniciaram a qualificação 30 peritos criminais, 31 médicos legistas e 27 técnicos em perícia. Outros 18 profissionais serão chamados para completar as 106 vagas previstas em edital. Para Schirmer, o foco dos novos servidores deve estar na ascensão da carreira.
Image
"Muitos iniciam já pensando na aposentadoria, uma filosofia que pretendemos exterminar. Aquele que ingressa nos quadros da Segurança Pública deve estar preparado para uma longa jornada de superação, visando galgar posições elevadas, na medida em que adquire experiência. Hoje, trabalhamos norteados pela integração entre as corporações, investindo em inteligência e tecnologia", frisou o secretário.
 
Dos 90 dias de curso, os primeiros 30 compreendem o módulo básico, comum a todas as carreiras, cujas aulas serão ministradas na Academia Integrada da Segurança Pública (Acisp). Depois, os servidores serão designados aos respectivos departamentos, onde receberão formação especializada durante 60 dias.

Esforço para reduzir crimes
Image
A diretora-geral do IGP, Heloísa Kuser, ressaltou a importância da reposição de efetivo no momento em que o governo estadual redobra os esforços para reduzir os índices de criminalidade. "O trabalho do IGP possui um papel estratégico ao proporcionar a materialidade da prova, necessária à elucidação dos crimes. Não existe faculdade para o que vocês irão aprender, nem preparação para a dura rotina que os espera. O dia a dia será vital para o desenvolvimento das melhores práticas", assegurou.
Image
Confira a cobertura completa deste evento em vídeo, acessando a página do IGP/RS no Facebook:
 

Texto: Claiton Silva/SSP
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
Vídeo e fotos: Ascom -DG IGP/RS em 19/06/2018                  
 
EDITAL DE ABERTURA PARA INSCRIÇÃO DE SERVIDORES APOSENTADOS
No Diário Oficial do Estado do RS, páginas 242 a 244, a íntegra do Edital de Abertura para inscrição de servidores aposentados do IGP/RS no programa de aproveitamento para cumprimenta de tarefa por tempo determinado:
Image
Image
Image
Image
Image
 
IGP/RS REGULAMENTA E DIVULGA PROGRAMA DE APROVEITAMENTO DE SERVIDORES APOSENTADOS
O Diário Oficial do Estado do RS publicou, na edição desta segunda-feira (18) nas páginas 239 a 242, a regulamentação do programa de aproveitamento de servidores aposentados para o cumprimento de tarefas por tempo determinado, de acordo com a Lei nº 15.110. de 11 de janeiro de 2018. Confira a íntegra da publicação:
Image
Image
Image
Image
Image
Image
 
IGP/RS AGILIZA INSTALAÇÃO DA NOVA SEDE EM SANTA MARIA
Novo Posto de Identificação será instalado em caráter de urgência
Image
Nessa quarta-feira (06) a diretora do Departamento de Perícias do Interior (DPI-IGP/RS) perita criminal MARGUET MITTMANN viajou a Santa Maria para encaminhar a solução de um dos problemas que mais afligem a população do centro do Estado do RS. Há um ano e meio as pessoas que necessitam emitir a Carteira de Identidade Civil se dirigem às precárias instalações do Posto de Identificação do IGP/RS, que divide espaço com o Posto Médico-Legal (PML), nos fundos do prédio da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, um turno para cada serviço.  Com a liberação de um amplo imóvel localizado no bairro Medianeira – rua Gaspar Martins, 1915, por parte do Governo do Estado, prédio que pertencia ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), a Perícia Oficial Gaúcha está empenhada na ocupação imediata e divulgação do novo endereço para atendimento à comunidade.

Fechado há cinco anos, o imóvel necessita pequenos reparos, revisão geral nas instalações elétrica e hidráulica e a infraestrutura para a rede lógica que dará suporte técnico para o funcionamento do sistema. O DPI, juntamente com a 5ª Coordenadoria Regional de Perícias, sediada em Santa Maria, sob a coordenação da perita médica-legista, MARIA ÂNGELA ZUCCHETTO já verificou o que é necessário reformar, parte dos custos estão orçados e foram providenciadas as ligações de energia elétrica, água e telefone. Resta a execução do projeto de infraestrutura técnica para que o atendimento possa ser efetivado no local.
Image
Marguet Mittmann afirma que “o IGP/RS está interessado em abreviar tanto quanto possível a transferência do PI para o bairro Medianeira, mas trata com cuidado o orçamento da reforma, dentro dos padrões legais e a avaliação técnica criteriosa para que tudo funcione perfeitamente” – declarou ela.

Acesse a página do IGP/RS no You Tube e conheça o novo endereço do IGP/RS em Santa Maria:
https://youtu.be/Oqmhfq-_ix0

Produção e realização – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 07/06/2018
Fotos – Ascom IGP/RS        
 
TÉCNICA DE RECONHECIMENTO FACIAL DO IGP/RS NO COMBATE À CRIMINALIDADE
No Vale dos Sinos, queda de 12,5 por cento nos furtos e roubos de veículos tem participação decisiva da Perícia Oficial na identificação dos criminosos

Nesta segunda-feira (04), na sede da 3ª DPRM – Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, no bairro Cristo Rei, em São Leopoldo, Polícia Civil - PC e Instituto-Geral de Perícias - IGP/RS apresentaram à Imprensa os detalhes da ampla divulgação realizada pelo Jornal NH – Grupo Editorial Sinos, na edição do último sábado (02), referente à parceria entre as duas instituições de Segurança Pública, no combate à criminalidade e, em especial, ao furto e roubo de veículos na região.
Image
De acordo com o delegado ROSALINO CONSTANTE SEARA, titular da 3ª DPRM, “a tecnologia desenvolvida pelo IGP/RS na área de composição facial fotográfica, popularmente conhecida por Retrato Falado, associada às equipes de investigação e o setor de Inteligência da Polícia Civil, resultaram na redução dos delitos na ordem de 12,5 por cento em relação a igual período do ano passado”. O perito criminal TIAGO CARVALHO, que coordena as atividades do IGP/RS na região salienta a integração das forças de Segurança Pública como fundamental no alcance de resultados como este.
Image
 O fotógrafo criminalístico VICENTE FERRARO, que domina a técnica e atende no Posto de Criminalística de Novo Hamburgo acentua que o banco de imagens no sistema do IGP/RS é eficaz, sobretudo quando as vítimas tem uma boa capacidade de memorizar e de transmitir ao profissional do IGP/RS as características de cada ponto facial dos criminosos, facilitando a composição de um rosto que tenha semelhança com o indivíduo procurado pela Polícia”.

Texto – Norberto Peres – Ascom – DG – IGP/RS em 04/06/2018
Fotos e ilustrações – Ascom IGP/RS C    
 
DEPARTAMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DO IGP/RS PARTICIPA DE EVENTOS BENEFICENTES
Em dois sábados cerca de 270 carteiras de identidade foram emitidas em eventos
 
Em dois sábados seguidos, dias 19 e 26 de maio de 2018, o Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (DI-IGP/RS) participou de eventos de atendimento à população carente e emitiu cerca de 270 carteiras de identidade civil.
Image
No dia 19, Dia da Solidariedade no bairro Lami, zona sul de Porto Alegre, a Escola Estadual de Ensino Médio Oscar Coelho de Souza, na Estrada do Varejão, promotora do evento, acolheu 17 pessoas, mesmo com a chuva forte que se manteve durante todo o dia. A diretora da Escola, Professora Soraya dos Santos Siviero, destacou o trabalho dos profissionais do IGP/RS destacados para o atendimento aos alunos.
Image
Nesse sábado (26), 15 servidores do DI emitiram 250 documentos de identidade à população de Lajeado e outras cidades do Vale do Taquari, que compareceram ao Parque do Imigrante, na chamada Ação Global, atividades coordenadas pelo SESI (Serviço Social da Indústria).
 
Texto – Ascom IGP/RS em 28/05/2018
Fotos – DI – IGP/RS           
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 8 de 2122

© 2018

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664