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Disque Denúncia

SEMANA COMEÇA COM AFINAMENTO DE PROJETOS E AJUSTE DE PARCERIAS COM O IGP/RS
Reuniões com entidades e órgãos de Segurança Pública encaminham tratativas para acordos operacionais
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Na sala de reuniões do Departamento de Gestão da Estratégia Operacional (DGEO-SSP/RS) aconteceu a primeira reunião da semana com a participação do diretor-geral do IGP/RS, Cleber Müller. O projeto Pátio Legal, envolvendo os órgãos vinculados à SSP (IGP, Brigada Militar e Polícia Civil) com a participação do Detran RS é uma das prioridades da atual gestão, a fim de garantir melhores condições de trabalho aos peritos da área de inspeção veicular, bem como reduzir o tempo de espera dos proprietários de automóveis que ficam privados da utilização do carro, até que a perícia seja realizada.

Na reunião desta manhã, além do perito Carlos Alberto Borsói, chefe da Divisão de Engenharia Forense do DC (Departamento de Criminalística) e do papiloscopista Darian Becker Martins, do DI (Departamento de Identificação), acompanhou o DG a advogada Elizete Mazzo, da assessoria jurídica do gabinete. Na próxima quarta-feira (25) está marcado um novo encontro para a discussão das questões pendentes.
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Parceria com a FGTAS
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) já é parceira do IGP. As duas instituições dividem espaços físicos em muitas cidades do RS. O presidente Juarez Santinon foi recebido durante a tarde desta segunda-feira (23) pelo DG-IGP, Cleber Müller, com a presença do secretário-adjunto da STDS (Secretaria do Trabalho, Cidadania e Desenvolvimento Social do RS), Josué Francisco. Na oportunidade, o diretor do Departamento de Perícias do Interior (DPI-IGP), Marco Antonio Aurélio Curcio encaminhou a proposta de ampliação do espaço ocupado pelo IGP nos postos de Santa Cruz do Sul e Carazinho.

Texto – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 23/05/2016
Fotos – Matheus Ouriques da Cunha – Gabinete DG IGP         
 
ESTABELECIMENTO DE GRAVATAÍ É FECHADO PELA SEGUNDA VEZ NA OPERAÇÃO DESMANCHE
Wantuir Jacini: todos os possíveis locais de comércio irregular de peças e receptação de veículos roubados estão mapeados
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A 12ª edição da Operação Desmanche ocorreu nessa sexta-feira (20), no município de Gravataí. Agentes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Detran/RS, Instituto-Geral de Perícias e Brigada Militar fiscalizaram e fecharam dois estabelecimentos no município da Região Metropolitana de Porto Alegre. Esta é a terceira vez que os trabalhos ocorrem em Gravataí. Um dos estabelecimentos fiscalizados já havia, inclusive, sido fechado na quinta edição da operação. No local, peritos do IGP e policiais da Delegacia de Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DRV/DEIC) localizaram e identificaram um bloco de motor e para-brisas oriundos de veículos roubados. Duas pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DEMA/DEIC), sendo uma atuada por crime ambiental.

O secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, ressaltou a importância de trabalhar com base na inteligência policial para a maximização dos resultados. “Assim como mapeamos todos os possíveis locais de comércio irregular de peças e receptação de veículos roubados, temos também o acompanhamento pós-operação. Dessa forma, conseguimos surpreender e, novamente, acabar com o estoque do grupo que utilizava este local como base para suas atividades ilícitas”.
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Um dos estabelecimentos comercializava peças cadastradas em nome de outra empresa, regularizada junto ao Detran/RS. "Este procedimento não é permitido. Desta forma, todas as peças serão recolhidas e encaminhadas para trituração", garantiu o chefe da Divisão de Desmanches do Detran/RS, Gerson Drevnovicz.
A força-tarefa da Operação Desmanche já fechou 22 estabelecimentos, prendeu 19 pessoas e encaminhou para reciclagem mais de cerca de 950 toneladas de sucatas apreendidas. A divulgação oficial da pesagem das peças encaminhadas para trituração leva em torno de 48 horas, em virtude do processo de carregamento, transporte e aferição.
Todo material encontrado foi apreendido com base na regulamentação estadual da Lei Federal dos Desmanches, que só autoriza o desmanche de veículos e a venda de peças usadas a empresas credenciadas pelo Estado.

Lei dos Desmanches

A Lei Federal 12.977 (Lei dos Desmanches) entrou em vigor em 20 de agosto de 2015, com o objetivo de combater a recepção de veículos roubados. Desde esta data, somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no Detran/RS. Essas empresas devem seguir uma série de requisitos e incluir cada uma das peças à venda no sistema informatizado, vinculando-as à nota fiscal e à placa do veículo de origem. O Rio Grande do Sul possui hoje 212 empresas de desmanches registradas.

Força-tarefa
A força-tarefa foi designada pelo governador José Ivo Sartori para atuar na fiscalização dos estabelecimentos ilegais. Cada um dos órgãos envolvidos tem uma função específica nas operações. A Secretaria da Segurança Pública coordena o trabalho do grupo e também define os alvos, através do Setor de Inteligência.
O Instituto-Geral de Perícias tem a função de identificar peças roubadas e atua na parte criminal das operações, juntamente com a Polícia Civil, que também efetua as prisões. O Detran/RS autua administrativamente as empresas e coordena todo o trabalho de apreensão da sucata e sua destinação para reciclagem. A Brigada Militar, por fim, faz a segurança de toda a operação com agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOE).

Consulta a peças

O consumidor também pode ajudar a desestimular o comércio ilegal de peças usadas, comprando somente em empresas credenciadas ao Detran/RS. Essas empresas têm na fachada o logotipo da autarquia, e cada peça é vendida com código de barras e nota fiscal eletrônica.
Também é possível consultar, no site www.detran.rs.gov.br/consulta-pecas a relação de empresas credenciadas ao Estado. Nos chamados Centros de Desmanches de Veículos (CDVs), além da garantia de origem lícita, as peças passaram pelo aval de um responsável técnico, que atesta suas condições de segurança. No link também é possível fazer uma busca por peças e por município.

A Operação Desmanches nº 12, pelo IGP/RS, teve a coordenação do diretor-geral, Cleber Muller.
A cobertura em vídeo pode ser acessada no You Tube https://youtu.be/JwI_VT0iYA0   A imagem que abre o vídeo foi produzida por Rodrigo Ziebell/SSP.
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Texto: Claiton Silva/SSP, com informações de Detran/RS
Edição: Cristina Lac/Secom         
 
PARCERIA IGP-PREFEITURA-CONSEPRO VIABILIZA IDENTIFICAÇÃO ON LINE EM CANGUÇU
Demanda absorvida pelo novo sistema chega a 495 documentos expedidos por mês
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A partir dessa quarta-feira (18) a região sul do Estado passa a contar com mais uma opção de atendimento do IGP, na área de Identificação Civil. FoiImage inaugurado o sistema digital on line para emissão de carteiras de identidade no Posto de Identificação (PI), da cidade de Canguçu. Na cerimônia, o prefeito municipal Gerson Cardoso Nunes Filho recebeu o diretor-geral do IGP, Cleber Müller, juntamente com o diretor do Departamento de Identificação (DI), Guilherme Ferreira Lopes.
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Após três meses de negociação envolvendo o DI-IGP, o Departamento de Perícias do Interior (DPI), dirigido pelo perito Marco Antonio Aurélio Curcio, a prefeitura municipal e o apoio destacado do Conselho Comunitário Pró Segurança Pública (CONSEPRO), na pessoa do presidente Luis Roberto Soares de Oliveira, a estação digital on line começou a funcionar. Além da região metropolitana que, segundo dados do Censo de 2012, a população chega a 53.390 habitantes, Canguçu possui 14 mil propriedades rurais, sendo reconhecida como a Capital Nacional da Agricultura Familiar. Portanto, a cidade de Canguçu é referência na região sul do Estado pelo atendimento aos cidadãos que necessitam emitir documentos, como a carteira de identidade, por exemplo. São em torno de 25 documentos/dia, número que registra na tabela de controle do DPI cerca de 500 documentos expedidos no mês.
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O prefeito Gérson Nunes salientou os benefícios que a tecnologia traz à comunidade e a redução no tempo de espera dos cidadãos pela emissão da carteira. Canguçu recebeu o Posto de Identificação on line de número 80, de acordo com o diretor do DI, Guilherme Lopes. O vídeo da entrevista com o prefeito de Canguçu e o DG do IGP você pode acessar na página do IGP/RS no You Tube https://youtu.be/hHqOGhhRnG4
*Na foto acima o DG Cleber Müller mostra a realidade de tantos anos, superada pela tecnologia. O antigo método de coleta de impressões digitais com tinta, pincel de rolo e a dificuldade de limpar a ponta dos dedos. O processo digitalizado hoje é limpo, preciso e rápido.
 
Texto e fotos – Norberto Peres – DG – As com IGP/RS em 19/05/2016            
 
MUNICÍPIO DE TRÊS COROAS RECEBE DIREÇÃO DO IGP COM FESTA
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Diretor-geral do IGP inaugura equipamento digitalizado para confecção de carteiras de identidade. Diretor do Departamento de Identificação também prestigiou o evento.
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Na última quinta-feira, dia 12 de maio, a cidade gaúcha de Três Coroas celebrou 57 de fundação. Nos últimos dias o município está em festa, inclusive com a posse de um prefeito-mirim, iniciativa da administração de Rogério Grade, prefeito desta localidade distante 91 Km de Porto Alegre e com uma população que se aproxima de 25 mil habitantes. O Instituto-Geral de Perícias (IGP), na pessoa do diretor-geral Cleber Müller e do diretor do Departamento de Identificação, Guilherme Ferreira Lopes, foi convidado a participar dos festejos e inaugurou, na manhã desta terça-feira (17), o primeiro equipamento digitalizado para confecção de carteiras de identidade.

O primeiro documento emitido foi do próprio prefeito Rogério Grade. Cercado por dezenas de crianças, estudantes das escolas municipais de TrêsImage Coroas, o prefeito agradeceu ao IGP a instalação do equipamento e passou a palavra ao diretor-geral Cleber Müller. De maneira descontraída e informal, o perito criminalístico que comanda toda a gestão da Perícia Oficial Gaúcha explicou didaticamente quais as principais atividades de um perito, ressaltando uma realidade que muitos desconhecem.
“Estes filmes e séries de TV, como o CSI por exemplo, que vocês assistem com freqüência, apresentam tecnologia avançada, conquistas da ciência que parecem muito distantes. O nosso IGP, aqui do Rio Grande do Sul, já atingiu um padrão que se equipara ao que existe de mais moderno no planeta. Inclusive este equipamento que a partir de hoje identifica os cidadãos de Três Coroas com a Carteira de Identidade" - concluiu Cleber Müller.
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A cobertura do evento em Três Coroas você pode acessar na página do IGP/RS no You Tube: https://youtu.be/i2ed1DgWY18

Texto e fotos – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 17/05/2016
 
IGP E DETRAN RS DEBATEM CONVÊNIOS OPERACIONAIS
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Reunião do gabinete do Detran afinou questões de interesse comum
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A manhã desta segunda-feira (16) propiciou o alinhamento de questões entre o Instituto-Geral de Perícias (RS) e o Detran RS. Durante uma hora o DG IGP, Cleber Müller, acompanhado do DG substituto, Eduardo Lima Silva e da diretora do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL), Bianca de Almeida Carvalho, junto ao chefe do Laboratório de Toxicologia, Daniel Scolmeister, foram recebidos pelo DG/Detran Ildo Mário Szinvelski e membros da diretoria.
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Na pauta do encontro o Projeto Pátio Legal, uma alternativa para otimizar o trabalho da Perícia nos depósitos de veículos, dando melhores condições deImage trabalho para os profissionais que atuam no setor de Epniva - Exame Pericial em Numeração Identificadora de Veículos Automotores. Além disso foram discutidos aspectos das Operações BALADA SEGURA e as verificações de embriaguez e drogadição.
Não poderia faltar no diálogo entre os gestores das duas instituições a Operação Desmanches que mobiliza a Segurança Pública do RS com participação de equipes do Departamento de Criminalística (DC-IGP) e Detran RS, junto à Brigada Militar e Polícia Civil, nos estabelecimentos selecionados para intervenção.

Texto e fotos – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 16/05/2016      
 
SALA LILÁS QUALIFICA ATENDIMENTO A MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA TAMBÉM EM SANTA MARIA
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ImageA reitora da Unifra, Irani Rupolo, agradeceu pela parceria e disse que muito além de uma sala de aula, o espaço vai melhorar o atendimento a mulheres vítimas de violência.

Na visita a Santa Maria, nesta sexta-feira (13), o governador José Ivo Sartori participou da inauguração da Sala Lilás, onde as vítimas de violência podem aguardar por exame de corpo de delito em local reservado, tendo atendimento mais humanizado. A sala fica na área do Posto Médico Legal, na Rua Marechal Floriano Peixoto, atrás do antigo Hospital Universitário. 

O Centro Universitário Franciscano (Unifra) foi responsável pela reforma das instalações, por meio de convênio com a Secretaria da Segurança Pública, via Instituto Geral de Perícias (IGP). A instituição usará o espaço para estudos dos acadêmicos do curso de Medicina.

Sartori estava acompanhado dos secretários de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, e da Segurança Pública, Wantuir Jacini. Destacou a importância do trabalho e, na conversa com estudantes do curso de Medicina, afirmou que o desafio é formar médicos com uma visão social.

Maria Helena ressaltou o atendimento qualificado e a parceria para a execução do serviço. Citou a parceria firmada entre governo, Judiciário e Hospital Presidente Vargas no desenvolvimento dos programas como as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) e o Primeira Infância Melhor, que visam garantir o desenvolvimento das crianças de forma adequada, além de promover a cultura da paz. 
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O Instituto-Geral de Perícias foi representado pelo diretor do Departamento de Perícias do Interior (DPI), perito criminal Marco Antonio Aurélio Curcio.

Texto: Eliane Iensen em 13/05/2016
Edição: Léa Aragón/Secom

Fotos – Karine Viana – Palácio Piratini 

 

 
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