13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale ConoscoTransparência
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

DIRETORES DO IGP RS E IGP SC SE REÚNEM EM PORTO ALEGRE
Diretor do Instituto de Criminalística de Santa Catarina foi recebido pela DG IGP/RS
Image
O perito criminal WALMIR DJALMA GOMES JÚNIOR veio a Porto Alegre com o objetivo de rever amigos, colegas de trabalho e profissionais da mesma área de atuação com os quais conviveu em outras jornadas na carreira. No encontro entre o diretor do Instituto de Criminalística do estado de Santa Catarina, o diretor-geral e diretor-geral substituto do IGP/RS, CLEBER MÜLLER e EDUARDO LIMA SILVA não poderiam faltar as lembranças do trabalho desenvolvido por eles no Rio de Janeiro, há oito anos (2007), por ocasião dos Jogos Panamericanos. Naquela ocasião, peritos gaúchos e catarinenses a serviço do sistema oficial de Segurança Pública organizado pelo Ministério da Justiça. Por coincidência, o reencontro se dá durante a realização de outro evento esportivo de repercussão mundial que acontece também no Rio de Janeiro (Jogos Olímpicos Rio 2016).
Na verdade, as perícias oficiais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina são próximas, muito além do aspecto geográfico. De todos os estados brasileiros, apenas gaúchos e catarinenses apresentam a sigla IGP – Instituto-Geral de Perícias que identifica Instituição pericial: o IGP/RS foi pioneiro, a partir de 1997 e inspirou os catarinenses à utilização de igual nomenclatura uma década mais tarde (2007).

Além do intercâmbio operacional, a reunião de hoje abriu a perspectiva de ampliação desses laços. Tecnologia e estratégias de gestão exigem da perícia, atualização e observação da realidade encarada por outros administradores. Um Seminário Brasileiro de Diretores de Órgãos Periciais Oficiais surgiu como ideia a ser planejada, organizada e incrementada, a partir de gaúchos e catarinenses. Afinal, o tempo passa e cada vez mais a INTEGRAÇÃO faz parte do jogo!

Texto e foto – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 10/08/2016 
 
IGP/RS SOLIDÁRIO COM A BRIGADA MILITAR NO DIA DO LUTO
PMS que tombaram no cumprimento do dever são homenageados pelas corporações. Segurança Pública do RS integrada na reverência às vítimas.
Image
O diretor-geral do IGP/RS, perito Cleber Müller compareceu, no fim da manhã desta segunda-feira (08), ao Largo PM Valdeci de Abreu Lopes, na esquina das avenidas Ipiranga e Silva Só, ao lado do Ginásio da Brigada Militar, em Porto Alegre. No local, junto ao monumento erguido em homenagem ao policial militar, morto em 1990 durante confronto na Praça da Matriz, atingido por um golpe de foice desferido por um manifestante, o comandante da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas anunciou a oficialização do dia oito de agosto como Dia de Luto pelos policiais militares que tombaram no cumprimento do dever. Presentes ao ato, oficiais e praças da BM, familiares de PMs mortos em combate, dirigentes de órgãos vinculados à SSP e órgãos de Imprensa.

Acompanhe na nossa página do You Tube a cobertura do evento. Acesse:

https://youtu.be/ChCRLTkZRMA

Produção e realização: Norberto Peres – Ascom – DG – IGP/RS em 08/08/2016     
 
DOAÇÕES DO MP INCREMENTAM CADEIA DE CUSTÓDIA NO IGP/RS
Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor formaliza doação de equipamentos e materiais para Cadeia de Custódia
Image
A materialização do projeto de Cadeia de Custódia no Instituto-Geral de Perícias recebeu um forte impulso para a implementação e viabilidade operacional. Nessa sexta-feira (06) a Supervisão Técnica do IGP recebeu a confirmação das doações do Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, coordenada pelo Dr. ALCINDO LUZ BASTOS DA SILVA FILHO. São 26 mil embalagens padronizadas para Cadeia de Custódia de vestígios, 30 mil lacres com códigos de barras, oito leitores ópticos, oito impressoras térmicas e uma seladora para plásticos, além de componentes específicos a serem utilizadas no Laboratório de Perícias. As doações foram encaminhadas pessoalmente pelo Dr. Alcindo ao Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL), sendo recebido pela diretora Bianca de Almeida Carvalho.
Image
Amostras do material doado foram levadas pela perita Bianca ao gabinete da direção-geral e recebidas pelo DG, perito Cleber Müller e pelo supervisor técnico e DG substituto, perito Eduardo Lima Silva, juntamente com o coordenador do projeto da Cadeia de Custódia, perito Lucas Toniolo da Silva e pelo perito Jackson Dombrowski.
Image
Texto e fotos – DG – Ascom IGP/RS em 08/08/2016     
 
SSP/RS PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO DA OPERAÇÃO DESMANCHES
Image
Na manhã desta segunda-feira (08), na Academia Integrada de Segurança Pública (ACISP), na Av. Antônio de Carvalho, 555, zona leste de Porto Alegre, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), através do Departamento de Ensino e Treinamento (DET), deu inicio ao Curso de Capacitação da Operação Desmanches. A especialização visa capacitar profissionais dos diversos órgãos e secretarias envolvidos para a atuação nas operações de fiscalização da atividade de desmontagem e comercialização de peças e acessórios de veículos em fim de vida útil.
 
O curso propõe cumprir o disposto na Lei Federal nº 12.977/2014, Resolução CONTRAN nº 530/2015, Lei Estadual nº 14.787/2015, Decreto Estadual  52.898/2016 e Lei 9503/97 - CTB (Art. 126), além de outras normas pertinentes ao tema. As aulas serão ministradas de hoje até a próxima sexta-feira (12) de agosto, na própria ACISP. Na cerimônia de abertura, presidida pelo secretário Wantuir Jacini estiveram presentes, o diretor-geral do IGP, perito Cleber Müller, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas, o chefe de Polícia Civil, delegado Émerson Wendt, o diretor do Detran RS, Ildo Mário Szinvelski e a diretora do DET/SSP, perita Marília Costa Ribas.

Texto – Ascom IGP/RS
Fotos - DG - IGP/RS     
 
DO IGP À POLÍCIA FEDERAL: A TRAJETÓRIA DE UM PERITO
Image
O perito criminal RENATO LETIZIA GARCIA, gaúcho de Porto Alegre ingressou na Perícia Oficial do RS no mesmo ano em que o Instituto-Geral de Perícias nasceu: 1997. Aprovado em Concurso Público e após o curso de formação atuou com intensidade em locais de crime. Renato Garcia foi servidor do IGP por cinco anos e realizou mais de 200 levantamentos periciais. Até que o destino apresentou um novo rumo, uma alternativa profissional diversa, mas dentro da perícia criminal. Uma nova Instituição: a Polícia Federal. Outra cidade para morar: São Paulo. Um ano e dez meses trabalhando em dois pontos cruciais no controle do tráfico internacional de entorpecentes: o Aeroporto de Guarulhos e o Porto de Santos. Além dos conhecimentos obtidos ao longo da Faculdade de Engenharia Química, foram diversos cursos na Unidade Central da PF, em Brasília e muitas operações. “A realidade passou a ser outra. De repente você está diante de uma apreensão de 800 quilos de cocaína” – recorda Renato.
Image
Hoje, Renato Garcia, com 19 anos de profissão é perito criminal da Polícia Federal em Porto Alegre e saúda a aproximação entre IGP e PF. “Nos últimos dois anos a perícia criminal do RS estreitou os laços com a perícia federal. Este intercâmbio é benéfico para as duas Instituições e representa um ganho para a Segurança Pública como um todo” – ressaltou. No gabinete da Direção-Geral do IGP, na tarde de sexta-feira (5) Renato aproveitou para rever o colega de turma, Cleber Müller e amigos de muito tempo, como o corregedor-geral do IGP, perito criminal André Luiz Martinelli.
Image
“A evolução do IGP/RS e a repercussão do que se faz aqui no Sul, em nível nacional, aliando tecnologia e modernas técnicas de gestão, me gratificam por ser gaúcho e fazer parte da história do IGP desde o começo” – concluiu.
Image
Texto e fotos – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 08/08/2016     
 
GOVERNADOR SARTORI RESSALTA ATUAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA
No lançamento da EXPOINTER 2016, governador acentua o papel correto das corporações na data de protestos sindicais
Image
Na manhã desta sexta-feira (05), na Casa do Gaúcho, Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Grande Porto Alegre, aconteceu a solenidade de lançamento da 39ª Exposição Internacional de Animais e do Agronegócio do RS, a EXPOINTER 2016.
No discurso que fez, o Governador do RS, José Ivo Sartori fez referência ao papel dos órgãos de Segurança Pública no episódio das manifestações populares contra o parcelamento do salário dos servidores públicos estaduais.

Veja a reportagem em nosso página no You Tube. Acesse:

https://youtu.be/zSZC2mfKyWo

Produção e edição – Norberto Goulart Peres – DG – Ascom IGP/RS em 05/08/2016

Agradecimento ao setor de mídia eletrônica (vídeo) da SECOM – Secretaria de Comunicação do Governo do RS    
 
<< Início < Anterior | 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 | Seguinte > Final >>

Resultados 105 - 112 de 1938

© 2017

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664