13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

AS MULHERES DO IGP – MAIS UM SORRISO NA CLÍNICA DO DML
Na recepção da Clínica do Departamento Médico Legal do IGP, no 2º andar do prédio da Avenida Ipiranga, 1807, há alguns dias nós apresentamos a Elisa.Image E hoje, no mesmo lugar, mas outro turno de trabalho encontramos ROSANGELA MARQUES SOARES.
Ele trabalha há nada menos que 18 anos no DML. Sempre na recepção daqueles que se submetem a exame de corpo de delito, indivíduos detidos pela Justiça, mulheres vítimas de violência, crianças, idosos, jovens... gente de todo tipo.
Sempre sorrindo e muito simpática ela conta que fez curso técnico de Química, mas trabalhou no atendimento ao público ou na área financeira de empresas privadas.
Rosangela é mais uma das mulheres do Instituto Geral de Perícias.

Texto e foto – Norberto Peres em 07/04/2015   
 
DIREÇÃO DO IGP RECEBE NOVOS DIRIGENTES DA ACRIGS
Após a eleição para presidente e vice-presidente da Associação de Criminalística do Rio Grande do Sul (ACRIGS), confirmada no dia 24 de março, osImage peritos Décio de Moura Mallmith e Heloisa Helena Kuser foram recebidos, na manhã desta terça-feira (07), no gabinete do Instituto-Geral de Perícias (IGP), pelo diretor-geral, perito criminalístico Cleber Müller e o supervisor técnico e diretor-geral substituto, perito Eduardo Lima Silva. Aliás, os novos diretores da ACRIGS sucedem, justamente, a Eduardo e Cleber, na presidência e vice-presidência da entidade, respectivamente.

Décio Mallmith se aposentou em 2013, depois de 37 anos de serviços prestados à perícia oficial gaúcha. Já atuou como papiloscopísta, mas foi na perícia em local de crime que fez carreira. Heloisa Kuser, por sua vez, trabalhou durante três anos como perita criminal e, a convite da Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça (Governo Federal), foi para Brasília onde se dedicou à coordenação geral de treinamento e capacitação da Força Nacional de Segurança. Na Capital Federal esteve os últimos quatro anos.

De acordo com o novo presidente da ACRIGS, o principal objetivo é dar continuidade aos projetos já implantados pela administração anterior. “Para a classe dos peritos criminais gaúchos o entrosamento do Sindicato com a direção do IGP é fundamental para a categoria”, declarou Mallmith.
O resgate histórico da profissão é outra meta prioritária da ACRIGS, já para 2015.

A vice-presidente Heloisa Kuser, por sua vez, afirma que a perícia criminal do RGS é respeitada em todo o Brasil, sobretudo pela especialização profissional e capacidade de organização. Palestrantes em cursos de formação pelo Brasil afora, Heloisa desenvolveu o planejamento do Curso Nacional de Perícia, desde a primeira edição. A sétima foi em Porto Alegre, no auditório do IGP e reuniu cerca de 40 profissionais de quase todos os estados brasileiros.
A ACRIGS conta com a adesão de quase 200 associados.

Texto e fotos – Norberto Peres em 07/04/2015           
 
Secretário Jacini visita departamentos do IGP
ImageA agenda do secretário estadual da Segurança Pública, Wantuir Jacini, na manhã desta quinta-feira (02) foi totalmente dedicada ao Instituto-Geral de Perícias. Antes das oito horas ele foi recebido na entrada do prédio do Departamento de Criminalística (DC), no bairro Navegantes, em Porto Alegre, pelo diretor-geral do IGP, perito criminalístico Cleber Müller. A visita ao DC iniciou com uma reunião no gabinete do diretor Paulo Ricardo Ost Frank. Logo depois, Jacini e comitiva percorreram todos os setores dos três andares do prédio. Em cada um deles, o secretário conversou com os servidores, observou de perto o trabalho, os equipamentos, as instalações, opinando sobre as melhores condições para o andamento das atividades.

Em algumas divisões do DC, o secretário ficou por mais tempo. Foi o caso da Balística Forense, não apenas em função da força-tarefa que segue as atividades, mas em face da tecnologia avançada em determinadas análises. Jacini apreciou in loco o microcomparador balístico, equipamento de ponta para minuciosa observação de projetis e possíveis conexões com as armas apreendidas. Esteve, também, na chamada “linha de tiro”, ambiente adaptado para testes de funcionamento e disparo de armas de fogo.
Image
Por volta das nove e meia, Jacini entrou na viatura, acompanhado do diretor geral do IGP a caminho do Departamento Médico Legal, onde foiImage recepcionado pelo diretor, perito médico-legista Luciano Haas.  No gabinete o secretário coordenou uma reunião com os chefes de cada setor: perícias médico-legais, da clínica onde são realizados os exames do corpo de delito e do necrotério. Antes de descer ao andar térreo, onde ficam as salas de necropsia e a câmara fria, Jacini visitou as instalações do Laboratório de Perícias, sendo acompanhado pela diretora do DPL (Departamento de Pericias Laboratoriais), perita criminalística Bianca Carvalho. Na passagem pelo necrotério Wantuir Jacini conheceu o FLATSCAN, aparelho de última geração para scanner de corpos, identificação de lesões internas e projetis alojados nos cadáveres.

O secretário estadual da Segurança Pública afirmou que voltará a inspecionar as instalações do DC e DML, elogiando a excelência da perícia oficial gaúcha e o esforço da atual administração para se integrar cada vez mais com os outros órgãos da SSP – Brigada Militar, Polícia Civil e SUSEPE.

Texto e fotos – Norberto Peres – IGP em 02/04/3015       
 
Diretor do DPI inspeciona 9ª Coordenadoria Regional de Perícias em Osório
O diretor do Departamento de Perícias do Interior (DPI-IGP/RS) perito criminal Marco Antonio Aurélio Curcio deu sequência ao trabalho de inspeção das coordenadorias regionais de perícias por todo o Rio Grande do Sul. No dia 25 de março ele esteve na cidade de Osório, distante 96 Km de Porto Alegre, município que sedia a 9ª CRP. A visita contemplou os Postos Médico Legal (PML), de Identificação (PI) e o Posto de Criminalística (PC).Image
No PML o diretor Curcio foi recebido pelo chefe regional dos PML’s perito médico legista Luis Fernando Chaves Carvalho,  a perita médica-legista Fernanda Duarte, os técnicos em perícias João Cezar Rocha de Oliveira, Rochele Garcia Galimberti, Márcia Almeida Sá e Márcia Neto da Silveira e o estagiário Luiz Felipe. Foram apresentadas as demandas mais urgentes, ou seja, a restauração da câmara fria do necrotério, já agendada a substituição do compressor e a solução para que o espaço físico seja ampliado. Convênio com a Prefeitura Municipal deverá viabilizar a utilização do prédio localizado defronte o PML, sendo este reformado ou, dependendo da verba disponibilizada, a demolição e erguimento de um novo prédio, dentro das especificações necessárias.

No Posto de Identificação o chefe regional dos papiloscopistas, Oscar Henrique Vargas Decken, recebeu o diretor junto com o colega Alexandre Tressoldi dos Santos, os escriturários Vania Alair dos Santos Velho, Silvio Luis Oleiro Garcia e a estagiária Jordana Gomes. Questões administrativas, tais como escalas de serviço e metas de produtividade foram debatidas no encontro com o diretor Marco Antonio Curcio.
Escalas de serviço e ajustes para atendimento às demandas foram temas também tratados no Posto de Criminalística de Osório. O coordenador regional Gilberto Moreira, os peritos criminais Kelly Silva dos Santos e Fernando Winck Gava, os técnicos em perícias Ana Carla da Costa Santos, Denis Paulo Araújo de Casser e Jaber Yusef Sleiman; e os escriturários Silvio Luis Oleiro Garcia e Flávio Porto, que integram a equipe do PC estiveram reunidos com a direção do DPI.
Além da inspeção nos três postos do IGP, o diretor Curcio ainda cumpriu agendas com o diretor da Faculdade Cenencista de Osório (FACOS), Júlio César Lindemann, onde tratou de convênios e com o Prefeito Municipal Eduardo Cardoso Abrahão. Na Prefeitura a boa notícia é que o executivo municipal se mostra disposto a reformar o prédio do PML, de tal forma que possa funcionar no local a 9ª CRP. Além disso, o prefeito sinalizou de maneira positiva ao custeio do aluguel do prédio que abriga o Posto de Identificação de Osório, até então sob responsabilidade do Conselho Comunitário Pró – Segurança Pública (CONSEPRO).
Image
Texto – Norberto Peres – IGP em 1º/04/2015
Fotos – DPI – IGP/RS       
 
IGP e Polícia Federal ajustam acordo operacional e convênios
ImageNa tarde desta terça-feira (31) o diretor geral do IGP, perito criminalístico Cleber Ricardo Teixeira Müller, acompanhado de alguns diretores e departamentos e assessores recebeu, no gabinete, representantes da Polícia Federal (PF). Cinco agentes da PF, liderados pelo delegado regional executivo, Daniel Justo Madruga, participaram do encontro que estabeleceu as bases de um convênio operacional entre as duas instituições, na área de Identificação Civil.

Durante a reunião ocorreu a solicitação da PF para acesso à base de dados civil do IGP, através da utilização do Sistema AFIS e as alternativas para a viabilização técnico-operacional. Intercâmbio de informações e serviços foram as propostas encaminhadas durante o encontro.

Com a presença de três papiloscopistas da Polícia Federal, Ernani Paviani, Leonardo Silva e Alexsandro Vasconcellos foi agendada reunião de trabalho com representantes do Departamento de Identificação (DI) e Supervisão Técnica (ST), com a presença do papiloscopista Guilherme Ferreira Lopes, diretor do DI e do supervisor técnico, perito criminal Eduardo Lima Silva. Por parte do IGP, na reunião de hoje, esteve também o perito criminal Ânderson Morales, assessor do gabinete da direção geral para assuntos de Inteligência. Também participaram da reunião no IGP , o delegado regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Farnei Franco Siqueira e o chefe da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio, Cleberson Alminhana.

Texto e fotos – Norberto Peres - IGP em 31/03/2015          
 
CARAVANA DA TRANSPARÊNCIA: É O GOVERNO DO ESTADO EM LINHA DIRETA COM O POVO DO RIO GRANDE
Este é um canal de comunicação entre o Governo do Estado e a sociedade para expor a real situação financeira do RS. Frente a frente com os cidadãos, o governo vai apresentar o orçamento, receitas e despesas, e explicar a necessidade urgente de ajustes nas contas.

Acompanhe os passos da Caravana:
Image
 
<< Início < Anterior | 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 | Seguinte > Final >>

Resultados 105 - 112 de 1614

© 2015

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664