13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale ConoscoTransparência
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

SEMANA DE ANIVERSÁRIO DO IGP/RS – ANO 19 - EQUIPE DE GESTÃO
No Especial IGP/RS ANO 19 apresentamos a equipe de gestão 2015/2018, comandada pelo perito Cleber Müller. Diretores e diretora dos departamentos e assessoria direta da Direção-Geral. Secretário Wantuir Jacini, em viagem ao Uruguai, gravou mensagem alusiva ao aniversário de nossa Instituição. Acesse nossa página no YouTube e confira:

https://youtu.be/Wh-ToxhVH3I

A propósito da Semana de Aniversário do IGP começam a chegar as mensagens dos colegas do interior do Estado. Vejam o pessoal de Bagé:
Image
Da esquerda para a direita: técnico em pericias JOCEMAR; GLECY (servidora administrativa do PI); PAULO SALIM; papiloscopista SAYONARARENATO SILVA, servidor administrativo PML.

Estamos aguardando o envio de todos os colegas da Família IGP, espalhados pelo Rio Grande do Sul.

Produção e realização – Norberto Peres – Ascom – DG – IGP/RS em 19/07/2016     
 
ESPECIAL IGP/RS ANO 19 INSTITUCIONAL
Hoje em nossa página do You Tube apresentamos as homenagens das instituições co-irmãs do IGP/RS, na área da Segurança Pública do RS. Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários e a própria direção da SSP/RS saúdam a Perícia Oficial Gaúcha pela passagem do 19º aniversário. Acesse:

https://youtu.be/yiLRiiBoUD0

Produção e realização: Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 18/07/2016           
 
IGP/RS ESTÁ DE ANIVERSÁRIO NESTE DOMINGO – 19 ANOS
A existência do Instituto-Geral de Perícias (IGP) como órgão autônomo de segurança pública do Estado do Rio Grande do Sul foi prevista na Constituição Estadual, promulgada em 1989, pelo artigo 124, então como o nome de Coordenadoria-Geral de Perícias. Em 1997, no dia 17 de julho, com a Emenda Constitucional 19, o IGP assumiu a atual nomenclatura, sendo então, considerada essa data a de aniversário deste órgão de segurança.

Mas a Perícia Oficial do RS não pode parar. Domingo de plantão para servidores do IGP/RS em todo o Estado. E são eles que merecem os parabéns. Acesse nossa página no You Tube: https://youtu.be/oIRytPs2GF4

Você que é servidor do IGP/RS está de plantão neste domingo e faz parte de equipes dos Postos Médico-Legais (PML) ou Postos de Criminalística (PC) no RS, seja onde for, mande o seu recado em vídeo ou foto para registro em nosso site. O e-mail é Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ou Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email Se quiser manda por whatsapp (051) 85849775. Esperamos a participação de todos os colegas.

Texto, produção e edição: Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 17/07/2016      
 
IGP/RS REALIZA CICLO DE PALESTRAS AOS NOVOS INTEGRANTES DO MP/RS
Image
Na tarde desta quinta-feira (14), no auditório do Departamento de Comando e Controle (DCCI) da SSP, em Porto Alegre, o Instituto-Geral de Perícias promoveu um ciclo de palestras destinado aos 15 novos promotores (as) de Justiça do RS. A solenidade de abertura contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini. Ao lado do diretor-geral do IGP, perito criminalístico Cleber Ricardo Teixeira Müller, Jacini saudou o Ministério Público gaúcho, ressaltando a importância da parceria entre as duas instituições. Pelo MP/RS, participaram da solenidade de abertura do evento o subprocurador-Geral de Justiça para assuntos institucionais, Fabiano Dallazen e o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF-MP), Luciano de Faria Brasil.

As palestras se desenvolveram nesta ordem:

- perita médico-legista Márcia Vaz, chefe da Divisão de Perícias e Serviços Especiais, sobre o Departamento Médico-Legal (DML-IGP);

- perito criminal Marco Antonio Aurélio Curcio, diretor do Departamento de Perícias do Interior (DPI-IGP) com o tema: A interiorização dos exames periciais, estrutura atual e projeções futuras, contando com a participação da chefe de gabinete do DPI, papiloscopista Paula Velho Leonardo;

- perito criminal Lucas Toniolo da Silva, abordando a Supervisão Técnica, como coordenador do Grupo de Trabalho da Cadeia de Custódia de Vestígios do IGP;

- perita criminal Bianca de Almeida Carvalho, diretora do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL-IGP), sobre as múltiplas atividades do departamento que dirige;

- perito criminal Alex Rozenquanz Schütz, chefe da Divisão de Perícias Externas e diretor-substituto do Departamento de Criminalística (DC-IGP), sobre o setor coordenado por ele;

- E o perito criminal André Luiz Martinelli Santos e Silva, corregedor-geral do IGP, que representou o diretor-geral no encerramento das atividades.
Image
Os 15 novos integrantes do MP/RS são:

AMANDA GIOVANAZ;
ANAHI GRACIA DE BARRETO;
BÁRBARA PINTO E SILVA;
CLÁUDIA LÚCIA BONETTI;
DIOGO GOMES TABORDA;
DIOGO HENDGES;
FERNANDO FREITAS CONSUL;
GUILHERME SANTOS ROSA LOPES;
ISABEL DA COSTA FRANCO SANTOS;
LUCAS OLIVEIRA MACHADO;
MARCÉLI DA SILVA SERAFIM PREIS;
MICHELE TAÍS DUMKE KUFNER;
RAFAEL DE LIMA RICCARDI;
RAPHAEL GUIMARÃES DOS SANTOS
RODRIGO MENDONÇA PINTO DOS SANTOS


Texto e fotos – Norberto Peres – DG-Ascom IGP/RS em 15/07/2016
 
GOVERNADOR DA CARTEIRA DIGITALIZADA VOLTA AO IGP
Germano Rigotto, ex-governador do RS esteve no Departamento de Identificação e recebeu a Carteira Expressa
Image
Dez anos depois da instalação do sistema digitalizado de emissão das carteiras de identidade (2006), o ex-governador do RS, Germano Rigotto, foi recebido na manhã desta quarta-feira (13), na sede do Departamento de Identificação (DI-IGP/RS), no mesmo endereço: Av. Azenha, 255, em Porto Alegre. O diretor do DI, papiloscopista Guilherme Ferreira Lopes é o mesmo daquela época. E foi ele que acompanhou Rigotto no processo de emissão de uma nova carteira de identidade civil. Mas agora, além de todas as vantagens da carteira digitalizada, o ex-governador soube da novidade que está “bombando” em todo o Rio Grande do Sul: a CARTEIRA EXPRESSA.

Nós acompanhamos a visita de Germano Rigotto ao DI. Veja em nossa página no You Tube a reportagem completa: https://youtu.be/BtsxA5bazA8
Image
Texto, produção e fotos – Norberto Peres – DG – IGP/RS em 13/07/2016     
 
"OPERAÇÃO DESMANCHE JÁ É UMA MARCA DO NOSSO GOVERNO", AFIRMA SARTORI
Os integrantes da força-tarefa da Operação Desmanche, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram homenageados nesta quarta-feira (13), durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E). O ato, que contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário Wantuir Jacini, foi marcado pela entrega de placas alusivas ao cumprimento da meta inicial de mil toneladas de sucata automotiva, apreendidas e enviadas para trituração.
Image
Para Sartori, o sucesso da ação está diretamente ligado à integração dos órgãos responsáveis. “A Operação Desmanche já é uma marca do nosso governo. Superar a marca das mil toneladas é consolidar uma ação integrada que está dando certo. É um exemplo de desarticulação do crime organizado, com inteligência, estratégia e eficácia. A proteção dos gaúchos não se restringe ao investimento financeiro. É preciso, também, planejamento, organização, inovação e qualidade técnica. Meus cumprimentos a todos os responsáveis por esse resultado positivo”, afirmou.

Em 17 operações, realizadas nos municípios de Porto Alegre, Viamão, Gravataí, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro e Alvorada, foram apreendidas 1.285 toneladas de sucata automotiva, com 28 desmanches fiscalizados e 27 presos.
Wantuir Jacini destacou a importância do processo de criação da Operação. "A homenagem a todos que trabalharam para que a Operação Desmanche se tornasse uma ação bem sucedida não poderia ocorrer em local mais adequado, pois foi no GGI-E que esta iniciativa nasceu".

Lei dos Desmanches
A Lei Federal 12.977 (Lei dos Desmanches) entrou em vigor em 20 de agosto de 2015, com o objetivo de combater a recepção de veículos roubados. Desde esta data, somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no Detran/RS. Essas empresas devem seguir uma série de requisitos e incluir cada uma das peças à venda no sistema informatizado, vinculando-as à nota fiscal e à placa do veículo de origem. O Rio Grande do Sul possui hoje 212 empresas de desmanches registradas.

Força-tarefa
A força-tarefa foi designada pelo governador José Ivo Sartori para atuar na fiscalização dos estabelecimentos ilegais. Cada um dos órgãos envolvidos tem uma função específica nas operações. A Secretaria da Segurança Pública coordena o trabalho do grupo e também define os alvos, através do Setor de Inteligência.
O Instituto-Geral de Perícias tem a função de identificar peças roubadas e atua na parte criminal das operações, juntamente com a Polícia Civil, que também efetua as prisões. O Detran/RS autua administrativamente as empresas e coordena todo o trabalho de apreensão da sucata e sua destinação para reciclagem. A Brigada Militar, por fim, faz a segurança de toda a operação com agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOE).

Consulta a peças
O consumidor também pode ajudar a desestimular o comércio ilegal de peças usadas, comprando somente em empresas credenciadas ao Detran/RS. Essas empresas têm na fachada o logotipo da autarquia, e cada peça é vendida com código de barras e nota fiscal eletrônica.
Também é possível consultar, no site www.detran.rs.gov.br/consulta-pecas a relação de empresas credenciadas ao Estado. Nos chamados Centros de Desmanches de Veículos (CDVs), além da garantia de origem lícita, as peças passaram pelo aval de um responsável técnico, que atesta suas condições de segurança. No link também é possível fazer uma busca por peças e por município.

Confira a cobertura da solenidade das 1.000 toneladas Operação Desmanches, em vídeo, acessando o link https://youtu.be/a-VTPoZdYx4 , página do IGP/RS no You Tube.
Image
Texto: Claiton Silva e Laura Xavier/SSP em 13/07/2016
Fotos: Norberto Peres – DG - Ascom IGP/RS       
 
<< Início < Anterior | 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 | Seguinte > Final >>

Resultados 105 - 112 de 1929

© 2017

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664