13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

QUESTÕES OPERACIONAIS E FUNCIONAIS DO DML EM DEBATE NO GABINETE DA SSP
Image
Peritos médico-legistas no Gabinete da Secretaria Estadual da Segurança Pública em mais um encontro para tratar de questões fundamentais dentro da Medicina Legal. Carências de efetivo, prestação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), aposentadoria de funcionários do Quadro, realização de Concurso Público, necessidade de gestão para o atendimento das demandas em todo o RS, bem como outros ítens das próprias atividades funcionais dos servidores estão na pauta da SSP, tendo em vista a sensibilidade do secretário Wantuir Jacini no tocante à qualificação técnica na área da Segurança Pública. Nessa quarta-feira (06), mais uma reunião para afinar a estratégia do Instituto-Geral de Perícias (IGP) frente aos desafios administrativos cada vez maiores. Jacini, o secretário-adjunto Alciomar Goersch e a assessoria jurídica sentaram à Mesa com o diretor-geral do IGP, Cleber Müller, os diretores dos departamentos Médico-Legal (DML), Luciano Haas e de Perícias do Interior (DPI), Marco Antonio Curcio, o representante da AGAPEL – Associação Gaúcha dos Peritos Médico-Legistas, Thiago Duarte e alguns dos profissionais de mais experiência em Medicina Legal no RS.

ImageNos próximos 15 dias, projetos de grande importância serão votados na Assembleia Legislativa e interessam diretamente à Perícia Oficial Gaúcha. São projetos elaborados pelo IGP que passaram pela SSP e Governo do Estado até chegarem às Assembleia Legislativa para apreciação e votação dos parlamentares. Tudo será monitorado pelo IGP e pela SSP. Inclusive, outras questões relevantes no âmbito da Perícia Oficial estarão sendo encaminhadas, razão pela qual o diretor Cleber Müller estendeu ainda mais a audiência com o secretário Jacini, a fim de estabelecer os procedimentos a serem adotados, em sintonia com a SSP, sob a responsabilidade do secretário-adjunto Alciomar Goersch, nas próximas duas semanas, período de férias de Wantuir Jacini.
 
Texto e fotos – Norberto Peres – DG/IGP/RS em 07/01/2016           
 
GABINETE DA DIREÇÃO-GERAL DO IGP RECEBE PRIMEIRAS AUDIÊNCIAS EM 2016
Image
A terça-feira, dia 05 de janeiro, marcou as primeiras audiências de 2016 no gabinete da direção-geral do IGP/RS. Pela manhã, o diretor-geral perito criminalístico CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER, acompanhado do diretor-geral substituto e supervisor técnico, perito criminal EDUARDO LIMA SILVA, receberam a visita do novo presidente da ACRIGS – Sindicato dos Peritos Oficiais da Área Criminal do Rio Grande do Sul, perito criminal RAFAEL NOAL MORO. Eleito no dia 14 dezembro de 2015, para o biênio 2016/17, Rafael Moro trocou ideias e afinou com a direção do IGP estratégias de gestão para a entidade sindical, tendo em vista a experiência dos atuais gestores do IGP/RS, na própria ACRIGS, até dezembro de 2014. Eduardo Lima Silva foi o presidente e Cleber Müller, o vice-presidente da entidade.

ImageNo período da tarde, Cleber Müller recebeu o ex-diretor-geral do IGP perito médico-legista aposentado JOÃO LUIZ CORSO. Em duas oportunidades, Corso ocupou o cargo; entre os anos de 2000 e 2002 e, em 2011.

Texto e fotos – Norberto Peres – DG-Ascom IGP/RS em 06/01/2016     
 
NOTA OFICIAL DO INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS

EM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO DO ACIDENTE COM VÍTIMAS, OCORRIDO NA RS 040, LOCALIDADE DE CAPÃO DA PORTEIRA (À 70 KM DE PORTO ALEGRE), POR VOLTA DAS 22 HORAS E 30 MINUTOS DA SEGUNDA-FEIRA, DIA 04 DE JANEIRO, A DIREÇÃO-GERAL DO IGP ESCLARECE QUE A SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO AO ÓRGÃO SÓ FOI EFETUADA, PRECISAMENTE, A UMA HORA E UM MINUTO DA MADRUGADA DESTA TERÇA-FEIRA.

A EQUIPE DE PLANTÃO ESTAVA A POSTOS E CHEGOU AO LOCAL DO ACIDENTE ÀS DUAS HORAS E 25 MINUTOS. PORTANTO MENOS DE UMA HORA E MEIA APÓS O ALERTA PARA O DESLOCAMENTO DA SEDE DO DEPARTAMENTO DE CRIMINALÍSTICA NO BAIRRO NAVEGANTES ATÉ CAPÃO DA PORTEIRA.

O IGP SÓ EFETUA ATENDIMENTOS QUANDO SOLICITADO PELA AUTORIDADE POLICIAL. ASSIM, DESCONHECEMOS AS RAZÕES PARA QUE ESSA SOLICITAÇÃO SÓ TENHA OCORRIDO DUAS HORAS E MEIA APÓS O ACIDENTE, NÃO FAZENDO PARTE DAS ATRIBUIÇÕES DO ÓRGÃO ESSA DECISÃO.

JÁ O PEDIDO DE REMOÇÃO DOS CORPOS AO DML SE DEU À UMA HORA E VINTE MINUTOS DA MADRUGADA E A VIATURA QUE REALIZA ESSA ATIVIDADE ESTAVA NAQUELE MOMENTO NO ATENDIMENTO DE UM ENCONTRO DE CADÁVER NO LAMI (ZONA SUL DE PORTO ALEGRE), INDO DIRETO PARA CAPÃO DA PORTEIRA, TENDO CHEGADO ÀS TRÊS HORAS E VINTE MINUTOS.
DETALHE IMPORTANTE:  A EQUIPE DA PERÍCIA PRECISA DA PRESERVAÇÃO DO LOCAL E SÓ LIBERA PARA REMOÇÃO APÓS O ATENDIMENTO AOS FERIDOS (O QUE DEPENDE DA PRESENÇA DO SAMU). OS FERIDOS, EVIDENTEMENTE, SÃO PRIORIDADE. OS CORPOS DERAM ENTRADA NO NECROTÉRIO DO DML ÀS 5 HORAS.

O INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS SE COLOCA À DISPOSIÇÃO PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE AS OPERAÇÕES QUE REALIZA.    

 
Governador anuncia pagamento integral do funcionalismo e decreta ponto facultativo dia 31
Image
O governador José Ivo Sartori anunciou que os salários de dezembro dos servidores do Executivo serão pagos integralmente até o final do dia. A afirmação foi feita durante entrevista coletiva de encerramento de 2015, no jardim do Palácio Piratini, na manhã desta quarta-feira (30). E em agradecimento ao esforço do funcionalismo, Sartori decretou ponto facultativo na quinta-feira (31).

"Queria fazer um agradecimento a todos os servidores públicos do Estado do Rio Grande do Sul pela forma como nos ajudaram a construir este final de ano. Este foi um ano muito difícil. Foram muitos desafios, mas não se faz poder público sem servidores", afirmou o governador.

Sartori agradeceu ao Legislativo pelos projetos aprovados em 2015, destacando a previdência complementar e a Lei de Responsabilidade Fiscal estadual. "São importantes instrumentos que farão história na vida administrativa do Rio Grande do Sul. Plantamos pequenas sementes, demos pequenos passos que vão permitir um futuro diferente", avaliou.

Para 2016, o governador disse: "o desafio do governo é outra caminhada. Agora é o caminho da execução".

Ao desejar Feliz Ano Novo a todos, Sartori agradeceu o trabalho da sua equipe de governo, aos veículos de imprensa que contribuíram na conscientização sobre a realidade financeira do Rio Grande do Sul e à sociedade.

Texto: Mirella Poyastro Foto: Karine Viana (Palácio Piratini)
Edição: Denise Camargo/Secom  

 
IGP DETALHA À IMPRENSA ATUAÇÃO NO CASO ODILAINE E OS LAUDOS JÁ CONCLUÍDOS
Image
A direção-geral do IGP/RS, no exercício do perito criminal EDUARDO LIMA SILVA reuniu a Imprensa, na manhã desta quinta-feira (24), no auditório do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI – SSP). O objetivo da entrevista coletiva foi a apresentação do trabalho realizado por peritos de diversos setores dos departamentos de Criminalística (DC) e de Perícias Laboratoriais (DPL) no Caso Odilaine Uglione, e a apresentação das conclusões dos respectivos laudos já finalizados. A partir deles foi possível afirmar que a carta, encontrada junto ao cadáver de Odilaine foi escrita por ela mesma, tendo em vista a minuciosa análise comparativa do material gráfico à disposição da Justiça. Ressalta-se que a confirmação da autoria excluiria a necessidade de qualquer outro exame. No entanto, foi também realizada a comparação da carta com os escritos de uma suspeita a pedido do Delegado de Polícia, quando constatou-se divergências dos escritos e habilidade insuficiente da suspeita para produzir a referida carta. Porém, as demais peças periciais não permitem que a hipótese de suicídio, ainda a mais provável, seja determinada com cem por cento de possibilidade.
De acordo com o diretor do DC, perito criminal PAULO RICARDO OST FRANK, ainda resta a conclusão do Inquérito com a expectativa para a reconstituição dos fatos, realizada na semana passada, na cidade de Três Passos.

ImageUma hora antes de receber os jornalistas, Eduardo Lima Silva esteve reunido com todos os peritos que ainda trabalham e os que trabalharam no caso. No gabinete ele estabeleceu um roteiro para as apresentações e afinou com a equipe o cronograma de atividades que seriam desenvolvidas. Pela ordem foram apresentados os peritos LUCIANO BEUX, que abordou as análises no matéria gráfico, MAIQUEL LUIS SANTOS, que trabalhou, baseado nas medidas e cálculos a partir da trajetória do projétil, para a elaboração de uma réplica do crânio de Odilaine Uglione, obtida através da utilização de uma impressora 3D com o apoio da Universidade de São Paulo (USP), sendo esse o primeiro caso em que se utilizou essa técnica na Perícia Oficial Brasileira.  A seguir foi a vez de ALEX SCHÜTZ expor os exames de Balística realizados.
Logo depois a perita químico-forense, JULIANA PIVA DE ALMEIDA, diretora em exercício do DPL explicou a parte relativa ao laboratório de DNA, seguida por MARCOS CARPES, do próprio DPL e os exames complementares.

No final, os peritos sanaram dúvidas dos jornalistas, atendendo a Imprensa de forma individual.
Image
Texto e fotos – Norberto Peres – DG-Ascom IGP/RS em 24/12/2015     
 
Boas Festas!

Image      

 

 
<< Início < Anterior | 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 | Seguinte > Final >>

Resultados 105 - 112 de 1790

© 2016

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664