13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

Secretário Jacini determina reforço no policiamento da zona sul da Capital
Image
Durante entrevista coletiva, nessa quarta-feira (02), o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, afirmou que a zona Sul de Porto Alegre terá policiamento reforçado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOE).
A estratégia faz parte do planejamento das forças de segurança, iniciada nessa madrugada, após a queima de cinco ônibus e um táxi lotação naquela região da cidade. De acordo com o secretário, os incêndios nos veículos de transporte coletivo foram represália, de uma facção que atua no tráfico de drogas, à morte de um integrante da quadrilha durante troca de tiros com a Brigada Militar.

Jacini frisou que não há relação entre os ataques aos coletivos de  Porto Alegre,  e uma rebelião cocorrida na terça-feira (01), na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas."Não há ligação entre os três fatos. Eu me refiro à rebelião que ocorreu ontem no presídio de Charqueadas (Penitenciária Estadual do Jacuí- PEJ), à queima de coletivos pela reação da morte de um possível chefe do tráfico daquela região e um protesto de populares devido a uma reintegração de posse que deve ocorrer amanhã", afirmou o secretário.
Por isso, Jacini descartou o uso da Força Nacional. "A Força Nacional foi criada e treinada para agir em fatos específicos, pontuais e em perímetros determinados. Ao ter a certeza que os fatos ocorridos não estão relacionados, posso dizer que não há necessidade de trazer a Força Nacional".

Jacini afirmou que a Polícia Civil está fazendo diligências na região. O secretário disse, ainda, que está em curso um conjunto de ações para garantir segurança aos trabalhadores e passageiros do transporte coletivo.
ImageO diretor-geral do IGP, perito criminalístico Cleber Ricardo Teixeira Müller esteve ao lado do secretário Jacini e dos demais gestores dos órgãos vinculados à SSP, Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe, no gabinete do governador José Ivo Sartori, antes do meio dia. À tarde houve mais uma reunião, no gabinete da SSP, convocado pelo secretário Wantuir Jacini. A perícia oficial gaúcha participa ativamente na análise pericial nos locais e nos veículos incendiados, bem como na identificação de indivíduos suspeitos de terem praticado os delitos, a partir da investigação policial.

Texto: Cristiane Viegas (Ascom SSP) Mirella Poyastro (Secom) e Norberto Peres IGP/RS em 03/12/2015
Fotos: Juarez Pereira – PM5, Luiz Chaves – P.Piratini e Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS     
 
IGP recebe o treinamento do PROA pela PROCERGS
Ação do Governo do RS informatiza os processos administrativos, ampliando agilidade e transparência
Image
Nessa segunda-feira (30) teve início o treinamento de 55 órgãos do Estado no uso do sistema PROA – Processo Eletrônico do Estado, solução que está informatizando os processos administrativos do Governo. Outros 20 órgãos fizeram parte do Projeto Piloto e já foram treinados. No último dia de novembro o Instituto-Geral de Perícias (IGP) recebeu as orientações básicas dos representantes da Companhia de Processamento de Dados do RS - PROCERGS, FAUSTO WEBER NOWAKZYK, analista de negócios e FERNANDA PETRARCA RODRIGUES MACHADO, chefe do Setor de Produtos Especiais, no auditório da Instituição. A partir do dia 4 de janeiro de 2016 todos os novos processos deverão ser abertos através desta ferramenta.
O treinamento se dá na modalidade EAD (Ensino a Distância) e as turmas começaram a ser montadas, em todos os órgãos, desde a última quarta-feira dia 25/11.
ImageAção de Gestão comandada pela Secretaria Geral de Governo (SGG) e pela Secretaria da Modernização Administrativa e de Recursos Humanos (SMARH), com o apoio da PROCERGS, o PROA permitirá significativos avanços na agilidade e na transparência das ações de Governo.
Segundo dados do Sistema de Protocolo Integrado (SPI), atualmente tramitam no Estado mais de 3,5 milhões de processos "ativos". Outros 13,2 milhões se encontram "arquivados". São abertos, em média, 90 mil novos processos por mês, gerando aproximadamente 480 mil andamentos mensais.
Além da agilidade, outro importante ganho decorrente da implantação diz respeito à sustentabilidade desta solução, que permitirá a economia de milhões de folhas de papel a cada ano.
 
O diretor-geral do IGP, perito criminalístico CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER esteve presente durante toda a apresentação e considera "de grande importância iniciativas governamentais como essa, indo ao encontro do que o IGP tem desenvolvido, por exemplo, na implantação do laudo digital em todo o RS". Para ele "a informatização dos processos administrativos resulta na otimização do Serviço Público e traz benefícios aos próprios servidores que se empenharem na aquisição de conhecimentos técnicos, o que é incentivado sobremaneira pela atual gestão da Segurança Pública no Estado" - finalizou.

Texto – DG – Ascom IGP/RS em 1º/12/2015
Fotos – Juliana Silveira Ascom IGP/RS         
 
IGP reforma instalações da Corregedoria-Geral
ImageNesta última semana de novembro foram concluídas as alterações no espaço físico da Corregedoria-Geral do IGP/RS. As mudanças foram projetadas pela arquiteta Cintia Lima Schaan, lotada na Supervisão Técnica. O novo layout tem como objetivo adequar a disposição das estações de trabalho à necessidade dos corregedores nas funções que desempenham.

A sala de oitivas teve o espaço reduzido, priorizando as áreas externas, destinadas à espera dos visitantes. Basicamente, na sala principal, ocorreu o posicionamento das mesas em "L", a fim de proporcionar um arranjo agrupado, em "ilha", com a torre de descida de fiações e cabos de forma central nessa disposição. Com a reformulação, armários e prateleiras excedentes foram descartados. O resultado, segundo a arquiteta  “foi um ambiente mais amplo visualmente, de funcionalidade clara, bem organizada e bem mais agradável de estar e produzir”.

O corregedor-geral do IGP é o perito criminal André Luiz Martinelli Santos e Silva.

Texto e fotos – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 1º/12/2015
 
IGP/RS recebe doação de equipamentos apreendidos pela Receita Federal de Santo Ângelo
Image
Nesta tarde de quinta-feira (26), deu entrada no Almoxarifado do Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS), em Porto Alegre, um lote de mercadorias apreendidas pela Receita Federal em Santo Ângelo, região noroeste do RS. São equipamentos eletrônicos (telefones celulares, GPS, Tablets, Roteadores de Wireless, cartões de memória e insumos para sistemas de Informática, além de rolos de CD e DVD virgens, que deram entrada no País de forma ilegal. De acordo com a documentação liberada pelo órgão federal o valor total estimado da doação gira em torno de R$ 8 mil.
 
ImageEm Santo Ângelo, o material foi recebido pelo perito criminal João Henrique Suliman, coordenador da 6ª CRP – Coordenadoria Regional de Perícias e trazido a Porto Alegre pelo fotógrafo criminalístico Geovane Feistel. A remessa foi feita diretamente ao gabinete da Direção Geral do IGP e recebido pelo diretor-geral em exercício, perito criminal Eduardo Lima Silva.

Texto e fotos – Norberto Peres – DG – IGP/RS em 26/11/2015      
 
NO CANTEIRO DE OBRAS DA NOVA SEDE DA PERÍCIA OFICIAL GAÚCHA
ImageNesta quarta-feira (25), à tarde, o diretor-geral do IGP/RS, perito criminalístico Cleber Ricardo Teixeira Müller, acompanhado do diretor administrativo, perito criminal Sérgio Luiz de Oliveira Lopes, estiveram acompanhando o andamento das obras da nova sede da Perícia Oficial do RS. Os dois diretores foram informados dos próximos passos e o que vai acontecer nos próximos dias. Tudo observado diariamente pelo perito criminal e arquiteto Jackson Garrafiel Dombrowski, que atua na Supervisão Técnica do IGP e fiscaliza o andamento da obra, no aspecto operacional.
O diretor administrativo Sérgio Lopes, por sua vez , na obra da nova sede do IGP, tem apenas uma de suas atribuições. De acordo com o diretor-geral Cleber Müller, Lopes desempenha um papel fundamental na fiscalização do contrato, bem como a coordenação e supervisão nas áreas de finanças, materiais e pessoal.

OS PRIMEIROS SINAIS DE UM GRANDE EMPREENDIMENTO

Image
Pouco mais de 10 por cento das estacas que vão servir de base para os alicerces do CENTRO REGIONAL DE EXCELÊNCIA EM PERÍCIAS CRIMINAIS já foram instaladas, de acordo com o mapa pré-estabelecido pelos engenheiros da Construtora. Por enquanto, o bate-estacas é a única presença de destaque no terreno já cercado, delimitado e sinalizado pela empresa. Serão 388 estacas de concreto. O prédio de sete andares mais cobertura e 11.734,44 m2 de área construída, 150 vagas de estacionamento, dentro de um ano e meio será uma realidade sonhada pelo Instituto-Geral de Perícias ao longo dos 18 anos de sua história. Realidade que será erguida entre a Estação Rodoviária de Porto Alegre e o prédio da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP).

Texto e fotos – Norberto Peres – DG-Ascom IGP/RS em 25/11/2015    
 
SALA LILÁS DO IGP É DESTAQUE NA TV
Image
Antes das 7 horas da manhã desta quarta-feira (25) o diretor do Departamento Médico-Legal do IGP, perito médico-legista Luciano Haas, participou ao vivo do Telejornal Bom Dia Rio Grande, da RBS TV. A jornalista Natália Fruet, acompanhada do repórter cinematográfico Halex Vieira, esteve na sede do DML, em Porto Alegre, abordando os serviços prestados à comunidade pelo Setor de Atendimento Psicossocial, com ênfase na Sala Lilás, um espaço voltado ao acolhimento às mulheres vítimas de violência. Na oportunidade, o diretor do DML frisou a importância do trabalho que teve início em 1998, com os primeiros atendimentos na área psicossocial e, posteriormente, em outubro de 2012, a instalação da primeira Sala Lilás, na Capital. O objetivo do Projeto é possibilitar um ambiente acolhedor, reservado e diferenciado, enquanto a vítima aguarda atendimento para exame de corpo de delito. O Setor de Atendimento Psicossocial do DML é coordenado pelo perito médico-legista Carlos Adyl Velloso Quaglia.
ImageHoje, além de Porto Alegre, mais oito cidades gaúchas contam com o ambiente e o atendimento diferenciado do Projeto Sala Lilás: Bagé, Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Rio Grande, Santana do Livramento e Vacaria.

Texto e fotos – Norberto Peres – DG-Ascom IGP/RS em 25/11/2015      
 
<< Início < Anterior | 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 | Seguinte > Final >>

Resultados 105 - 112 de 1772

© 2016

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664