13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale ConoscoTransparência
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

GOVERNO DO ESTADO DISPONIBILIZA NOVA SEDE DO IGP/RS EM SANTA MARIA
Casa em ótima localização foi transferida do DAER para o IGP por determinação do governador JOSÉ IVO SARTORI
Image
A noite de 12 de abril de 2018 marca o início de um novo tempo para o Instituto-Geral de Perícias – IGP/RS em relação à comunidade de Santa Maria, município-pólo na região central do RS. O impasse que forçou a instalação improvisada do Posto de Identificação (PI) junto ao Posto Médico-Legal (PML), e todas as conseqüências negativas que isso acarretou, tais como, espaço físico reduzido, necessidade de horários escalonados para o funcionamento de uma e outra unidade, tudo se resolveu com a iniciativa do secretário de Estado da Segurança Pública, Cezar Schirmer. Acompanhando o governador nos vôos entre Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Santa Maria e nos respectivos compromissos de agenda, Schirmer convenceu Sartori a liberar uma casa desocupada do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para ser a nova sede da Perícia Oficial Gaúcha naquele município.
Image
Espaço para instalar estrutura adequada ao Posto de Identificação. Além disso, o imóvel oferece a possibilidade de abrigar, também, o Posto de Criminalística (PC). De acordo com a diretora do Departamento de Perícias do Interior, perita criminal MARÍLIA DA COSTA RIBAS, “a intenção do IGP é agilizar as adaptações que a casa requer a fim de que possa, no menor espaço de tempo possível servir à comunidade de Santa Maria”.

Veja os detalhes da solenidade dessa noite de quinta-feira (12), acessando a página do IGP/RS no Facebook:
https://www.facebook.com/rsigp/videos/1873438312946544/

Produção e realização – Norberto Peres – Ascom DG IGP/RS em 13/04/2018
Fotos – Ascom IGP/RS       
 
LABORATÓRIO DO IGP/RS E A ANÁLISE DA PÍLULA DO CÂNCER
Investimento de R$ 2,5 milhões pelo Governo do Estado em equipamentos viabilizou a realização dos exames
Image
O laudo do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL), do Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS), foi decisivo para esclarecer a presença ou não de substâncias, na polêmica em torno da chamada “Pílula do Câncer”. A análise foi possível através da utilização do CROMATÓGRAFO LÍQUIDO (foto) com detecção por Espectrometria de Massa (LC/MS/MS), equipamento de ponta que permite detectar substâncias em quantidades mínimas, de importância toxicológica, tais como, medicamentos, drogas de abuso e venenos em diversos materiais biológicos humanos (sangue, urina e até fios de cabelo).

Como atuou o Laboratório do IGP/RS

Nesta solicitação de análise foram encaminhados frascos de dois lotes de “FOSFOETANOLAMINA”, da empresa Quality Medical Line, lotes 1010 e 1701053, para verificação da efetiva presença do composto. Os resultados das análises realizadas pelos peritos do DPL/IGP foram:

- nas cápsulas do lote 1010 foi encontrado Fosfoetanolamina, Fosfobisetanolamina e Monoetanolamina;

- nas cápsulas do lote 1701053 encaminhadas para análise foi detectada apenas a presença de Monoetanolamina (substância utilizada como precursora da Fosfoetanolamina);

- os resultados das análises do lote 1701053, realizadas nos Estados Unidos pela empresa Avomeen Analytical Services divergem dos resultados do IGP/RS, pois evidenciaram apenas a presença dos contra-íons cálcio, magnésio e zinco. Os resultados apresentados por esta empresa não indicaram a presença de Fosfoetanolamina, diferentemente dos resultados obtidos com o uso do equipamento LC/MS, pelos peritos do IGP/RS, que identificaram apenas a presença de Monoetanolamina. Não havia Fosfoetanolamina no interior das cápsulas.
Image
Hoje, o laboratório do IGP/RS dispõe de equipamentos de alta complexidade tecnológica para qualificar a prova técnica oferecida pela Perícia Oficial gaúcha.

Fonte – Departamento de Perícias Laboratoriais IGP/RS
Edição – Norberto Peres – Ascom – DG – IGP/RS em 10/04/2018               
 
SETE DE ABRIL DIA DO MÉDICO LEGISTA
Image
 
IGP/RS MARCA PRESENÇA EM SANTA CRUZ DO SUL
Reunião do GGIM define parceria para implantação de Posto Avançado de Criminalística naquela cidade
Image
Nesta terça-feira (03), o Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS) esteve presente na reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Santa Cruz do Sul. Na sede da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, localizada no prédio do Ginásio Poliesportivo, a diretora do Departamento de Perícias do Interior (DPI), perita criminal MARÍLIA DA COSTA RIBAS, assessorada pelo perito ANDREI PORTINHO, expôs as questões operacionais que dificultam a atuação da entidade na região. Além disso, detalhou o planejamento da Instituição com vistas ao Posto Avançado de Criminalística, a ser instalado em Santa Cruz.
Image
O coordenador do GGIM e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, HENRIQUE HERMANY, ressaltou que a Prefeitura de Santa Cruz do Sul é parceira do IGP/RS em todos os aspectos que resultem na prestação de um serviço público cada vez melhor à comunidade. Para isso, destacou Hermany, foi aprovada pelo prefeito TELMO KIST a cedência do espaço físico no 5º andar do Centro Integrado de Segurança e Cidadania, cuja obra teve a participação do IGP/RS no projeto arquitetônico, a ser concluído no prazo de 90 a 120 dias.

Confira a cobertura do encontro desta manhã em Santa Cruz, acessando:
https://www.facebook.com/rsigp/videos/1869455393344836/
Image
Produção e realização – Norberto Peres – Ascom DG IGP/RS em 03/04/2018             
 
PÁSCOA 2018
Image
 
PERITAS DO CEARÁ VISITAM IGP/RS
Laboratórios de Toxicologia e Química Forense foram observados pelas colegas do Nordeste
Image
Tecnologia avançada, equipamentos de última geração e alto nível de especialização do quadro de servidores. É a realidade do Departamento de Perícias Laboratoriais do IGP/RS que o torna referência em nível nacional. Desta forma, peritos de várias regiões do Brasil buscam ampliar conhecimentos e a atualização técnica. É o caso das peritas Danielle de Paula Magalhães e Manuela Chaves Loureiro, da Perícia Forense do estado do Ceará (PEFOCE). Nessa segunda (26), terça (27) e quarta-feira (28) elas acompanham a rotina do DPL, nas áreas de Toxicologia e Química Forense.
Image
De acordo com a diretora do DPL, perita Bianca de Almeida Carvalho “é interessante conhecer a realidade da perícia em outras regiões, distantes do sul, mas dentro do território brasileiro e poder colaborar para a evolução técnica e profissional daqueles que nos visitam.”

Texto – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 28/03/2018
Foto – DPL – IGP/RS         
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 17 - 24 de 2116

© 2018

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664