13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale ConoscoTransparência
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

IGP Reúne Comissão da Força-Tarefa

ImageA comissão da força-tarefa do Instituto-Geral de Perícias/ Departamento de Criminalística reuniu-se às 14h30m, do dia 29 de maio, para apresentação de relatórios, resultados da balística, comunicar a aquisição do micro-comparador balístico e deliberar sobre a senha para o DC, Balística e Documentoscopia no Themis. Foram encaminhados os assuntos referentes à agilização da senha do Themis junto ao DRI, os pedidos do grupo de Força-Tarefa via-ofício à Secretaria de Segurança Pública e os encaminhamentos das perícias antigas.

Estiveram presentes à reunião como representante do Poder Judiciário, Denise Nenê de Souza, Diretor-Geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins, Perito Criminalístico do IGP, Renato E. L. Viceconti, as Delegadas de Polícia, Patrícia Tolditti Rodrigues e Elisângela de Bastiani, Perito Criminalístico do IGP, Eduardo Aguiar e a Diretora do Departamento de Criminalística do IGP, Eliana Sarres Pessoa. A próxima reunião foi marcada para 26 de junho, às 14h30min.

 
Instituto-Geral de Perícias Investe em Equipamentos

O Secretário da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, homologou, nesta sexta-feira (23/05) a compra de um micro comparador balístico pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), órgão da Secretaria de Segurança Pública (SSP/RS). O aparelho servirá para atender às demandas atuais de exames periciais na Seção de Balística Forense do Departamento de Criminalística, que integra o IGP. Construído com tecnologia alemã, o equipamento custou R$ 358 mil reais e será fundamental para agilizar a atividade pericial e contribuir decisivamente para o combate à criminalidade, segundo o Diretor-Geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins.Image

A Seção de Balística Forense dispõe, atualmente, de dois equipamentos comparadores de nova geração, e outros três que datam de 1948, 1952 e 1976, respectivamente. É freqüente a necessidade de manutenção técnica, além da utilização restrita, principalmente os mais antigos e com falta de melhores recursos de ampliação de imagem e obtenção de fotografias dos campos de estudo dos projetis e estojos. A chegada do novo equipamento vai abreviar o tempo de resolução dos exames comparativos, além de reduzir o número de perícias, que ainda aguardam exame, salienta o Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias.

Ainda o Departamento Médico-Legal, também integrante do Instituto-Geral de Perícias foi contemplado (20/05) com uma verba de R$ 11.000,00 (ONZE MIL REAIS) para a aquisição de cinco biombos e três carrinhos para o transporte de cadáveres.

 
Departamento de Identificação Participa do Ação Global

No próximo sábado (17/05), das 8h às 17h, o Departamento de Identificação, órgão do Instituto-Geral de Perícias, da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, estará participando do evento Ação Global, disponibilizando a confecção de carteiras de identidade pelo processo digital, no Centro de Atividades do Sesi Guglielmo Cezare Ventura (SESI de Gravataí), Av. Senador Nei Brito, 655, Bairro Bonsucesso, Gravataí - RS.

Uma equipe de 15 servidores do DI/IGP/SSP estará à disposição para fazer o encaminhamento de 300 carteiras de identidade.    
O programa Ação Global oferece um dia inteiro de serviços gratuitos, em 34 cidades do Brasil, e, neste ano, contará, no Rio Grande do Sul, em Gravataí, com a emissão de carteiras de identidade digitalizadas, através da participação do Departamento de Identificação, do IGP.

 
Representante da SENASP Visita IGP

O Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias/RS (IGP/RS), Áureo Luiz Figueiredo Martins, recebeu a visita da Coordenadora de Perícias da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Sirlei Gralha, na tarde do dia 13 de maio.
SENASP e IGP, órgão da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, estão promovendo o Curso Intermediário em Genética Forense (DNA Nuclear) até o próximo dia 23. A iniciativa integra a parceria firmada entre os dois órgãos, que prevê cursos em amostras biológicas, nos níveis básico, intermediário e avançado.Visita da Coordenadora de Perícias do SENASP ao IGP


Ministrado por peritos do Instituto-Geral de Perícias o curso visa capacitar os peritos criminais para análises em genética forense, utilizando tecnologias de ponta, a fim de disseminar a tecnologia de DNA, em nível nacional. Aborda a avaliação, o processamento e a colheita de amostras para análise de DNA, a detecção de sangue humano e esperma e a obtenção de DNA através de diversas metodologias de extração.


Nesta edição do curso, o IGP recebeu os peritos Ana Claudia de Menezes Sobreira-do Ceará, Carlos Antonio de Souza, de Pernambuco, Fabrício Fernandes de Sá Oliveira, do Rio Grande do Norte e Ovídio Rodrigues Tucunduva Netto, de Rondônia. Os responsáveis pelas aulas são os peritos Bianca de Almeida Carvalho, Cecília Helena Fricke Matte, Juliana Piva de Almeida, Solange Pereira Schwengber, Trícia Cristine Kommers Albuquerque, Fábio Pereira das Neves Leite e Paulo Eduardo Raimann, do IGP/RS.

 
SENASP e IGP Promovem Curso sobre Genética Forense
Inicia no próximo dia 12, às 9h, no Laboratório de Genética Forense do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP), na Av. Azenha, 255-Térreo, o Curso Intermediário em Genética Forense (DNA Nuclear), promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e IGP, que se estende até 23 de maio.

Ministrado por peritos do Instituto-Geral de Perícias, órgão da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, o curso visa capacitar os peritos criminais para análises em genética forense, utilizando tecnologias de ponta, a fim de disseminar a tecnologia de DNA, em nível nacional. Aborda a avaliação, o processamento e a colheita de amostras para análise de DNA, a detecção de sangue humano e esperma e a obtenção de DNA através de diversas metodologias de extração.

Nessa primeira edição do curso, o Instituto-Geral receberá os peritos Ana Claudia de Menezes Sobreira-do Ceará, Carlos Antonio de Souza, de Pernambuco, Fabrício Fernandes de Sá Oliveira, do Rio Grande do Norte e Ovídio Rodrigues Tucunduva Netto, de Rondônia. Serão responsáveis pelas aulas os peritos Bianca de Almeida Carvalho, Cecília Helena Fricke Matte, Juliana Piva de Almeida, Solange Pereira Schwengber, Trícia Cristine Kommers Albuquerque, Fábio Pereira das Neves Leite e Paulo Eduardo Raimann, do IGP/RS.

O Diretor-Geral do Instituto Geral de Perícias, Áureo Luiz Figueiredo Martins, salienta, que, desde 1998, a instituição vem investindo nessa área, através da aquisição de equipamentos para a realização de exames e treinamento de profissionais, o que tornou o Laboratório de Perícias gaúcho especializado em análises de DNA para a elucidação de fatos na esfera criminal, o chamado DNA forense. Na área criminal trabalha-se com amostras muitas vezes degradadas, oriundas de manchas de sangue, resquícios de saliva em objetos ou outros resíduos biológicos (sêmen, fios de cabelo, ossos e dentes), encontrados nos locais de crime e nos cadáveres, que são comparadas com espécimes coletados em suspeitos, de modo que a tecnologia do DNA forense significa um avanço imprescindível na produção da prova pericial.
 
Prorrogação do Prazo de Recurso do Edital nº 02/2008

Prorrogação do Prazo de Recurso do Edital nº 02/2008, de Divulgação do Resultado Premilinar do Processo Seletivo para Contratação Emergencial

    O Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias no uso de suas atribuições e tendo em vista que na publicação do EDITAL Nº 02/2008, que trata da divulgação do resultado preliminar do processo seletivo para Contratação Emergencial de Peritos Médico-Legistas e Auxiliares de Perícia, houve corte na impressão da página 172 do Diário Oficial do Estado de 28 de abril de 2008;
    
    Fica aberto o novo prazo de 3 (três) dias úteis, a contar da publicação deste Edital, no qual os candidatos interessados poderão ter vistas da grade de avaliação dos títulos apresentados, considerados na forma do item 6.2.2. do Edital 01/2008, e interpor recurso em relação à pontuação conferida, nos dias 02, 05 e 06 de maio de 2008, devendo ser dirigido à Comissão julgadora, entregue e protocolado, das 9h às 12h e das 13h 30min às 17h, na Supervisão Técnica do Instituto-Geral de Perícias, na Rua Voluntários da Pátria n° 1358, 3º Andar, Ala Norte, Bairro Floresta, em Porto Alegre.

    O recurso deverá ser apresentado, por escrito, devidamente fundamentado, com exposição circunstanciada a respeito da inconformidade, explicitando o pedido de pontos solicitados (razões do recurso) e preenchido conforme formulário padrão constante no ANEXO I, podendo ser obtido pela internet no endereço: www.igp.rs.gov.br - legislação – contratação – formulário de recurso, conforme disposto no item 6.1.3. do Edital 01/2008.

    Retifica-se o nome de candidato para o cargo de  Auxiliar de Perícia – São Jerônimo, onde consta:
Marcio Adriano Gomes da Costa
    lê-se:
Marcio Adriano Gomes da Rosa

   Ratificam-se os demais termos e Anexo I, constantes do EDITAL Nº 02/2008, de divulgação do resultado preliminar do processo seletivo para contratação emergencial.

Porto Alegre, 29 de abril de 2008.


Áureo Luiz Figueiredo Martins,
Perito Criminalístico Engenheiro,
Diretor-Geral do IGP/SSP/RS.

 
<< Início < Anterior | 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 | Seguinte > Final >>

Resultados 2065 - 2072 de 2116

© 2018

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664