13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale ConoscoTransparência
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

IGP/RS INAUGURA SALA LILÁS EM SANTA ROSA
Evento alusivo ao mês da Mulher terá, também, a participação de peritas(os) da Instituição em abordagens sobre a Violência Sexual e Doméstica
Image
Nesta terça-feira (27), o Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS), por intermédio do Departamento Médico-Legal e equipe do Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI) participa de extensa programação alusiva ao Mês da Mulher. Às 18 horas, no Posto Médico-Legal, Rua São Luís, 2201, em Santa Rosa, será inaugurada a Sala Lilás, espaço para acolhimento às mulheres vítimas de violência. Ao longo da tarde, a partir das 14 horas, no Centro Cívico Cultural Antonio Carlos Borges, peritas (os) do IGP/RS integram um painel sobre os impactos da violência sexual e doméstica.
Image
A equipe do IGP/RS-DML-CRAI, nos eventos em Santa Rosa conta com a presença da perita criminal MARILIA COSTA RIBAS, diretora do Departamento de Perícias do Interior (DPI) e representa a direção-geral do IGP/RS. A perita médica-legista ANGELITA MARIA FERREIRA MACHADO RIOS, coordena as atividades do CRAI e responde pelo Projeto Lilás e as unidades de acolhida aos chamados Grupos Vulneráveis (crianças, adolescentes, jovens e mulheres). Nas palestras da tarde estarão presentes, também, os peritos médico-legistas THIAGO DUARTE e RUBILAR MARTINS DE SOUZA, além das peritas criminais MARIA CRISTINA FRANK e LUIZIANA SCHAEFER (psicóloga).

Esforço conjunto viabilizou a SALA LILÁS de Santa Rosa
Image
Cerca de 80 m2 (79,63) e investimento na ordem de R$ 228.928,99; a Sala Lilás do IGP/RS em Santa Rosa, que será inaugurada no fim da tarde desta terça-feira, tem o apoio do Gabinete da Primeira Dama, MARIA HELENA SARTORI, Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, Gabinete do Vice-Prefeito, CONSEPRO, Ministério Público do Trabalho e Poder Judiciário através da Comarca de Giruá, município distante cerca de 25 Km de Santa Rosa. O vice-prefeito e superintendente-geral de Governança de Santa Rosa LUIS ANTONIO BENVEGNÚ esteve em Porto Alegre na primeira semana deste mês de março, foi recebido pela perita Angelita Rios e conheceu a Sala Lilás na sede do Departamento Médico-Legal e as instalações do CRAI, no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Segundo ele, a “Sala Lilás do IGP é um reforço importante na área dos Direitos Humanos, de forma que possamos acolher melhor às mulheres de Santa Rosa e região, que estejam em situação de vulnerabilidade".
Image
Texto – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 27/03/2018
Fotos – CRAI-DML e Ascom IGP/RS        
 
GOVERNADOR SARTORI INSTITUI A ESCOLA DE PERÍCIAS NO RS
Decreto publicado na página 10 do Diário Oficial do Estado
Image
Nesta sexta-feira, 23 de março de 2018, o Diário Oficial do Estado do RS, na página 10 publica o decreto nº 53.983, datado de 22 de março/2018, assinado pelo governador JOSÉ IVO SARTORI, instituindo “a ESCOLA DE PERÍCIAS, no âmbito do INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS – IGP, órgão vinculado à secretaria da Segurança pública, destinada a promover o recrutamento, a seleção e a formação técnico-profissional, bem como o desenvolvimento das pesquisas e estudos especializados com vista ao avanço técnico da atividade pericial”, de acordo com o artigo 1º.

No artigo 2º o decreto detalha a competência da Escola de Perícias, em quatro itens:
- planejar e gerenciar as atividades atinentes aos CONCURSOS PÚBLICOS de caráter efetivo e processos seletivos de servidores do INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS;
- coordenar, orientar e supervisionar o ensino, capacitação qualificação e aperfeiçoamento dos servidores do INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS;
- analisar dados criminalísticos, acompanhar a qualidade dos trabalhos periciais e elaborar informações gerenciais;
- planejar e desenvolver estudos e pesquisas na área de atuação do INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS, com vista ao incremento permanente à qualificação dos servidores e à qualidade dos trabalhos periciais em sintonia com os avanços tecnológicos.

Intercâmbio com outras instituições
Na sequência, o decreto 53.983 apresenta o PARÁGRAFO ÚNICO que confere ao IGP/RS a prerrogativa de “promover, por intermédio de instrumento jurídico específico, com instituições congêneres ou universitárias, públicas ou privadas, a promoção de cursos, de estudos e de pesquisas”.
 
Escola de Perícias na ACISP/NOVO PRÉDIO
Image
O artigo 4º do decreto estabelece que a ACADEMIA DO PERÍCIAS DO RS terá duas sedes para as atividades a serem desenvolvidas; de imediato, na ACADEMIA CIVIL INTEGRADA DA SEGURANÇA PÚBLICA – ACISP, na zona leste de Porto Alegre, e no CENTRO REGIONAL DE EXCELÊNCIA EM PERÍCIAS CRIMINAIS DO SUL, o novo prédio do IGP/RS, cuja obra deverá ser concluída até o final de 2018.
No artigo 5º o decreto faculta aos servidores do Estado a atividade docente nos cursos da ESCOLA DE PERÍCIAS. O artigo 6º dispõe sobre a organização e as competências da ESCOLA DE PERÍCIAS a partir do REGIMENTO INTERNO  a ser aprovado por meio de Resolução do secretário estadual da Segurança Pública.

Por Norberto Peres – Ascom – DG – IGP/RS em 23/03/2018            
 
CONCURSO PÚBLICO IGP 01/2017 E 02/2017

Estes Editais referem-se aos concursos públicos do IGP-RS, também divulgados no site da FUNDATEC (links abaixo), conforme especificado abaixo:
 
CONCURSO PÚBLICO 01/2017:

EDITAL Nº 08/2018 – CLASSIFICAÇÃO FINAL DA PROVA TEÓRICO-OBJETIVA APÓS CONCLUSÃO DA 1º CONVOCAÇÃO
 
Clique aqui para ver a classificação final
 
EDITAL Nº 09/2018 – HOMOLOGAÇÃO DEFINITIVA - CANDIDATOS DA 1º CONVOCAÇÃO

 
Clique aqui para ver a homologação definitiva
 
CONCURSOS PÚBLICOS 02/2017:

EDITAL Nº 08/2018 – CLASSIFICAÇÃO FINAL DA PROVA TEÓRICO OBJETIVA APÓS CONCLUSÃO DA 1ª CONVOCAÇÃO
 
Clique aqui para ver a classificação final
 
EDITAL Nº 09/2018 – HOMOLOGAÇÃO DEFINITIVA - CANDIDATOS DA 1ª CONVOCAÇÃO
 
Clique aqui para ver a homologação definitiva
 

 
PROJETO DE LEI APROVADO NA ASSEMBLEIA RS BENEFICIA IGP/RS NO VALE DOS SINOS
Umas das proposições em Ordem do Dia da Sessão Legislativa dessa terça-feira, 13 de março de 2018, na Assembleia Gaúcha, foi aprovada pelos deputados. Trata-se do Projeto de Lei 25/2018 que altera a Lei 12.634, de 16 de novembro de 2006, que autoriza o Poder Executivo a desafetar e doar imóvel ao município de Novo Hamburgo. A aprovação do projeto legaliza a negociação entre o Governo do Estado RS e a Prefeitura de Novo Hamburgo com respeito à permuta do prédio de 1.600 m2, localizado à rua três de outubro, bairro Pátria Nova, onde funcionava o antigo Forum.
Image
O Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS), desde o primeiro semestre de 2016, dispõe de um projeto arquitetônico, elaborado pela servidora Cíntia Lima Schaan, para adequar o prédio às necessidades do Posto Médico-Legal (PML) e Posto de Criminalística – PC, naquela cidade. O Posto de Identificação (PI), estabelecido na Rua David Canabarro, 58, no centro da cidade, deverá sofrer reformas para melhorar as condições de atendimento à população.

No caso do prédio no bairro Pátria Nova, até então destinado a sediar o Forum de Novo Hamburgo, o projeto de lei aprovado pelos deputados gaúchos autoriza o Governo do Estado a DESAFETAR, ou seja, de acordo com o Direito Administrativo denomina o ato pelo qual o Estado determina que imóvel deixa de ter a função para a qual foi destinado e fica à disposição para ser transacionado, no caso, por meio de doação mediante permuta entre Estado e Poder Público Municipal.
Image
De acordo com os diretores dos Departamentos, Médico-Legal e de Criminalística, a aprovação do projeto de lei beneficia a todos, sobretudo à população do Vale:

“A aprovação do PL 25 reacende a perspectiva de uma retomada do PML de Novo Hamburgo em um local digno para o atendimento ao público e também para os servidores lotados nesta cidade que, até o fechamento do posto, trabalhavam dentro do cemitério, em condições insalubres e penosas”. LUCIANO HAAS – diretor DML-IGP/RS

“Esta PL torna realidade um sonho da comunidade e dos peritos da área do Vale do Rio dos Sinos. Para a população, o atendimento será humanizado e mais eficiente. Para os Peritos, as condições de trabalho serão muito melhores. Com mais espaço, mais profissionais poderão atuar, após o Concurso Público, numa área com expressivos índices de violência” PAULO FRANK – diretor DC –IGP/RS

Texto – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 14/03/2018
Imagens – Arquivo Ascom IGP/RS                
 
DEPARTAMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DO IGP/RS AVANÇA NA ERA DIGITAL

Expedição de Ofícios Eletrônicos já é realidade no DI-IGP/RS

ImageDe novembro de 2017 até o início de março de 2018, o Departamento de Identificação DI-IGP/RS implantou, em modo piloto, a expedição de Ofícios Administrativos por meio digital. Esta modalidade extingue a lógica de envio físico de documentos, que envolve a impressão em papel (geralmente em duas vias para ateste de recebimento pelo destinatário), o traslado a setores de expedição tradicional, o tempo de deslocamento real do documento entre instituições (que poderia ser de dias, semanas e até mesmo meses) e a necessidade de espaço para arquivamento físico dos atestes de recebimento. Durante o modo piloto desta modalidade, foram expedidos cerca de 40 ofícios destinados a dezenas de instituições diferentes. Isto se deu na Divisão de Perícias Papiloscópicas sob a coordenação do papiloscopista DARIAN BECKER MARTINS. O sucesso da ferramenta foi de 100%, fato que levou à expansão do sistema para todo o Departamento de Identificação e representa mais um avanço técnico-administrativo, que caracteriza a Perícia Oficial do RS.

Image

O Ofício Eletrônico permite que um documento que porte informações administrativas de toda natureza, em resposta a questionamentos deImage autoridades policiais, judiciais e administrativas das esferas governamentais municipais, estaduais e federais, além de entidades da sociedade civil organizada (hospitais, ONGs, CRAS etc.) seja produzido sem o uso de toner, papel e correios (economia e sustentabilidade); reduz o tempo de entrega da informação à autoridade interessada a segundos (por vezes, este tempo chegava a meses); e não requer espaço físico para armazenamento de confirmações de recebimento. Hoje salas inteiras são ocupadas com pastas contendo processos em papel. O primeiro Ofício expedido na nova modalidade (nº 26754/2017-DPP) foi através da conta Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email , no dia 27/11/17 às 15h11min; ele foi recebido pela Delegacia de Polícia de Imbé, no litoral norte e distante 124Km. A confirmação do recebimento se deu 59 minutos depois, às 16h10min. Pelo método anterior o mesmo processo, para ser concluído totalmente, poderia levar até sete dias.


Na última quinta-feira (08), o diretor do DI, papiloscopista GUILHERME FERREIRA LOPES, junto com o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação do IGP/RS, ANDRÉ ASSIS, oficializaram as expedições de Ofícios Eletrônicos a todas as Divisões do Departamento de Identificação.


Texto – Norberto Peres – Ascom DG IGP/RS em 12/03/2018
Fotos – Departamento de Identificação DI – IGP/RS       

 
CONCURSO PÚBLICO IGP 01/2017 E 02/2017

Os Editais publicados no DOE-RS de hoje, segunda-feira, 12/03/2018.
 
Estes Editais referem-se aos concursos públicos do IGP-RS, também divulgados no site da FUNDATEC (links abaixo), conforme especificado abaixo:
 
CONCURSO PÚBLICO 01/2017:
 
EDITAL Nº 07/2018– RESULTADO DEFINITIVO DA VERIFICAÇÃO DA VERACIDADE DA AUTODECLARAÇÃO – PESSOAS NEGRAS OU PARDAS – PNP

Clique aqui para ver o resultado definitivo
 
CONCURSOS PÚBLICOS 02/2017:
 
EDITAL Nº 07/2018– RESULTADO DEFINITIVO DA VERIFICAÇÃO DA VERACIDADE DA AUTODECLARAÇÃO – PESSOAS NEGRAS OU PARDAS – PNP
Clique aqui para ver o resultado definitivo

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 33 - 40 de 2125

© 2018

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664