13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale ConoscoTransparência
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

A SEDE DO IGP/RS NA REGIÃO DA FRONTEIRA
Conheça as instalações da 7ª Coordenadoria Regional de Perícias –CRP, em Santana do Livramento.
Image
Neste vídeo nós mostramos a sede da 7ª CRP, responsável pela coordenação operacional do IGP/RS na região da Fronteira. Um prédio de esquina, localizado no centro da cidade e bem próximo da divisa entre Brasil e Uruguai/Livramento e Rivera.
Acesse https://www.facebook.com/rsigp/videos/1887584861531889/

Produção e realização – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 17/05/2018      
 
INTEGRAÇÃO IGP/RS-BRIGADA MILITAR NA FORMAÇÃO DE POLICIAIS
Image
Nessa terça-feira (15), no auditório do Departamento de Criminalística (DC), na zona norte de Porto Alegre, o perito criminal MÁRCIO OPPLIGER PINTO recebeu turma de 30 alunos do curso de formação de sargentos da Brigada Militar para instrução sobre a atuação da Perícia em local de crimes, isolamento e preservação dos locais. Durante a explanação o perito Márcio detalhou o trabalho pericial, os aspectos relevantes e a importância da integração entre as forças de Segurança Pública, policiamento ostensivo, investigação e peritos, no sentido de resguardar as provas contidas no ambiente onde ocorrem os delitos.
 
Na quarta-feira (16), um grupo de alunos da turma esteve no gabinete da Direção-Geral do IGP/RS. Na oportunidade foram recebidos pela perita criminal HELOÍSA HELENA KUSER e ofereceram uma placa de agradecimento pela participação da Perícia Oficial do Estado, na formação de sargentos da Brigada Militar.
Image

Texto – Ascom IGP/RS em 17/05/2018
Fotos – DC e Gabinete DG IGP/RS
 
DIREÇÃO DO IGP/RS VISITA 7ª CRP EM LIVRAMENTO
Reunião de trabalho avalia questões operacionais na região da Fronteira
Image
Na manhã desta terça-feira (15) a diretora do Departamento de Perícias do Interior (DPI), MARGUET MITTMANN, inspecionou as instalações da 7ª Coordenadoria Regional de Perícias, sediada em Santana do Livramento, município distante cerca de 490 Km de Porto Alegre. Na primeira reunião, a diretora conversou durante uma hora com a coordenadora regional, perita criminal CLARISSA MEIYER GUERRA. Logo depois, na segunda parte, estiveram reunidos os chefes dos postos, papiloscopista ADRIANA GRACIELA ALMEIDA FERNÁNDEZ (PI), perito médico legista GUSTAVO SCHULER IRULEGUI (PML) e também o coordenador regional substituto, perito criminal LUIZ D’ABREU ARRUDA.
Image
A 7ª CRP tem como característica a ocupação de um único e amplo prédio, no centro da cidade, rua Silveira Martins, 336, onde estão reunidos todos os serviços do IGP, ou seja, o Posto de Identificação (PI) para emissão das carteiras de identidade, o Posto Médico-Legal (PML) com secretaria, sala para exames de corpo de delito e necrotério com espaço para a realização de exames (necropsias), e o Posto de Criminalística com toda a infraestrutura necessária à confecção dos laudos, alojamento para os plantonistas e refeitório.
A 7ª CRP conta também com servidores da área administrativa e que também auxiliam na elaboração e encaminhamento de projetos. É o caso da servidora IVANISE MONTIEL ASSIS, que acompanha as atividades da instituição desde que foi inaugurada, em junho de 2012. Ao lado da coordenadora Clarissa Guerra articularam a execução do projeto de remodelação dos postos de identificação e médico-legal de Uruguaiana, inaugurados oficialmente nessa segunda-feira (14).
Image
Ao longo desta semana, vamos apresentar, em vídeo, as instalações da 7ª CRP em Livramento e imagens da nova estrutura do IGP/RS em Uruguaiana.

Texto e fotos – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 15/05/2018            
 
IGP/RS INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES EM URUGUAIANA
Reformas no PI e PML atendem a reivindicações da comunidade ao longo de 15 anos
Image
O dia 14 de maio de 2018 marca um novo tempo para a Perícia Oficial do RS, NE cidade de Uruguaiana, extremo-oeste do RS e distante 633 Km de Porto Alegre. Por meio de convênios e apoio de lideranças políticas e empresariais, o Instituto-Geral de Perícias inaugurou, na manhã desta segunda-feira, obras de modernização nos Postos de Identificação (PI) e Médico-Legal (PML). A solenidade contou com a presença da diretora do Departamento de Perícias do Interior (DPI-IGP/RS),, perita criminal MARGUET MITTMANN, do prefeito municipal de Uruguaiana, RONNIE MELLO, (foto 1) vereadores, empresários e imprensa local.

O custo das reformas, R$ 43 mil, foi obtido através da Vara de Execuções Criminais, por iniciativa do titular GUILHERME MACHADO DA SILVA, que encaminhou projetos para remodelação dos espaços e abriu editais para uso de recursos oriundos do cumprimento de penas alternativas. Assim foi possível a recuperação das instalações elétrica e hidráulica, construção de novos sanitários e a adaptação do prédio para o funcionamento da Sala Lilás, junto ao PML. Os equipamentos necessários ao funcionamento, tanto do PI ampliado, quanto do PML aumentaram em R$ 10 mil o investimento total.
Image
A diretora do DPI-IGP/RS, Marguet Mittmann, na manifestação que fez, anunciou a designação de servidores para o atendimento no PML de Uruguaiana, assim que for concluído o curso de formação para os classificados no Concurso Público de 2017. Além disso, destacou o esforço do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para ampliar os efetivos das instituições a ela vinculadas, “e a importância para a Perícia Gaúcha no atendimento que presta à população, auxiliando no combate à criminalidade” – finalizou ela.
Image
Texto e fotos – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 14/05/2018
 
HOMENAGEM A TODAS AS MÃES
Image
 
EXPERIÊNCIA DO RS EM SEGURANÇA PÚBLICA PODERÁ CONTRIBUIR NA INTERVENÇÃO FEDERAL NO RJ
Image
Ações como a Operação Pulso Firme, o SIM/RS e o pacote de projetos de lei aprovados pela AL foram detalhadas por Schirmer. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

As ações desenvolvidas no Rio Grande do Sul podem colaborar com o trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Intervenção Federal, que atua desde 16 de fevereiro no Rio de Janeiro. O secretário de Intervenção Federal, general Mauro Sinott Lopes, e integrantes da cúpula da Segurança Pública fluminense vieram a Porto Alegre para conhecer de perto as iniciativas colocadas em prática pelo governo do Estado.

A comitiva permanecerá no RS por dois dias. As agendas tiveram início nessa quinta-feira (10), com uma apresentação das principais medidas adotadas pelo secretário Cezar Schirmer no comando da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ações como a Operação Pulso Firme, o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS) e o pacote de projetos de lei proposto pelo governo estadual e aprovado pela Assembleia Legislativa foram detalhadas, através da exposição do planejamento e da análise dos resultados.
Schirmer abordou, também, os esforços no combate ao tráfico de drogas, aos crimes do campo, ao crime de lavagem de dinheiro e ao roubo de veículos. “Sabemos que o problema está longe de ser resolvido, mas temos convicção de que o trabalho realizado caminha na direção certa, focado na desarticulação de grupos criminosos e a sua asfixia financeira. Estamos dispostos e contribuir e abertos para compartilhar as experiências bem sucedidas do RS com todos aqueles que manifestarem interesse”, assegurou.

Esta não é a primeira viagem da comitiva do Gabinete de Intervenção Federal. Em abril, o grupo conheceu os principais projetos paulistas na área da Segurança Pública. Para o general Sinott, os modelos de sucesso existentes no Brasil devem ser compartilhados, de modo a contribuir com o trabalho que vem sendo executado no RJ. “Estamos aqui para observar as melhores práticas no tratamento de um problema que é comum. Identifiquei várias questões semelhantes e ações interessantes”, frisou.

Trabalho integrado e projetos de lei interessam
A integração em prol da Segurança Pública no RS chamou a atenção do Gabinete de Intervenção Federal. O general Sinott salientou a rápida adesão dos municípios aos SIM/RS e a mobilização da sociedade civil organizada. “Eu vejo que a SSP tem uma ação muito grande nos três níveis de governo e particularmente, com os municípios, onde se avançou muito no sentido de unir esforços. É bastante significativo como há essa participação, tanto do poder público quanto das comunidades”, observou.
Roberto Alzir Dias Chaves, subsecretário de assuntos estratégicos da Secretaria de Segurança do RJ (SESEG), enfatizou a relevância do pacote de medidas legislativas gaúcho, com destaque para a limitação de cedência de servidores a outros órgãos públicos e para as leis que promovem o retorno de policiais da reserva à ativa. “Temos muito interesse em conhecer o conjunto de atos normativos que visam a dar as polícias melhores condições de trabalho e, se for o caso, adaptar à nossa realidade”, afirmou.
Image
Após o encontro na SSP, a comitiva será recebida pelos gestores de todas as instituições vinculadas à secretaria, com o objetivo de conhecer de forma mais aprofundada o trabalho desenvolvido no Estado. Está prevista, também, uma visitação ao Complexo Penitenciário de Canoas.

Por Claiton Silva SSP/RS em 10/05/2018
Fotos - Rodrigo Ziebell - SSP/RS          
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 9 - 16 de 2123

© 2018

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664