13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Compras
Documentos
Contratação Emergencial 2013
Promoções IGP
Concurso 2008
Seminário 15 Anos
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Banco Nacional do Desenvolvimento
Site do Sistema de Informação ao Cidadão

Revistas do IGP

 Revista do IGP nº3

 

 

Missão e Visão de Futuro
 .
Seminário Mulheres e a Segurança Pública
.
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Banrisul
.
Consultas Integradas
.

Cursos de Ensino à Distância

190

Disque Denúncia

Departamento de Identificação do IGP/RS tem novo diretor
O papiloscopista Guilherme Ferreira Lopes é o novo diretor do Departamento de Identificação (DI) do Instituto Geral de Perícias(IGP). ImageEle tem 46 anos de idade, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(UNISINOS) e papiloscopista Classe Especial desde 1989.
 
Guilherme Ferreira Lopes foi chefe do Posto de Identificacão Distrital da Capital do Departamento de Identificação de 1992 a 1997; vice diretor do Departamento de Identificação/IGP, em 1997 e 1998;  e diretor do Departamento de Identificação/IGP, de 2003 a 2010.

Dirigente sindical foi presidente da Associação dos Papiloscopistas do RS (ASPAPI/RS, de 2011 a 2015); presidente do Sindicato dos Papiloscopistas do RS( SINDIPAPI/RS, de 2014 o momento); presidente da Associação Nacional dos Diretores de Órgãos de Identificação, de 2007 a 2009); gestor e responsável técnico pela implantação da Carteira de Identidade Digital e do Sistema de Identificação de Impressões Digitais - AFIS) no RS, em 2005; representante da Região Sul para tratar da concepção do Projeto do Registro de Identificação Civil ( RIC - 2005); membro do Grupo de Trabalho da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que projetou a expansão do Sistema Automatizado de Impressões Digitais – AFIS – Nacional – 2005.

Ascom IGP/RS       
 
Novo diretor do IGP/RS toma posse nesta quinta-feira

A posse do novo diretor-geral do IGP/RS, perito criminal CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER está confirmada para a próxima quinta-feira, dia 22 de janeiro, ás 14 horas e 30 minutos, no auditório do DCCI – Departamento de Controle e Comando Integrado, anexo ao prédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública do RS, rua Voluntários da Pátria, 1358, 2º andar.

Ascom IGP/RS

 
IGP/RS apresenta o novo diretor do Departamento de Criminalística
ImageO novo diretor do DC – Departamento de Criminalística é PAULO RICARDO OST FRANK, perito criminal desde 2004, lotado na Secção de crimes contra a vida, acidentes de trânsito e perícias mecânicas, atuando na Grande Porto Alegre e Litoral Norte. Engenheiro mecânico, formado pela Escola de Engenharia da UFRGS e em perícia criminal pela FDRH, possui especialização em Segurança Pública e Cidadania pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, mestrado em Ciências dos Materiais com trabalho sobre resíduos de disparo de armas de fogo.
 
O perito Paulo Frank participou de diversos eventos em nível nacional da área de Segurança Pública.
Como docente foi professor de Criminalística nos cursos de Formação de Inspetores e Escrivães da ACADEPOL – Academia de Polícia do RS; professor de Criminalística em Curso de Formação de Policiais Militares da Brigada Militar(BM) e Professor da disciplina de Local de Crimes contra a Vida no Curso de Formação de Peritos do IGP/RS.

O novo diretor do DC teve vários artigos publicados no site da Associação de Criminalística do RS (ACRIGS).

Texto e foto – Norberto Peres IGP/RS       
 
IGP organiza força tarefa no Departamento de Criminalística
A partir desta segunda-feira (19), o Instituto Geral de Perícias desenvolve uma força tarefa com o objetivo de reduzir o passivo de períciasImage em andamento. Cerca de 20 mil perícias estão represadas no Departamento de Criminalística (DC) e a direção geral, na pessoa do perito Cleber Müller decidiu pela concentração de todos os esforços na redução da demanda em atraso. “A sociedade gaúcha precisa de uma resposta dos órgãos de Segurança Pública, especialmente no âmbito dos crimes contra a vida e contra o patrimônio. Todos sabem das dificuldades do IGP no que se refere ao efetivo; desde 2008 não se realiza um Concurso Público e, em função da grave situação financeira do Estado, a curto prazo, isso não será possível. Assim, vamos nos mobilizar com o que temos e produzir mais com os recursos que dispomos”.

Já na última sexta-feira (16), Cleber Müller esteve reunido com os servidores de cada setor do Departamento de Criminalística, avaliando ‘in loco’ as condições de trabalho, carências, prioridades para a agilização do fluxo de trabalho. O setor mais complexo, segundo ele, é a Balística, seja pela quantidade de armas para identificação, classificação e testes, bem como a demanda enorme de exames de munição e comparativos.
Cleber Müller percorreu os setores de Química Legal, Informática, Engenharia Legal, Fotografia e Perícias Ambientais, inclusive trocou idéias com os servidores da área administrativa, no sentido de colher sugestões para acelerar o processo em cada uma das seções do DC.

Nas manhã de hoje (19), no auditório do IGP, no 3º andar do prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), estiveram reunidos com a direção geral os gestores de cada área, diretores de departamentos, chefes de setores e coordenadores de equipes de trabalho. No encontro, o diretor geral Cleber Müller detalhou as atividades da força tarefa e determinou que, já no período da tarde as instalações do DC, na Rua das Missões, nº 6, bairro Navegantes, sejam ocupadas, também pelos servidores deslocados de outros departamentos, dando início efetivo à execução do projeto. A meta estabelecida é de reduzir em 20 por cento, a curto prazo, a demanda reprimida de perícias inconclusas.

Texto e fotos – Norberto Peres IGP/RS
 
Diminuir o montante de perícias pendentes é compromisso da nova gestão do IGP

ImageMais de 20 mil perícias em andamento é um dos desafios que já estão sendo enfrentados pelo diretor-geral do IGP/RS, perito criminal Cleber Müller. Essa e outras questões foram abordadas no Programa Gaúcha Repórter, na tarde desta sexta-feira (16), ao vivo, no estúdio da Rádio Gaúcha. Durante cerca de 10 minutos, questionado pelo jornalista Leandro Staudt, o novo diretor do IGP destacou que a perícia oficial gaúcha está unida e empenhada na diminuição do passivo de perícias pendentes, em que pese a defasagem do efetivo e a temporária impossibilidade de realização de concurso públicos determinada pela delicada situação financeira do Estado do RS.

“Nós trabalhamos com planejamento, organização e cientes da realidade econômica do RS. Seguimos à risca as orientações do secretário Wantuir Jacini e confiamos na capacidade dos servidores do IGP no cumprimento da missão que assumimos, pois ‘missão dada é missão cumprida”, afirmou o diretor-geral do IGP.
A partir da semana que vem, mesmo antes da solenidade de posse, Cleber Müller apresenta os diretores de departamentos e os gestores que integram a equipe de trabalho.

Texto e foto – Norberto Peres – IGP/RS    

 

 
Diretor do IGP visita o DCCI
O DCCI – Departamento de Comando e Controle Integrado, na Rua Voluntários da Pátria, 1.358, anexo ao prédio da Secretaria de Estado daImage Segurança Pública foi visitado pelo diretor geral do IGP, perito criminal Cleber Müller, no primeiro dia de trabalho (15), quando esteve com a plantonista Adelaide Machado da Costa que detalhou as atividades que desenvolve durante o turno de trabalho.
A integração entre as forças de Segurança Pública é prioridade na gestão do secretário Wantuir Jacini. Desta forma, o Departamento de Comando e Controle (DCCI) também conta a presença de servidores do IGP/RS que trabalham no monitoramento das ocorrências atendidas pela Brigada Militar, através do telefone 190, Polícia Civil e no Disque-denúncia (181). A recepção dos dados pelos servidores e servidoras do IGP desencadeia o processo de atendimento por parte dos Departamentos de Criminalística, Identificação e Departamento Médico-Legal de acordo com os tipos de perícia solicitadas: locais de crime, sinistros, acidentes de trânsito, papiloscópica, bem como a remoção de corpos para exames no DML.
 
Texto – Norberto Peres – IGP/RS
Fotos – André Assis – TI – IGP/RS       
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 9 - 16 de 1415

© 2015

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664