13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

DIREÇÃO DO IGP/RS COMPLETA UM ANO DE TRABALHO
Image
A semana entre 15 e 22 de janeiro de 2016 marca o primeiro ano da atual administração do INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS – IGP/RS. A equipe coordenada pelo perito criminalístico CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER, diretor-geral e pelo perito criminal EDUARDO LIMA SILVA, diretor-geral substituto e supervisor técnico, nomeada no Diário Oficial do Estado por indicação do secretário estadual da Segurança Pública, WANTUIR FRANCISCO BRASIL JACINI, implementa a filosofia e as características de um Governo pautado pela carência de recursos financeiros, mas que aposta na qualidade, dedicação e empenho dos servidores. De acordo com o diretor-geral Cleber Müller “foi escolhido um elenco de gestores em cada área da Perícia Oficial do RS, destinado a vencer quaisquer dificuldades. E assim foi neste primeiro ano de atividades”.
Image

ImageO primeiro diretor anunciado foi o perito criminal PAULO RICARDO OST FRANK, designado para o Departamento de Criminalística (DC), já com a incumbência de coordenar a força tarefa no setor de Balística, disparo e funcionamento de armas de fogo. O principal desafio era enfrentar o acúmulo de perícias nesta área. Com os chefes de divisão e assessores diretos, Frank organizou os setores, dinamizou a atividades e promoveu o aumento significativo da produtividade.

ImageLogo depois foi apresentado o papiloscopista GUILHERME FERREIRA LOPES, diretor do Departamento de Identificação (DI). Além da qualificação profissional o DI voltou a contar com a experiência do mesmo diretor que lá esteve por sete anos, de 2003 a 2010. Fruto do trabalho da equipe montada por ele, o DI iniciou 2016 com o PASSIVO ZERO, em termos de perícias papiloscópicas pendentes.

ImageA perita criminal BIANCA DE ALMEIDA CARVALHO assumiu o Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL) sabendo que, ao longo de 2015, seria um dos setores mais demandados da Perícia Oficial Gaúcha. Graças à qualificação dos servidores, os laboratórios do IGP foram decisivos em casos de repercussão em nível nacional, sobretudo o laboratório de DNA.

ImageO médico LUCIANO HAAS foi nomeado diretor do Departamento Médico-Legal (DML – IGP/RS) em Diário Oficial no dia 15 de janeiro de 2015. Com experiência de 18 anos no Plantão e nos outros setores do DML é o responsável pela coordenação dos peritos médico-legistas e pelo atendimento aos exames de corpo de delito.

ImageAs atribuições do perito criminal MARCO ANTONIO AURÉLIO CURCIO, diretor do Departamento de Perícias do Interior (DPI) dizem respeito a um dos projetos mais importantes para o IGP/RS em 2016: a reordenação das Coordenadorias Regionais e a definição dos municípios-sede, além da otimização dos serviços prestados em todo o Estado.
ImageAdministrar uma Instituição que presta serviços nos 497 municípios gaúchos, ordenando despesas, quitando pendências e contemplando as necessidades dos cinco departamentos operacionais é a missão do diretor administrativo SÉRGIO LUIZ DE OLIVEIRA LOPES. Com o gabinete ao lado da Direção-Geral Sérgio Lopes é presença constante no gabinete do diretor-geral. E não poderia ser diferente...

ImageA corregedoria-geral do IGP é responsabilidade do perito criminal  ANDRÉ LUIZ MARTINELLI SANTOS E SILVA. Por definição, a corregedoria é o setor destinado ao levantamento de informações sobre atos e condutas irregulares cometidas pelos servidores e corrigi-los, a fim de que tais fatos não tornem a ocorrer.
 
Foi o primeiro dos quatro anos do GOVERNO JOSÉ IVO SARTORI. O IGP/RS enfrenta os desafios, luta pela efetivação dos projetos estabelecidos para a gestão 2015-2018, sobretudo o prédio do CENTRO REGIONAL DE EXCELÊNCIA EM PERÍCIAS CRIMINAIS, cuja obra está em andamento e deve estar concluída em 2017.
 
“O MAIOR DESAFIO DO NOSSO GOVERNO É FAZER MAIS COM MENOS. E ACIMA DE TUDO, FAZER O QUE PRECISA SER FEITO!”
José Ivo Sartori – Governador do RS


Texto – Norberto Peres – DG- Ascom IGP/RS em 18/01/2016
Fotos – Arquivo Ascom IGP         
 
INTEGRAÇÃO, INSTRUÇÃO E TREINAMENTO DOS GESTORES DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA DO RS
Image
A idéia era aproximar os gestores dos órgãos de Segurança Pública do RS, promovendo de maneira efetiva e marcante a integração entre eles, de acordo com a filosofia administrativa do secretário WANTUIR FRANCISCO BRASIL JACINI. O evento desta manhã de sexta-feira (15), coordenado pelo próprio idealizador, coronel PAULO MOACYR STOCKER DOS SANTOS, sub comandante-geral da Brigada Militar, procurou estabelecer, ao mesmo tempo, a competição sadia e a confraternização de profissionais experimentados em torno de algo comum entre eles, independente de pertencerem à BRIGADA MILITAR, POLÍCIA CIVIL ou INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS: a linha de tiro.
Image
Depois das instruções de segurança sempre recomendáveis, o coronel Stocker saudou os colegas e explicou de que forma iria se estabelecer aImage competição. Nomes como o dos delegados GUILHERME YATES WONDRACEK e ENIO GOMES DE OLIVEIRA, respectivamente, chefe e subchefe da Polícia Civil do RS, dos peritos CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER e EDUARDO LIMA SILVA, diretor-geral e diretor-geral substituto do IGP; do perito ANDRÉ LUIZ MARTINELLI, corregedor-geral (IGP), agentes da Inteligência do IGP e oficiais da Brigada Militar, tornaram a linha de tiro do 15º BPM um espaço de habilidade, técnica e competência na lida com armas de fogo. Em duas etapas, o exercício prático permitiu que todos manejassem dois tipos de armas: a pistola e a espingarda calibre 12. Alvos diferentes, distâncias variadas e a possibilidade de demonstrarem agilidade e destreza na utilização do equipamento.

Texto e fotos: Norberto Peres – DG-IGP/RS em 15/01/2016         
 
DIRETOR-GERAL DO IGP VISITA DI E VISTORIA PROJETO PARA 2016
Image
Assim como ocorreu em 23 de janeiro de 2015, logo depois de tomar posse, o diretor-geral do IGP/RS, perito criminalístico CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER percorreu, na manhã desta terça-feira (12), os diversos setores do Departamento de Identificação (DI), na Avenida Azenha, 255, em Porto Alegre.
Recebido no gabinete pelo diretor GUILHERME FERREIRA LOPES, Cleber Müller conferiu de perto oImage intenso movimento no salão principal que abriga as pessoas interessadas na emissão de Carteiras de Identidade. Lotação completa nos guichês de atendimento, inclusive no guichê principal para retirada dos documentos já emitidos.

Papiloscopistas, servidores da área administrativa, estagiários, funcionários da empresa terceirizada para a emissão dos documentos de identidade. Toda a estrutura do Departamento de Identificação a serviço da excelência em produtividade. Ao comemorar o estágio de PASSIVO ZERO, em relação às perícias papiloscópicas em atraso, muito próximo de ser alcançado, o diretor Guilherme Lopes pode apresentar a eficácia do novo projeto. Trata-se de uma conquista extraordinária do IGP, na área da Identificação Civil, que em breve será lançada oficialmente.
Image
A experiência-piloto oficial que comprovou o que o Departamento de Identificação já tornou rotina, propiciou o atendimento ao assessor de Comunicação do Governador JOSÉ IVO SARTORI. Com uma Carteira de Identidade muito antiga, ANDRÉ PLINIO KARKOW recolheu o valor da taxa junto ao Banrisul e observou todos os trâmites até receber, o documento atualizado e com todos os requisitos de segurança que a tecnologia assegura. Detalhes do projeto serão divulgados brevemente.

Texto e fotos – Norberto Peres – DG - Ascom IGP/RS em 12/01/2016          
 
DIREÇÃO DO IGP PRESTIGIA POSSE DA NOVA COORDENADORA DAS DELEGACIAS DA MULHER
Image
Na manhã desta terça-feira (12), tomou posse a nova titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Porto Alegre e coordenadora da Coordenadoria das Delegacias de Polícia Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM’s), delegada da Polícia Civil CLÁUDIA CRISTINA SANTOS DA ROCHA CRUSIUS. A solenidade, realizada no auditório do Palácio da Polícia, em Porto Alegre, contou com a presença do diretor-geral do IGP, perito criminalístico CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER, acompanhado do diretor do DPI – Departamento de Perícias do Interior, perito criminal MARCO ANTONIO AURÉLIO CURCIO e do corregedor-geral da Instituição, perito criminal ANDRÉ LUIZ MARTINELLI SANTOS E SILVA.

ImageA delegada Cláudia Crusius construiu uma sólida carreira na Polícia Civil, tendo atuado durante muitos anos na cidade de Passo Fundo. A Coordenadoria das DEAM’s abrange 22 delegacias especializadas no RS. O secretário estadual da Segurança Pública, WANTUIR JACINI foi representado pela diretora do Departamento de Direitos Humanos da SSP, delegada PATRICIA SANCHOTENE PACHECO. O evento, também foi prestigiado pela delegada NADINE FARIAS ANFLOR, presidente da ASDEP – Associação dos Delegados de Polícia do RS. O deputado estadual GILMAR SOSSELA acompanhou a posse ao lado do presidente da Câmara Municipal de Passo Fundo, vereador MÁRCIO PATUSSI.
A coordenadora do Projeto Sala Lilás do IGP, perita odonto-legista ELISA GALLARDO compareceu à cerimônia e juntou-se ao grupo de mulheres que saudaram a escolha da nova titular das Delegacias da Mulher no Estado.

Texto e fotos – Norberto Peres – DG-Ascom IGP/RS em 12/01/2016
 
IGP E PROCERGS DEBATEM OPERAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES DE INDIVÍDUOS DO RS
Image
O decreto número 51.448, de 06 de maio de 2014, publicado no Diário Oficial do Estado no dia seguinte, instituiu o SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES DE INDIVÍDUOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, resumido na sigla IRS, destinado à identificação de pessoas que compõem a base de dados da Administração Pública Estadual. O IRS surgiu da necessidade de modernizar os serviços de identificação de indivíduos por meio da padronização da coleta de dados biográficos e biométricos no âmbito da Administração Pública do RS, com o propósito de atender aos princípios constitucionais da economicidade e eficiência.
Na prática, entretanto, as questões operacionais, técnicas e jurídicas devem ser implementadas com critérios e ações em conjunto, de parte das instituições responsáveis. Por esta razão, na tarde desta terça-feira (12), no auditório da Companhia de Processamento de Dados do RS – PROCERGS, estiveram reunidos os gestores do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Procergs, a fim de analisarem as propostas e alternativas.

Pelo artigo 1º, inciso 2º do Decreto, “farão uso, obrigatoriamente do IRS, para expedição de documentos de identidade e para procedimentos de identificação civil, criminal e de condutores, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS), a Polícia Civil, a Brigada Militar, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RS).

O diretor-geral do IGP, Cleber Müller, participou da reunião ao lado do diretor-geral substituto e supervisor técnico Eduardo Lima Silva, o diretor do Departamento de Identificação (DI), Guilherme Ferreira Lopes e o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação, André Luiz da Silva Assis. A Procergs participou do encontro com o presidente Antonio Ramos e equipe.

Texto e fotos – Norberto Peres – DG-Ascom IGP/RS em 12/01/2016     
 
GOVERNO DO ESTADO BUSCA CONVÊNIOS PARA AMPLIAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS NO INTERIOR
A iniciativa de ampliar os serviços de confecção de carteiras de identidade no interior do Estado, trouxe ao gabinete da direção-geral do IGP dois Imageassessores da Casa Civil para Assuntos Municipais: Ademir Reichert e Idílio Pasuch. Os dois estiveram reunidos com o diretor-geral Cleber Müller, o diretor-geral substituto e supervisor técnico, Eduardo Lima Silva, o diretor do DPI – Departamento de Perícias do Interior e o perito criminal e chefe de divisão de projetos e convênios, Jackson Dombrowski em reunião realizada na última quinta-feira (08).
A partir deste primeiro contato começa o processo de encaminhamento de propostas dos prefeitos e a elaboração de uma agenda, coordenada pelo DPI e administrada pelo DI – Departamento de Identificação.

Texto e fotos – Norberto Peres – DG-Ascom IGP/RS em 11/01/2016      
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 9 - 16 de 1703

© 2016

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664