13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Compras
Documentos
Contratação Emergencial 2013
Promoções IGP
Concurso 2008
Seminário 15 Anos
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Banco Nacional do Desenvolvimento
Site do Sistema de Informação ao Cidadão

Revistas do IGP

 Revista do IGP nº3

 

 

Missão e Visão de Futuro
 .
Seminário Mulheres e a Segurança Pública
.
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Banrisul
.
Consultas Integradas
.

Cursos de Ensino à Distância

190

Disque Denúncia

Sala Lilás será inaugurada em Canoas
Na próxima quinta-feira, 27, o Instituto-Geral de Perícias inaugura a oitava Sala Lilás, desta vez no município de Canoas. A solenidade será às 15h, noImage Posto Médico-Legal (Hospital da Ulbra-Av. Farroupilha, 8001-Bairro São Vicente).
A primeira Sala Lilás inaugurada no Estado foi no Departamento Médico-Legal no dia 25 de setembro de 2012, em Porto Alegre.
Em 2013 mais duas Salas Lilás foram instaladas no Rio Grande do Sul, em Santana do Livramento, 31 de outubro, e Caxias do Sul-20 de novembro.
Em 2014, foi inaugurada a Sala Lilás de Bagé, em 07 de março, e na seqüência Vacaria (12/03), Rio Grande (28/03) e Lajeado (31/03).  
Na Sala Lilás, as mulheres têm total privacidade, enquanto aguardam o atendimento para a perícia física são recebidas pelo serviço psicossocial e podem fazer o retrato falado digital.
A perícia física compreende o exame de lesões e a coleta de material biológico para exames periciais. O serviço psicossocial foi criado para ajudar as vítimas de violência doméstica e familiar e de abuso sexual. Assistentes sociais reúnem informações sobre as condições sociais dos usuários e, a partir delas, fazem um melhor encaminhamento à rede social de proteção. O retrato falado digital, por sua vez, é feito no Photoshop. A vítima é atendida por profissionais qualificados.
ASCOM/IGP-25/11/2014
 
Classificação para promoções dos servidores do IGP será publicada no Diário Oficial de amanhã
A lista classificatória relativa às promoções dos servidores do Instituto-Geral de Perícias será publicada na edição do próximo dia 25 do Diário Oficial do Estado.
A lista se refere à sexta promoção do quadro de servidores da Lei 11770, de 2002 e à primeira do novo quadro instituído pela Lei 14.519, de 2014. Serão ordenadas pela antiguidade e terão a informação sobre o grau de merecimento individual.
A partir da data da publicação, os servidores terão o prazo de sete dias úteis para entrarem com recurso.
ASCOM/IGP-25/11/2014
 
Políticas Públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres é tema de debate na UFRGS

ImageO Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA), ligado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do RGS (UFRGS) promoveu, na última quarta-feira (20), no Campus do Vale, em Porto Alegre, atividades sob o tema ‘Gênero, Violência e Segurança Pública’. Na ocasião foi apresentada a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar da SSP/RS. O projeto Sala Lilás foi detalhado pela corregedora-geral do IGP/RS e coordenadora estadual da Sala Lilás, Andréa Brochier Machado, além de outros avanços nos novos quesitos oficiais e em relação aos laudos de violência sexual no âmbito da medicina-legal no RS.

O evento integrou o Seminário Perspectivas da Segurança Cidadã, que foi desenvolvido entre os dias 19, 20 e 21 de novembro.

Texto – Ascom IGP/RS em 24/11/2014
Fotos – IGP/RS         

 
Programa ‘RS NA PAZ’ promove atividades em Vacaria com participação do IGP/RS

Nesse domingo (23), na cidade de Vacaria, aconteceu a primeira edição do Dia do Vizinho, promovido pelo Governo do Estado do RS,Image Programa RS na Paz, através do Território de Paz, com a participação do Instituto Geral de Perícias (IGP), Brigada Militar, Polícia Civil, órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública - SSP/RS.

O evento mobilizou oito bairros da cidade,  por meio da Associação de Moradores de Vacaria (UAMVA), presidida pela Sra. Iolanda Silveira, com apoio da Prefeitura Municipal, Defesa Civil, Guarda Municipal e várias secretarias do município.
Ações de cidadania como encaminhamento da Carteira de  Identidade, prevenção à saúde, ao uso de drogas, orientações quanto a denúncias aos órgãos de Segurança Pública, atividades esportivas, culturais e de lazer.

Texto – Ascom IGP/RS em 24/11/2014
Fotos – 2ª CRP IGP/RS       

 
Mulheres gaúchas participam de evento internacional em Brasília
ImageA Oficina para adaptação do protocolo Ibero-Americano de investigação com perspectiva de gênero dos crimes de violência doméstica e familiar contra a Mulher, realizada na semana que passou, em Brasília, teve a participação de Andréa Brochier Machado, corregedora-geral do IGP e coordenadora estadual do Projeto Sala Lilás e Anita Klein, delegada de Polícia e coordenadora das Delegacias Especializadas no Atendimento às Mulheres no RS (DEAM), que levaram as experiências inovadoras adotadas no nosso Estado.

Na mesa de abertura estiveram presentes, representantes da Secretaria de Reforma do Judiciário, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Aparecida Gonçalves, da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra às Mulheres, Márcia Teixeira a presidente da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar.

Nas palestras foram apresentados, o contexto Ibero-Americano de adaptação do protocolo na Nicarágua pelas palestrantes: Maria Isabel Largaespada, Comissionada Mayor, II Jefa Direccion omisaris de la Mujer e Y la Niñez,  Odett Emilia Leyton Delgado, directora de la Unidad Especializada de Delitos y contra la Violencia de Gênero, del Ministerio Publico, Yaoska Eugarrius Calderón, directora de Unidad de Atención a Victimas del Ministério Público.
Da Organização das Nações Unidas (ONU Mulheres), Wania Pasinato falou sobre a
importância da perspectiva de gênero na investigação de crimes de violência doméstica e familiar contra a Mulher e apresentado o Protocolo Nacional de investigação com perspectiva de gênero dos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher por Talita Rampim, Promotora de Justiça e Helena Gonçalves, Procuradora da República de Portugal.

Cerca de 30 mulheres do mundo inteiro participam das atividades nos dias 17 e 18 de novembro.

Texto – Ascom IGP/RS em 24/11/ 2014
Fotos – IGP/RS        
 
Servidores do IGP são homenageados na abertura da Semana da Consciência Negra
A Abertura da Semana da Consciência Negra da SSP nesta manhã, 17, realizada no pátio da Secretaria de Segurança Pública foi marcada por homenagensImage a integrantes do Grupo de Trabalho Igualdade Civilizatória e Racial na Segurança Pública.
Entre os homenageados estão os servidores do instituto-Geral de Perícias, Anselmo da Rosa Duarte e Mari Ângela de Melo Martins, integrantes do Grupo de Trabalho Igualdade Civilizatória e Racial na Segurança Pública, que receberam seus certificados do Diretor-Geral do IGP, José Cláudio Teixeira Garcia e do Vereador Claiton Silvestre Munhoz de Freitas, Delegado Cleiton, respectivamente. Os demais agraciados foram o Major Dagoberto Albuquerque da Costa, a escrivã Najla Maria Rodrigues dos santos, o Tenente Coronel Luiz Fernando da Oliveira Linch e Jorge Miliano Rodrigues Duarte (Kandieiro).  
Conforme o Secretário Airton Michels o Governo Estadual se preocupou em empreender ações que enfrentassem os conflitos da sociedade, incluindo o preconceito. Em 2013, o Governo do Estado assinou o Pacto Contra o Racismo Institucional, que busca realizar ações de reconhecimento da contribuição dos negros na historicidade gaúcha através de medidas afirmativas. Esta política pública ficou sob a responsabilidade da Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos.
Entre as atrações do evento houve a apresentação do Grupo Afro Luanda, uma Mostra da Culinária de Matriz Africana, feira de livros escritos por autores negros e venda de artesanatos de cultura negra, a apresentação da banda da Brigada Militar e exposição de painéis.
A solenidade contou com as presenças do Secretário Airton Michels, do Diretor-Geral do IGP, José Cláudio Teixeira Garcia, do Superintendente da Susepe, Gelson Treisleben, do Chefe de Polícia, Guilherme Wondraceck, do Comandante-Geral da Brigada Militar, Silanus Serenito de Oliveira Mello, do deputado Jeferson Fernandes, da Presidente do Codene, Elis Regina Gomes, servidores e convidados.
ASCOM/IGP-17/11/2014
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 9 - 16 de 1396

© 2014

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664