13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Compras
Documentos
Contratação Emergencial 2013
Promoções IGP
Concurso 2008
Seminário 15 Anos
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Banco Nacional do Desenvolvimento
Site do Sistema de Informação ao Cidadão

Revistas do IGP

 Revista do IGP nº3

 

 

Missão e Visão de Futuro
 .
Seminário Mulheres e a Segurança Pública
.
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Banrisul
.
Consultas Integradas
.

Cursos de Ensino à Distância

190

Disque Denúncia

IGP ganha Prêmio Destaque Forense com Perícia de Incêndio da Boate KISS
O Perito Rodrigo Ebert Harsteln e colaboradores, do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, foram os vencedores do primeiro Prêmio DestaqueImage Forense, na categoria Melhor Trabalho de Perícia Oficial em Local de Crime. Eles desenvolveram o trabalho "Perícia de Incêndio da Boate Kiss".
 O Perito Evandro Gomes recebeu o prêmio pela equipe, durante a cerimônia de abertura da primeira reunião da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses e 4º Encontro Nacional de Química Forense, que aconteceu nessa segunda-feira, 1º de setembro, em Ribeirão Preto.
O Prêmio Destaque Forense é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses com o objetivo de reconhecimento a todos aqueles que trabalharam em prol do desenvolvimento das Ciências Forenses no Brasil.
ASCOM/IGP-05/09/2014
 
Posto de Identificação de Cachoeira do Sul retoma atividades normais a partir desta sexta-feira
O Posto de Identificação (PI-IGP/RS) da cidade de Cachoeira do Sul, e que funciona junto às instalações da FGTAS, vai retomar o serviço de emissão de Carteiras de Identidade já nesta sexta-feira (05). As fortes chuvas com queda de granizo, que provocaram o alagamento do prédio, obrigaram os servidores do IGP ao atendimento de maneira improvisada, num dos corredores. Por enquanto a entrega dos documentos já encaminhados segue normal. Porém, o equipamento que emite novas carteiras só voltará a funcionar amanhã, tendo em vista a recuperação do local após as chuvas.
O Posto de Identificação do IGP/RS, em Cachoeira do Sul, fica na Rua Sete de Setembro, 1.040, Centro, telefone (051) 3722.3069 e funciona das 8 às 14 horas.

Texto: Ascom IGP/RS em 04/09/2014              
 
Seminário de Segurança Pública em Vacaria tem participação do IGP
ImageO 1º Seminário de Segurança Pública de Vacaria, realizado na última quinta-feira (21), na Casa do Povo, foi promovido pelo Gabinete de Gestão Integrada – Segurança e Fiscalização (GGI) do Governo do Estado. O tema principal do encontro foi “A prevenção em favor da vida” e contou com sete palestrantes, três deles servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
 
Na parte da manhã, o tenente-coronel Adilomar Jacson Silva, coordenador regional da Defesa Civil de Santa Maria falou sobre “A gestão da Defesa Civil no sinistro da Boate Kiss”; em seguida, o tenente-coronel Cleber Valinodo Pereira abordou aspectos da Lei Complementar nº 14.376 de 26 de Dezembro de 2013 -  que regula os alvarás do plano de prevenção contra incêndios - PPCI, no Estado do RS.

Na parte da tarde,  a papiloscopista Edméia Viana de Oliveira, do IGP, ministrou a palestra sobre perícia necropapiloscópica: “A identificação das vítimas da Boate Kiss”; em seguida Crisle Vignol Dillenburg, também papiloscopista falou sobre “Revelação de impressões latentes e acondicionamento de material”. Fechando a contribuição do IGP no evento, o papiloscopista Rafael Nascimento destacou “Os avanços da análise de fragmentos papiloscópicos no Rio Grande do Sul”.
Ainda na parte da tarde, o inspetor da Polícia Civil, Demétrio Peixoto apresentou o tema: “O detector de mentiras como ferramenta de inteligência na investigação criminal”.
O encerramento ficou a cargo do delegado de Polícia Regional de Santa Maria, Marcelo Mendes Arigony, que falou sobre a “Atuação da Polícia Judiciária no sinistro da Boate Kiss”.

Servidores da Segurança Pública Estadual (Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias e Susepe), Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros e Defesa Civil prestigiaram o evento.

Texto – Ascom IGP/RS em 25/08/2014
Fotos – PI/IGP Vacaria         
    
 
IGP participa do XI Encontro Técnico da Enafron
O Instituto-Geral de Perícias participou do XI Encontro Técnico da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON) e I Simpósio deImage Segurança Pública nas Fronteiras de Roraima, no período de 17 a 22 de agosto. Os eventos foram realizados nas cidades de Pacaraima –RR / Santa Elena de Uarén (Venezuela), Boa Vista – RR e municípios adjacentes. Representou o Instituto-Geral de Perícias o Coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Perícias (DPI/IGP), Felipe Molinar Machado.     
As reuniões trataram sobre o acompanhamento e discussões locais sobre a implementação do Plano Estratégico de Fronteiras e a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON), especialmente no que tange as regiões fronteiriças do Brasil com a Venezuela e Guiana. Outro tema tratado foram as práticas de cooperação, integração e colaboração entre o Brasil e países fronteiriços, contando com a participação da comunidade local, autoridades dos órgãos federais, estaduais e municipais das regiões fronteiriças. Os trabalhos foram conduzidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ).
ASCOM/IGP-25/08/2014
Foto: 6ª CRP
 
Automação nas Análises de DNA já é realidade no IGP
Com as presenças do Secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e do secretário-adjunto, Juarez Pinheiro, o Instituto-Geral de Perícias realizou Imagenesta manhã, 21, a solenidade de implantação da automação no processamento de vestígios biológicos nos exames de DNA, nas dependências do Departamento de Identificação, Av. Azenha, 255.
Na ocasião, a Diretora do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL), Trícia Kommers Albuquerque, salientou que o projeto foi escrito pela primeira vez em 2007 e com o desenvolvimento em 2011 do Banco de Perfis Genéticos, o DPL resolveu reeditar o projeto em 2013. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) reconheceu a importância dessa iniciativa e com seu apoio, o projeto se tornou realidade.
O Diretor-Geral Substituto do IGP, Paulo Leonel Fioravante Fernandes, agradeceu o apoio da SSP e da equipe do Departamento de Pesquisas Laboratoriais que se empenhou em tornar o projeto uma realidade. Lembrou ainda que o nosso Laboratório de DNA é uma referência nacional.
O Secretário Airton Michels saudou os presentes e destacou o empenho do Secretário-Adjunto Juarez Pinheiro, para que o projeto se tornasse uma realidade.
Convidado a falar pelo Secretário Michels, Juarez Pinheiro ressaltou que a SSP tem se empenhado em construir uma política de segurança pública cidadã, que se manifesta na busca de novas ferramentas no combate à criminalidade e que, “hoje, é o dia dos laboratórios. Estamos dando um grande passo no combate à impunidade. Hoje, o Rio grande do Sul se tornou o segundo estado a instalar a automação para análise dos vestígios de DNA. É um passo gigantesco, pois de 300 inserções de vestígios se torna possível a inserção de 3000 vestígios.
O Secretário-Adjunto da SSP, Juarez Pinheiro, ainda lembrou que o Rio Grande do Sul será o primeiro Estado do País a ter um Centro de Referência Pericial, um prédio de 7 andares, em que todos os Departamentos do Instituto-Geral de Perícias funcionarão de forma unificada.  
A implantação da automação nas análises de DNA permitirá à Divisão de Genética Forense do DPL/IGP o processamento de aproximadamente 3000 vestígios biológicos relativos a crimes, sem suposta autoria. Esses vestígios processados através da nova ferramenta poderão fornecer dados sobre a autoria através de sua caracterização genética e inserção dos perfis no sistema de Banco de Perfis Genéticos.
O Rio Grande do Sul é membro da Rede Integrada do Banco de Perfis Genéticos, através do sistema CODIS, juntamente com os laboratórios do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Polícia Federal.  
Compareceram à cerimônia o Promotor de Justiça João Pedro de Freitas Xavier, representando o Procurador Geral da Justiça, Eduardo de Lima Veiga, o Chefe de Polícia, Delegado Guilherme Yates Wondracek, o Superintendente-Adjunto da Susepe, Irineu Kock, e representando a Brigada Militar o Cap. Márcio Nunes Homem, o Diretor-Geral da SSP, Luiz Henrique Esteves, o Diretor do Departamento de Inteligência de Segurança Pública, Delegado Jucelino Medeiros de Oliveira, o Diretor do Departamento de Gestão do Conhecimento para a Prevenção e Repressão à Corrupção, Delegado Jerônimo Pereira, o Coordenador do RS Na Paz, Delegado Carlos Alberto Santana da Rosa e a Coordenadora-Adjunta, Alineura Provenzi e o representante da Ouvidoria do Estado, Márcio Beck, a Corregedora-Geral do IGP, Andréa Brochier Machado, o Diretor Administrativo do IGP, Rodrigo Leffa Vieira, o Diretor-Substituto do Departamento de Identificação, Eduardo Stumvoll, a Diretora do Departamento Médico-Legal, Elisa Gallardo, o Diretor-Substituto do Departamento de Criminalística-Roque Degrazia Nadler, o Diretor-Substituto do Departamento de Pericias do Interior, Jackson Garrafiel Dombrowski, a representante da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica, Rosemary Shinkay, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, Carla Bonan e a Coordenadora Científica do Instituto de Bioética da PUC.
ASCOM/IGP-21/08/2014
 
IGP Automatiza Análises de DNA
Será amanhã, 21, ás 10h, no Departamento de Identificação, Av. Azenha, 255, a solenidade de implantação da automação no processamento de vestígios biológicos nos exames de DNA, da Divisão de Genética Forense, do Departamento de Perícias Laboratoriais, DPL, do Instituto-Geral de Perícias.
Com a conquista, o IGP passa a contar com mais uma poderosa ferramenta para a elucidação de crimes no Rio Grande do Sul. A nova plataforma de processamento contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP e teve um investimento em torno de R$ 250.000, 00 (duzentos e cinqüenta mil reais) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A ferramenta possibilita à Divisão de Genética Forense do DPL a ampliação da capacidade de comparar diversos perfis genéticos de cenas de crime e estabelecer autorias em comum, principalmente nos casos em que o agressor apresenta comportamento reincidente.
A implantação da automação nas análises de DNA permitirá à Divisão de Genética Forense do DPL/IGP o processamento de aproximadamente 3000 vestígios biológicos relativos a crimes, sem suposta autoria. Esses vestígios processados através da nova ferramenta poderão fornecer dados sobre a autoria através de sua caracterização genética e inserção dos perfis no sistema.
Desde 2000, o exame de DNA é utilizado como uma ferramenta poderosa para a elucidação de crimes no Rio Grande do Sul. Segundo os técnicos do Setor de Genética Forense, o processo teve uma evolução nos últimos meses, a partir da definição da Rede Integrada de Perfis Genéticos (RIBPG), e o início das inserções dos perfis genéticos de vestígios de local de crime no sistema Codis/RS. A metodologia colocou o Estado num novo patamar de investigação criminal científica.
O Rio Grande do Sul é membro da Rede Integrada do Banco de Perfis Genéticos, através do sistema CODIS, juntamente com os laboratórios do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Polícia Federal.  
Para que o Banco de Perfis Genéticos possa gerar resultados cada vez mais eficazes se faz necessária a agilidade no processamento e inserção de dados. Com esse objetivo, o Instituto-Geral de Perícias, através do apoio da Secretaria de Segurança Pública, SSP, obteve a aprovação do projeto de implantação de automação no processamento de vestígios biológicos para fins de exame de DNA.
A implantação da automação repercutirá não apenas no aumento do número de perícias de DNA realizadas, mas também na agilidade e qualidade da resposta gerada por este órgão pericial no combate à impunidade.

ASCOM/IGP-20/08/2014

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 9 - 16 de 1366

© 2014

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3288-5167 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664