13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

Primeira reunião do GGI é realizada na SSP

 Image

A primeira reunião com o colegiado do Gabinete de Gestão integrada da Segurança Pública no Rio Grande do Sul (GGI/RS), foi realizada nessa segunda-feira (11), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da SSP. Em pauta a apresentação  institucional da segurança pública no RS, a reestruturação da legislação e do regimento interno do GGI  e a aprovação do calendário anual de reuniões.
O GGI foi criado pelo governo do RS, através do decreto Nº 48.704, de 16 de dezembro de 2011. É um órgão deliberativo, consultivo e executivo que opera por consenso, respeitando a autonomia dos órgãos e instituições que o compõem.  Compete ao GGI integrar a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e a Administração Pública Estadual.

Neste primeiro encontro o secretário Wantuir Jacini, que coordena o GGI, recebeu dos integrantes do colegiado, sugestões de ações para a atuação dos agentes de segurança Pública. Jacini destacou a importância da inteligência artificial para combater os crimes, “nosso foco é combater e prevenir àqueles crimes que mais impactam a sociedade e eles são os delitos contra a vida e o patrimônio”.  O secretário também comunicou o colegiado que no próximo dia 21 de maio será assinado um acordo sobre o plano estratégico do governo com as secretarias estaduais.

O secretário executivo Tárcio Lemos apresentou o calendário de reuniões que devem ocorrer ao longo do ano, sempre na primeira quarta-feira do mês. Tárcio destacou os objetivos principais do GGI, “a integração dos órgãos do sistema de segurança pública e criminal, o planejamento estratégico para gerenciar as ações empreendidas pelo sistema de segurança pública e a informação como principal ferramenta de ação policial”.

Fazem parte do colegiado do GGI: a Casa Militar, a Defesa Civil da Casa Militar, a Procuradoria-Geral do Estado, a Defensoria Pública Geral do Estado, oImage Departamento estadual de Trânsito, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Associação de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do RS (ASGMUSP), a FAMURS, o Ministério Público do Estadual, a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, a Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria da Segurança Pública (BM, PC, IGP e SUSEPE), incluindo a direção-geral da SSP e departamentos como a Ouvidoria e o PROESCI, além da Secretária Nacional da Segurança Pública.
 
Texto - Cristiane Viegas Ascom SSP/RS em 11/05/2015
Fotos – Norberto Peres IGP/RS

 
Inscrições para cursos da Senasp via Internet
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça, Governo Federal, está recebendo inscrições para cursos do 34º Ciclo do Ensino à Distância (EAD). Os interessados devem acessar o link abaixo

https://ead.senasp.gov.br/


Ascom IGP/RS em 11/05/2015     
 
Forças policiais apreenderam mais de 2,2 mil armas e cerca de 1,5 tonelada de drogas em 2015
ImageSomente na última semana foram apreendidos, no Estado, 754 kg de entorpecentes e 128 armas

Desde o início da semana a Polícia Civil (PC) e a Brigada Militar (BM) desencadearam uma série de ações com foco no combate ao tráfico de drogas aos crimes contra a vida e o patrimônio. Operações com foco em grupos responsáveis pelo tráfico de entorpecentes, sequestros, roubo a bancos e explosão de caixas eletrônicos.
Nos últimos sete dias foram apreendidos, em todo Estado, 754 kg de drogas. A metade do total acumulado neste ano, que corresponde a 1,5 tonelada. Para o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, a qualidade dos recursos humanos faz com que as instituições gerem os resultados apresentados. “São ações de pronta resposta e de inteligência policial que demandam expertise ou necessitam de um tempo de maturação. No entanto, possuem grande efetividade quanto aos objetivos”, avalia.
 
Na quinta-feira (07), BM apreendeu em Alvorada 436 kg de maconha. Através de uma denúncia anônima, o Pelotão de Operações Especiais local conseguiu interceptar o carregamento, configurando a maior apreensão de drogas já feita pela corporação no município.
Na sexta-feira (08), a Polícia Civil, através de operações do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC), apreendeu 14 quilos de maconha dentro de um clube de Porto Alegre. No bairro Santo Antônio foram presos dois criminosos que gerenciavam um esquema de tele-entrega de drogas para clientes de grande poder aquisitivo.
Ainda na sexta-feira (08), em Bagé, cerca de 2.500 pontos de LSD foram apreendidos pela Delegacia de Polícia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (DEFREC) configurando a maior apreensão realizada no Estado este ano. O preso, considerado o maior importador de LSD no Brasil, adquiria a droga na Espanha e a recebia através do correio.
No sábado, em Três Passos, na região Noroeste do RS, uma ação integrada da BM e PC apreendeu cerca de 180 kg de maconha, embalados em mais de 200 tijolos. Três homens foram presos e encaminhados ao presídio local. Outras operações na prisão de quadrilhas de traficantes nos municípios de Carlos Barbosa, Rio Grande, Sarandi e Canoas.

Ofensiva contra quadrilhas especializadas
 
O Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) efetuou a prisão de três integrantes a principal quadrilha especializada em roubos a bancos e explosão de caixas eletrônicos no RS. A ação, ocorrida na quarta-feira (06), decorreu de uma investigação em andamento há mais de seis meses e foi realizada na noite em que o grupo se reunia para planejar uma nova ação criminosa, a ser executada em municípios do Vale dos Sinos ou Paranhana.
Foram apreendidos no local quatro fuzis, uma pistola, um revólver, uma espingarda, farta quantidade de munições de diversos calibres, três veículos, celulares, balança de precisão, coletes balísticos e dinheiro. Também foram apreendidos seis quilos de explosivos, cordel detonante e espoletas.
Policiais da 4ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, desarticulou, em ações ordenadas durante toda a semana, uma quadrilha especializada em sequestro, extorsão e roubo na região do Vale dos Sinos. Ao longo do tempo, a quadrilha obteve mais de R$ 1 milhão em extorsão de empresários da região do Vale dos Sinos.

Os trabalhos resultaram na prisão de 12 pessoas e na apreensão de três carros, um revólver calibre 38, quatro pistolas calibre 380, munição de diversosImage calibres, telefones celulares, relógios de marcas, drogas e uma camiseta com a inscrição e distintivo da Polícia Civil utilizada nos ataques.
Na última semana, foram tiradas das mãos de criminosos 128 armas em todo o Estado. Desde o início do ano já são 2.297, sendo que cerca de 20% correspondem a armamento considerado de grande potencial ofensivo.

Texto: Claiton Silva em 11/05/2015
Fotos:Divulgação/Polícia Civil         
 
Direção do IGP recebe deputado e prefeito de Rio Grande
ImageA possibilidade da criação de uma Coordenadoria Regional de Perícias, na cidade de Rio Grande, foi a pauta de um encontro, na tarde desta quarta-feira (29), no gabinete da direção geral do IGP, em Porto Alegre. O perito criminalístico CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER, acompanhado do diretor do Departamento de Perícias do Interior (DPI), perito criminal MARCO ANTONIO AURÉLIO CURCIO recebeu a visita do deputado estadual ADILSON TROCA, do prefeito municipal de Rio Grande, ALEXANDRE LINDENMAYER e dos vereadores DENISE RODRIGUES MARQUES e FLÁVIO SANTOS.

O encontro propiciou o convite da comunidade riograndina, representada pelo chefe do Poder Executivo, à direção do Instituto-Geral de Perícias (IGP) a fim de que esteja presente no dia 11 de maio próximo, na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, representada pelo superintendente DANIEL NASCIMENTO, que também veio a Porto Alegre. De acordo com o prefeito, Alexandre Lindenmayer, “no dia 11, o IGP poderá observar a estrutura que Rio Grande oferece para que a zona sul do Estado tenha mais um pólo pericial, beneficiando dezenas de municípios da região.Image
 
Texto e fotos – Norberto Peres – IGP em 29/04/2015        
 
IGP e Polícia Civil atuam em evento do Rotary em Vacaria
Image
No último fim de semana o Instituto Geral de Perícias (IGP) e a Polícia Civil estiveram integradas à 19ª edição do Rotary Comunitário, evento promovido pelo Rotary Club da cidade de Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra. No sábado(25), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Juventina Morena de Oliveira, situada no Bairro Barcelos, a Secretaria da Segurança Pública do RS (SSP) esteve representada pelas duas instituições vinculadas.

A papiloscopista Suelen Oliveira Abreu, chefe do Posto de Identificação Regional de Vacaria informa que o IGP atendeu 37 pessoas interessadas no encaminhamento da carteira de identidade (RG), para as quais foram esclarecidas dúvidas quanto à documentação obrigatória e procedimento. Após a triagem foram distribuídas fichas para confecção do RG à comunidade carente. A estagiária Elisiane Vargas também fez parte da equipe de trabalho do IGP/RS.

A Polícia Civil colocou à disposição a “Caixa Preta e Branca da PC” para receber denúncias, além de ser exposto quadro sobre as drogas, orientações e distribuição de material educativo, cartilhas, folders e adesivos sobre prevenção às substâncias entorpecentes.

O evento contou, também, com outras atividades, tais como: assistência jurídica, maquiagem, oficinas de artesanato, arte, dança e histórias para crianças, brechó de roupas, corte de cabelo e manicure, exames clínicos, atividades recreativas, esportivas, palestras e atendimentos especializados na área da saúde.

Rotary Club é uma entidade que congrega profissionais líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um elevado padrão de ética eImage ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Texto e fotos – 2ª CRP – Caxias do Sul/Vacaria em 28/04/2015     
 
CENTRO REGIONAL DE EXCELÊNCIA EM PERÍCIAS CRIMINAIS
ImageOs Diários Oficiais da União e do Estado do RS publicaram, nesta quinta-feira (23), o aviso de  licitação, com data prevista para abertura das propostas da concorrência em 27/05/2015 às 10 horas. Trata-se da contratação de empresa de Engenharia para execução de obras do CENTRO REGIONAL DE EXCELÊNCIA EM PERÍCIAS CRIMINAIS DO SUL, sob gestão do Instituto Geral de Perícias (IGP/RS).

Um prédio com área total de 11.734 m², distribuídos em 7 andares, que colocará a perícia criminal do Rio Grande do Sul em destaque no cenário internacional.
 
O projeto completo envolve a obra e aquisição de equipamentos e tecnologias voltados para a resolução de crimes de elevada complexidade. NasImage dependências deste centro serão efetuados os exames periciais locais, mas também servirá como núcleo de treinamento e intercâmbio de conhecimentos de peritos de todo território nacional.
 
Texto – IGP/RS em 23/04/2015
Ilustrações - SOP                      
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 9 - 16 de 1541

© 2015

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664