13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Compras
Documentos
Contratação Emergencial 2013
Promoções IGP
Concurso 2008
Seminário 15 Anos
Telefones úteis do IGP
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Banco Nacional do Desenvolvimento
Site do Sistema de Informação ao Cidadão

Revistas do IGP

 Revista do IGP nº3

 

 

Missão e Visão de Futuro
 .
Seminário Mulheres e a Segurança Pública
.
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Banrisul
.
Consultas Integradas
.

Cursos de Ensino à Distância

190

Disque Denúncia

Projeto “Coordenadoria Itinerante” acontece na cidade de Ijuí
A 6ª Coordenadoria Regional de Perícias, do Departamento de Perícias do Interior (6ª CRP/DPI/IGP) realizou nessa segunda-feira (16), mais uma etapaImage do projeto intitulado ‘Coordenadoria Itinerante’ no município de Ijuí, região nordeste do Estado. Durante a atividade foi entregue a reforma da câmara fria do Posto Médico Legal (PML) Ijuí para melhor acolhimento  de vítimas para exames periciais.
 
A Coordenadoria Itinerante visa coordenar, verificar e analisar as adequações físicas,  recursos materiais e instalações dos Postos de Identificação e Médico-legais, incluindo a instalação da Sala Lilás, andamento de trabalhos periciais, e também a apresentação dos resultados obtidos, os desafios futuros e a percepção social da coordenadoria em relação a cada Posto, a fim de promover o alinhamento das ações e informações entre direção, coordenadoria e servidores.
Participaram da atividade a Papiloscopista Mara Rejane da Costa Malheiros e a Auxiliar de Perícias Isabel Cristina Calvet da Silva Tondo dos Santos (PI Ijuí), o Fotógrafo Criminalístico Carlos Adão Martinelli, do Posto de Criminalística (PC) de Santo Ângelo e o Coordenador da 6ª CRP, Perito Filipe Molinar Machado.

Texto: 6ª CRP –Santo Angelo em 17/06/2014
Fotos: Carlos Adão Martinelli PC Santo Angelo         
 
Porto Alegre sedia curso de Perícia Papiloscópica em nível nacional
ImageA capital gaúcha foi escolhida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça(MJ), do Governo Federal, para reunir profissionais de todo o País para o Curso de Perícia Papiloscópica em local de crime e laboratório. O evento, inserido no Programa ‘BRASIL MAIS SEGURO’, do Governo Federal se propôs a revisar e atualizar os conhecimentos na área da Papiloscopia, contando com professores qualificados e com larga experiência no assunto. Com aulas teóricas na Academia Integrada de Segurança Pública (ACISP), na zona leste de Porto Alegre e exercícios práticos na sede do Departamento de Identificação do IGP (DI-IGP/RS), Avenida Azenha, 255, o curso durou quatro dias, de 26 a 30 de maio.

Conforme o ítem ‘objetivos gerais’, que consta no Programa do curso, a iniciativa buscou: capacitar os profissionais de segurança pública para atuarem de forma padronizada, utilizando técnicas de Perícia Papiloscópica, bem como fortalecer e regular as atividades das perícias oficiais, tornando-as capazes de utilizar esta ferramenta na produção de prova, a fim de obter a individualização de suspeitos e elaboração do laudo pericial, produzindo evidências sólidas para que as autoridades possam formar suas livres convicções a respeito da autoria, facilitando assim o julgamento e a elaboração da sentença judicial.

Ao todo, sete disciplinas foram ministradas, ao longo do curso:

1) Noções de Direitos Humanos;
2) Noções de segurança e de proteção à saúde;
3) Noções de Criminalística aplicada a Perícia Papiloscópica;
4) Fotografia aplicada à Perícia Papiloscópica;
5) Perícia Papiloscópica em local de crime;
6) Perícia Papiloscópica em laboratório;
7)Exame de Confronto.

Essas disciplinas foram ministradas por especialistas em Papiloscopia dos principais centros de Perícia e Pesquisa do Brasil, do Distrito Federal a maioria.

A coordenação local do curso esteve a cargo do Papiloscopista, Celso Osório da Silva Dias, assessor da direção do Departamento de Identificação (DI) que contou com a parceria do Departamento de Ensino e Treinamento, da Secretaria de Segurança Pública (DET-SSP/RS) na pessoa do coronel Julio César Marobin.

Texto – Ascom IGP/RS
Ilustração – arquivo Ascom IGP       
 
SSP inaugura CICC/RS com participação do IGP
Nessa segunda-feira, dia 2 de junho, com a presença do governador Tarso Genro,  a Secretaria da Segurança Pública do RS (SSP) inaugurou o CentroImage Integrado de Comando e Controle do Estado do Rio Grande do Sul (CICC/RS), erguido em prédio anexo ao da SSP, na rua Voluntários da Pátria, ao lado da Estação Rodoviária de Porto Alegre.
 
A autoria do projeto arquitetônico é da Escrivã de Polícia Arquiteta Flávia Steinbruch,  chefe da Divisão de Arquitetura e Engenharia de Manutenção da SSP e  do Perito Criminal Arquiteto Jackson Garrafiel Dombrowski - Chefe da Divisão de Projetos e Convênios do IGP/RS. Os arquitetos integraram o processo de concepção dos espaços do CICC/RS desde o inicio, juntamente com coronel Erlo Pietroski, o tenente Sidney Moacyr Pereira – ASCOPA, o delegado de Polícia Marcos Meirelles e o comissário Luis Carlos Chomeniuk - DTIC/SSP, retratando uma nova visão operacional integrada das atividades da segurança pública, determinada tanto pela qualificação na prestação do serviço, quanto pela melhoria das condições de trabalho.Image

O Instituto Geral de Pericias  participou do processo de criação e da efetiva utilização desta estrutura, designando servidores que atuarão no CICC/RS.

Texto – Ascom IGP/RS
Fotos – ST/IGP/RS
 
6ª CRP participa da apresentação sobre o enfrentamento à violência contra a mulher
ImageA 6ª Coordenadoria Regional de Perícias do Departamento de Perícias do Interior (6ª CRP/DPI/IGP) participou, juntamente com a corregedora-geral do IGP e coordenadora estadual do Projeto Sala Lilás, Andréa Brochier Machado, da apresentação da Rede de Atendimento da Segurança Pública para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, na última quarta-feira, 28, na Câmara Municipal de Vereadores do município de Santo Ângelo.
 
De acordo com Andréa Machado, o espaço “criado como um local de acolhimento à mulher vítima de violência vem evoluindo desde a primeira instalação, no Departamento Médico-Legal (DML/Porto Alegre) em 2012”.. Andrea salientou que na Sala Lilás, as mulheres têm total privacidade, enquanto aguardam o atendimento para a perícia física, sendo recebidas pelo serviço psicossocial e podem ainda fazer o retrato falado digital do agressor. Andréa destacou também o reconhecimento internacional que o Rio Grande do Sul já alcançou a partir das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, a Sala Lilás (IGP) e a Patrulha Maria da Penha (Brigada Militar e Polícia Civil) e ratificou a continuidade do trabalho em favor do respeito e da dignidade das mulheres gaúchas.

A solenidade foi marcada pela presença de mulheres na representação dos governos estadual e municipal, do poder legislativo de Rio Grande e do próprio IGP/RS. A assessora de gabinete do secretário Airton Michels, Anita Kieling, foi designada para representá-lo na cerimônia. A vice-prefeita, Nara Damião, representou o Executivo Municipal, enquanto que a Câmara de Vereadores contou com a participação dos parlamentares Gilberto Corazza, Zilá Andres, Jaqueline Possebom, José Martins e seu Presidente Diomar Formenton e Andréa Brochier Machado, que além de coordenadora estadual da Sala lilás representou o Diretor-Geral do IGP, José Cláudio Teixeira Garcia.  Participaram também da capacitação oficiais da Brigada Militar local, servidores da Polícia Civil, o coordenador regional da 6ª CRP, perito Filipe Molinar Machado, os papiloscopistas Karen Mattiazzi, Bernardo Zandoná, Dimitrius Catasblancas, Daniana Rigon, o perito médico-legista Douglas Pierola e os administrativos Ernani Klampt, Túlio do Nascimento e Tânia Tosi, membros do Poder Executivo e Legislativo municipal e Ministério Público, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretaria Municipal da Saúde e comunidade regional.
ASCOM/IGP-03/06/2014
Foto: 6ª CRP
 
IGP promove workshop com especialista mundial no sistema AFIS
Os papiloscopistas do Instituto Geral de Perícias (IGP), lotados no Departamento de Identificação (DI) viveram uma experiência profissional ímparImage em termos de atualização e qualificação profissional.
Nos dias 21, 22 e 23 de maio, na sede do DI (Av. Azenha, 255) em Porto Alegre, esteve o professor Mr. John Burt, considerado uma referência mundial na tecnologia AFIS (Automated Fingerprint Identification System), o sistema automático de pesquisa de impressões digitais. O workshop, coordenado por Mr. Burt, foi disponibilizado pela NEC Brasil, fornecedora do sistema AFIS.

O sistema AFIS é uma ferramenta que possibilita que as impressões digitais, coletadas em locais de crime possam ser individualizadas através de confronto papiloscópico.
Mr. John Burt atua na área desde 1967, quando ingressou na polícia da Nova Zelândia, passando por Tokyo (Japão), Iraque e, atualmente, consultor da NEC em Sacramento, Califórnia, Estados Unidos.

O curso foi desenvolvido para 16 papiloscopistas do IGP, através de tradução simultânea, diretamente na no sistema AFIS, trabalhando com casos reais.

Na prática, dois casos recentes de assassinato foram solucionados com a ferramenta AFIS.
 
O primeiro, teve como vítima o jornalista Fabiano da Silva Cardoso, da Prefeitura de Porto Alegre, morto a tiros dentro do próprio carro, na noite de 1º de maio, em Canoas. O crime foi investigado pela Delegacia de Polícia (DHD), da cidade de Canoas.
O outro caso foi o assassinato do instrutor de auto-escola, Rodrigo Russo, morto na manhã de 27 de março, na zona sul da Capital; o caso teve investigação pela equipe da 15ª DP.
 
Ambos os crimes foram solucionados exclusivamente com a ferramenta AFIS, já que os delegados não tinham suspeitos. Os dois laudos já foram entregues.
 
Texto – Ascom IGP/RS em 28/05/2014
Fotos – DI-IGP     
 
Gaúchos elegem prioridades para o Orçamento de 2015 na próxima semana
ImageNa próxima semana, nos dias 02, 03 e 04 de junho  haverá a votação de prioridades que serão definidas no orçamento de 2015. A votação pela Internet estará disponível de 02 a 04 de junho, já a votação física será apenas na quarta-feira, dia quatro. Nos Postos de Identificação do IGP, em todo o Rio Grande do Sul, urnas estarão disponíveis para que a população deposite suas escolhas.
Para votar pela Internet é só acessar o site www.participa.rs.gov.br e obter maiores informações. Também é possível se cadastrar no login cidadão do www.portaldaparticipacao.rs.gov.br
 
Os agentes regionais de governo devem procurar os representantes da SEPLAG (Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação - Departamento de Participação) das respectivas regiões para obtenção de urnas, cédulas e material de divulgação.
Contato para solicitar urnas e cédulas de votação junto à SEPLAG é pelo telefone (051) 32881486 com William. Para disponibilização do material de divulgação e contato com as regionais da SEPLAG o número é (051) 85932028 com Nelson.

Texto – Ascom IGP/RS em 27/05/2014
Material de divulgação - SEPLAG               
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 9 - 16 de 1347

© 2014

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677/6675 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664