13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

5º SEMINÁRIO DE PESQUISAS, ESTUDOS E INOVAÇÕES DO IGP
CIÊNCIA E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Image
Dois pilares da atuação do Instituto-Geral de Perícias no limiar desta “maioridade”.
Dezoito anos se passaram desde a vigência da Emenda Constitucional Nº 19, que estabeleceu a data de 17 de julho de 1997 como o aniversário do IGP.
Entretanto, dos primórdios do Departamento de Polícia Técnico-Científica até a materialização de um Centro Regional de Excelência em Perícias, que caminha a passos largos nesta primeira metade de 2015. A Perícia Oficial Gaúcha é referência para todo o Brasil.

O 5º SEMINÁRIO DE PESQUISAS, ESTUDOS E INOVAÇÕES DO IGP/RS é mais um passo da Secretaria da Segurança Pública do RS, através do órgão vinculado de perícia, no caminho de oferecer à sociedade gaúcha ainda mais qualidade e eficiência nos serviços prestados nessa área da administração pública. Nos dois dias do evento vamos apresentar o resultado de muito trabalho, dedicação e conhecimento dos profissionais selecionados, o qual vai proporcionar uma atualização aos nossos servidores.

ImageO evento também tem como objetivo levar ao conhecimento das instituições direta e indiretamente ligadas à área da segurança pública do Estado do Rio Grande do Sul, os seguintes temas: o laudo eletrônico e certificação digital, a tragédia da Boate Kiss, o DNA e política sobre pessoas desaparecidas, o Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil – CRAI e também novas técnicas e tecnologias do local de crime aos laboratórios.

Este seminário é promovido e realizado pelo INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS IGP/RS, com o apoio da Secretaria da Segurança Pública, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Assembleia Legislativa RS, além de outras entidades e empresas colaboradoras.

Inscrições on line: http://goo.gl/forms/TVyMebWKIQ
 
CASO RESTINGA – EXAMES PERICIAIS COMPLEMENTARES REVELAM SANGUE DO SUSPEITO NO LOCAL DA CHACINA
Image
O Instituto-Geral de Perícias(IGP) divulgou em entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira (21), no gabinete da Direção Geral, os resultados dos laudos de DNA – pesquisa de sangue humano no local da chacina (bairro Restinga), quando foram assassinadas quatro pessoas da mesma família, na madrugada do último dia oito de agosto. Mais de 30 amostras foram coletadas pela equipe do Departamento de Perícias Laboratoriais(DPL), de acordo com a diretora, perita criminal Bianca de Almeida Carvalho. Duas delas, contendo sangue, deram resultado compatível com o DNA do suspeito, Claudiomar do Nascimento da Rosa, preso preventivamente pela Justiça e do menor Gregory Fim da Silva, de 6 anos de idade.

O diretor-geral do IGP, perito criminalístico Cleber Ricardo Teixeira Müller esclareceu à Imprensa que as amostras referidas foram coletadas no dia 14 deImage agosto, seis dias após a chacina. Uma delas, mancha de sangue sobre um móvel do quarto onde foi encontrado o cadáver do menino e outra retirada da ponta da torneira, na pia do banheiro da casa.
Na entrevista à Imprensa esteve presente, também, a perita criminal Polyana Maier, responsável pela análise das amostras coletadas. O perito criminal Gustavo Lucena Kortmann também atuou no trabalho de coleta de amostras no local dos crimes.

Ainda na manhã de hoje a cópia dos laudos foi enviada aos delegados da Polícia Civil, Paulo Rogério Grillo e Adriano Melgaço, responsáveis pela investigação do caso.

Texto e fotos – Norberto Peres – DG – IGP/RS em 21/08/2015      
 
SEMINÁRIO SAÚDE PREVENTIVA E O SERVIDOR DA SEGURANÇA PÚBLICA CHEGA A PELOTAS
ImageNesta quinta-feira (20), no Colégio Gonzaga, no centro de Pelotas, acontece mais uma edição do Seminário em Saúde Preventiva para o Servidor da Segurança Pública, verba do Convênio entre com a Secretaria Nacional da Segurança Pública - SENASP; o evento visa a integração ebtre os órgãos de Segurança Pública, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias. No IGP, o projeto é coordenado pela Divisão de Pessoal, através da servidora Maria Elenir Bastiani. Confira, em destaque, a agenda de eventos programada para os próximos dois meses:

20 agosto - Pelotas
03 setembro - Santana do Livramento
17 setembro - Passo Fundo
08 outubro - Santa Maria
29 outubro - Porto Alegre

Ascom IGP/RS em 20/08/2015       
 
IGP E POLÍCIA CIVIL DIVULGAM SOLUÇÃO DO CRIME NA RESTINGA

PERÍCIA FOI DECISIVA NO INDICIAMENTO DO SUSPEITO

Image

Antes de completar uma semana dos quatros assassinatos no bairro Restinga, zona sul de Porto Alegre, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) e a Polícia Civil concederam entrevista sobre os exames periciais e as investigações que culminaram na prisão preventiva de CLAUDIOMAR DO NASCIMENTO DA ROSA, 24 anos de idade.

O caso refere-se a um quádruplo homicídio, onde foram esgorjadas, a ex-namorada de Claudiomar, Lauren Roseane Farias Fim, 27 anos; a mãe dela, Sandra Regina Farias Fim, 62 anos; a sobrinha de Lauren, Vitória Fim Rodrigues, 17 anos e o filho da ex-namorada, o menino Gregory Fim da Silva, 6 anos. Na manhã dessa sexta-feira (14), no auditório do Palácio da Polícia Civil, em Porto Alegre, o diretor-geral do IGP, perito criminalístico Cleber Ricardo Teixeira Müller, acompanhado da perita Juliane Lorencena Chassot , concedeu coletiva à Imprensa detalhando toda a atuação de diversos ramos da perícia no caso.

OPERAÇÃO RESTINGA

ImageNo dia anterior à entrevista (13), o diretor-geral do IGP, Cleber Müller, convocou uma reunião técnica, da qual participaram cerca de 15 servidores do IGP, entre peritos, papiloscopistas e fotógrafos criminais. O objetivo foi realizar um estudo aprofundado de todas as provas obtidas,  laudos já elaborados e em andamento,  e análise de imagens fotográficas obtidas no local do crime, a fim de avançar na compreensão da dinâmica dos fatos. Foram três horas de debate, relatos e conclusões dos profissionais que desde o início estão envolvidos no caso.

A PROVA DEFINITIVA

 A conclusão da perícia foi que Claudiomar do Nascimento da Rosa se utilizou de uma embalagem de papelão (aveia), para iniciar o fogo, empregando-aImage uma tocha, em um dos quartos onde se encontravam duas das vítimas, no intuito de destruir provas do crime, provocando incêndio no local. Esta caixa de papelão, parcialmente carbonizada, foi recolhida pela equipe do IGP que atendeu o local,  e as impressões digitais encontradas neste objeto  foram analisadas,  resultando na identificação do suspeito e a comprovação da presença dele no ambiente da chacina.

Em vários momentos foi ressaltado o trabalho conjunto da Polícia civil e o IGP e a importância da integração de todos os Departamentos do Instituto-Geral de Perícias, neste caso,  coordenados pela área de inteligência do IGP.

Texto e fotos – DG-IGP/RS em 17/08/2015            
 
IGP/RS e Judiciário afinam cooperação mútua em reunião de trabalho
ImageO Instituto-Geral de Perícias, a corregedoria de Justiça e o Ministério Público do Estado estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (12), no Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. O encontro de trabalho, coordenado pelo juiz corregedor Fábio Vieira Hertz, contou com as presenças do diretor-geral do IGP/RS, perito criminalístico Cleber Ricardo Teixeira Müller e do sub procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen. Na ocasião, acompanhados de assessores diretos, os gestores do Judiciário, Ministério Público e Perícia Oficial do Estado do RS debateram formas de cooperação e alternativas de investimento nos principais projetos de gestão do IGP para os próximos três anos e meio.

Cleber Müller destacou a efetividade na construção do Centro Regional de Excelência em Perícias do Sul, cujas obras estão em pleno andamento. E a necessidade de investimento em tecnologia, capacitação dos servidores, insumos e o custeio de uma perícia que possa prestar serviços cada vez melhores à sociedade gaúcha.

Já Luciano Vaccaro, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, que acompanhou o sub procurador-geral de Justiça, fez questão de frisar a importância da perícia no processo penal e o que pode representar de ganho para o Judiciário do RS uma perícia oficial melhor equipada e dotada de mais recursos.

O IGP/RS, além do diretor-geral, foi representado pelo diretor do Departamento Médico Legal (DML), perito médico-legista Luciano Haas, Oscar Carvalho de Lima Filho, também perito médico-legista, a diretora do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL), perita químico-forense, Bianca de Almeida Carvalho e pela servidora Dayse Farias, da Supervisão Técnica.
 
Também participou da reunião a juíza titular da 2ª Vara Cível de Taquara, Cintia Mua.

Texto e fotos – Norberto Peres – DG - IGP/RS em 12/08/2015     
 
OBRA DO NOVO PRÉDIO DO IGP/RS AVANÇA E MUDA A PAISAGEM
Image
Operários circulando de um lado para o outro, escavações, máquinas, canos, contêineres e, é claro, as placas com todas as informações do que começa aImage acontecer entre a Estação Rodoviária de Porto Alegre e o prédio da Secretaria Estadual da Segurança Pública. O Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais do IGP/RS começa a ser erguido e a ocupar o terreno a ele destinado. Além das marcações e primeiras medições executadas pela empresa construtora, as escavações iniciais estabelecem o que será a rede de esgotos do prédio de sete andares, cujos alicerces, muito breve estarão sendo colocados.

O Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais terá sete andares e vai abrigar, além do gabinete da Direção Geral e Departamentos Administrativos, a estrutura do Departamento de Criminalística, de Perícias Laboratoriais e de Perícias do Interior, em 11,7 mil m2 de área construída.
Image
Texto e fotos – Norberto Peres – DG – IGP/RS em 12/08/2015    
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 9 - 16 de 1616

© 2015

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664