13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Compras
Documentos
Contratação Emergencial 2013
Promoções IGP
Concurso 2008
Seminário 15 Anos
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Banco Nacional do Desenvolvimento
Site do Sistema de Informação ao Cidadão

Revistas do IGP

 Revista do IGP nº3

 

 

Missão e Visão de Futuro
 .
Seminário Mulheres e a Segurança Pública
.
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Banrisul
.
Consultas Integradas
.

Cursos de Ensino à Distância

190

Disque Denúncia

Usuários da Procergs debatem sistema integrado de informações no RS
Nesta quinta-feira (02) o Instituto Geral de Perícias (IGP/RS) esteve representado na reunião do grupo de usuários da Procergs - Companhia deImage Processamento de Dados do RS, nas dependências da Companhia.  O encontro teve como temas debatidos a Biometria e o Sistema Integrado de Informações de Indivíduos do Estado do Rio Grande do Sul - Indivíduos RS.
No projeto, instituído pelo decreto nº 51448/2014, assinado pelo Governador do Estado, os órgãos da Administração Pública trabalham totalmente integrados quanto às informações dos respectivos bancos de dados de indivíduos. A confirmação da unicidade de cadastro se faz através da consulta à base de dados do Estado, gerenciada pelo IGP, e chancelada pelos papiloscopistas do Departamento de Identificação (DI/IGP). É um sistema que amplia a segurança dos processos, contribui de maneira determinante no compartilhamento, transversalidade e integração entre os diversos órgãos, especialmente nas soluções de governo eletrônico, objetivando a melhoria da prestação do serviço público aos cidadãos.

O evento contou com a manifestação dos seguintes palestrantes:

Cláudio Dutra - vice-presidente da PROCERGS
Liliane Utz - gerente do projetos IRS PROCERGS
Pedro de Oliveira Alvares - diretor do DINP/Polícia Civil
Denílson da Silva - diretor geral Adjunto do DETRAN
Gilson Chiapinotto - chefe do setor de Justiça e Segurança da PROCERGS
Carlos Eduardo Falcão Pereira - diretor do Departamento de Identificação (DI-IGP/RS)

Estiveram presentes, representantes de diversos órgãos da Administração Pública Estadual, tais como: IPE, Corsan, Receita Estadual, Secretaria do Planejamento, Banrisul, Susepe e Secretaria da Administração e Recursos Humanos, dentre outras.

Texto – Ascom IGP/RS em 03/10/2014
Fotos - Procergs        
 
IGP/RS chega a mais de 100 mil laudos eletrônicos emitidos pelo sistema PGP
ImageO processo de modernização da máquina pública, em sintonia com a evolução tecnológica, exalta o Estado do Rio Grande do Sul em termos de resultados da implantação de sistemas eletrônicos. O Instituto Geral de Perícias (IGP), por meio da Divisão de tecnologia da Informação, alcançou a marca superior a 100 mil laudos eletrônicos, emitidos pelo Protocolo Geral de Perícias (PGP), isto consiste em fazer de forma digital todo o processo de produção dos laudos, assinar com certificação digital e entregar de forma eletrônica no sistema SPJ (Sistema de Polícia Judiciária) das delegacias da Policia Civil e demais sistemas dos órgãos solicitantes.
 
De acordo com o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação, André Luiz da Silva Assis, “esta façanha coloca o IGP/RS como um dos órgãos mais modernos da administração do Estado do RS garantindo, também, uma posição de destaque na perícia do País”. Para que se estabeleça um parâmetro com o que existe de mais moderno em todo o mundo, nesta área, a Estônia, país europeu considerado um dos mais avançados em termos de evolução tecnológica, nos últimos 15 anos, com um milhão e 100 mil usuários,   assinou cerca de 127 milhões de documentos com certificação digital. Só o IGP/RS, um dos órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Segurança Pública, alcançou a marca de 100 mil laudos e cerca de 500 usuários com certificação digital, desde a implantação deste recurso no sistema, há quatro anos. Em 2013, André Assis esteve em Tallinn, capital da Estônia, conhecendo todas as estruturas e serviços de governo eletrônico naquele país europeu.

O IGP/RS, para o sucesso deste projeto, contou com o patrocínio do Banrisul e da AC-RS (Autoridade Certificadora do RS) e a parceria da Procergs – (Companhia de Processamento de Dados do RS).

“A colaboração e empenho de todos servidores, gestores e usuários que participaram deste projeto foram decisivos nessa conquista do IGP/RS” – acrescentou André Assis.

Texto e fotos – Ascom IGP/RS em 02/10/2014     
 
Departamento de Identificação do IGP conclui estatística: mais de mil atendimentos no bimestre
O IGP/RS, através do Departamento de Identificação (DI) realizou diversas ações sociais de cidadania. Nos meses de agosto e setembro mais deImage 1000 Carteiras de Identidade foram emitidas, através de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no Programa de Documentação da Trabalhadora Rural (PDTR), em atendimentos externos a pessoas com dificuldade de locomoção e em presídios.
 
Dentro do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, em 10 municípios do RS os números são estes:

Amaral Ferrador - 205 atendimentos
Chuvisca - 197 atendimentos
Pedras Altas - 106 atendimentos
Protásio Alves - 168 atendimentos
Rio Pardo - 131 atendimentos
Segredo - 345 atendimentos
Sentinela do Sul - 174 atendimentos
Sertão Santana - 190 atendimentos
Turuçu - 210 atendimentos
Vila Flores - 177 atendimentos

Em parceria com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) o IGP/RS esteve nas seguintes casas prisionais:

Penitenciária Modulada de Montenegro - 70 atendimentos
Penitenciária Modular de Charqueadas - 52 atendimentos
Penitenciária Estadual de Charqueadas - 32 atendimentos
Penitenciária de Arroio dos Ratos - 40 atendimentos

Em Porto Alegre, o DI realizou 49 atendimentos para emissão de Carteiras de Identidade em hospitais e residências.

Texto – Ascom IGP/RS em 30/09/2014
Fotos – DI-IGP
 
COMUNICADO

A partir desta segunda-feira (29) o Posto de Identificação do município de Torres tem horário de atendimento das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16 horas.

Ascom IGP/RS em 29/09/2014       

 

 
Primeiro Encontro de Perícias na Fronteira em Livramento integra Brasil e Uruguai

ImageO Primeiro Encontro de Perícias da Fronteira terminou no início da tarde desta sexta-feira (26), na cidade de Santana do Livramento. Em dois dias houve intercâmbio de técnicas e experiências profissionais entre peritos brasileiros e uruguaios. O evento, idealizado pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), por meio da 7ª Coordenadoria Regional de Pericias (7ª CRP), trouxe a Livramento representantes da Polícia Técnica, um médico legista e a coordenadora da área de Identificação Civil e Criminal, sediada em Montevidéu.Nesta manhã ocorreram três palestras e a Mesa Redonda que concluiu o evento.

A primeira explanação coube ao perito criminal Carlos Alberto Borsói, do Departamento de Criminalística(DC) do IGP, em Porto Alegre: “A evolução dos veículos automotores e as consequências à sociedade moderna e à Perícia”. A coordenação da Mesa foi feita pelo diretor do DC, perito criminal Antonio Alexandre Petersen Xavier. Em seguida, a comissária Marysel Caraballo, de Montevidéu, abordou a “Identificação civil e criminal no Uruguai”, apresentando em detalhes todo o processo de identificação dos cidadãos, sobretudo as minúcias da Carteira de Identidade vigente no país. Coordenou a Mesa a papiloscopista Ana Néri Teixeira, da 7ª CRP, em Livramento.
A última apresentação do evento coube ao médico-legista Gerardo Alan Madruga, lotado na cidade de Rivera. Madruga falou sobre “Medicina Legal no Uruguai”, com a coordenação do perito médico legista Mário Mansur Filho, do Posto Médico Legal de Bagé.

Por fim, a Mesa Redonda formada por diretores de Departamentos do IGP: Alexandre Denega (DPI) representando a Direção Geral, Carlos Falcão Pereira (DI), Antonio Xavier (DC) e Rodrigo Leffa (DA), mais o coordenador da 7ª CRP, perito médico legista Leandro Nim Tholozan e os colegas uruguaios que compareceram: Marysel Caraballo, Victor Cuello e Pablo Gonzalez. Na oportunidade foi apresentado um protocolo de intenções que visa o intercâmbio cada vez maior entre os profissionais da Perícia dos dois países.

Texto e fotos: Ascom IGP/RS     

 
Encontro de Perícias na Fronteira teve o primeiro dia de palestras em Livramento

Nesta quinta-feira (25), no auditório da Unimed, em Santana do Livramento, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizou oImage primeiro dia de atividades do Encontro Internacional de Perícias na região da Fronteira. Iniciativa da 7ª Coordenadoria Regional de Perícias (7ª CRP - IGP/RS), o evento reuniu profissionais de vários segmentos periciais do RS e do Uruguai.

Na solenidade de abertura, a Mesa de Autoridades, presidida pelo diretor-geral do IGP, José Cláudio  Teixeira Garcia, representando o secretário Airton Michels, contou com a presença do sub chefe da Polícia de Rivera (Uruguai), Inspetor Luiz Eduardo Madera, bem como de autoridades do Poder Judiciário e representantes dos órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Da Brigada Militar, o sub comandante do 2º RPMon, major Joni Alvim de Oliveira. Da Polícia Civil o titular da 12ª Delegacia de Polícia Regional, delegado Eduardo San’t Ana Finn. A Susepe (Superintendência de Serviços Penitenciários) esteve representada por Nelson Reinhmeier, da 6ª região penitenciária. Completaram a Mesa o delegado da Polícia Federal, Alessandro Maciel Lopes, o promotor de Justiça, José Eduardo Gonçalves e o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Alencastro Seippe Martins, que representou o executivo municipal de Santana do Livramento.

Nas palestras da manhã o diretor do Departamento de Perícias do Interior (DPI-IGP), Alexandre de Araújo Denega abriu os trabalhos apresentando o Organograma do IGP/RS. Logo depois, a diretora do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL-IGP), Dra. Trícia Kommers Albuquerque falou sobre os 15 anos de Genética Forense no RS, aspectos relativos à metodologia de trabalho, análises de DNA e casos de repercussão solucionados pelo Laboratório do IGP/RS. Na Mesa, a coordenação ficou com a perita médica legista, Maria Angela Zucchetto, coordenadora da 5ª CRP/Santa Maria. A última palestra matinal coube ao perito criminal Rodrigo Kleinubing: Acidentes de Trânsito no Brasil – uma análise sistêmica. Panorâmica de inúmeros acidentes de trânsito com vítimas fatais, imagens, conclusões dos trabalhos periciais e a rotina do profissional com larga experiência. Junto dele, na coordenação da Mesa, o perito criminal Roque Degrazia Nadler, ambos lotados no Departamento de Criminalística (DC-Porto Alegre).

No período da tarde as palestras começaram pela “Sala Lilás – atendimento exclusivo para mulheres vítimas de violência”, tema apresentado pela coordenadora estadual do Projeto Sala Lilás, perita criminal Andréa Brochier Machado (corregedora geral do IGP/RS. Projeto reconhecido e premiado internacionalmente pelas boas práticas em favor das mulheres e no combate à violência  contra elas. A assistente social, Eleonora Machado Gonçalves, coordenadora da Sala Lilás de Santana do Livramento coordenou a Mesa. A seguir, dois representantes do Uruguai apresentaram o trabalho desenvolvido pela Policia Técnica do país vizinho: o comissário Victor Rosa Cuello e o sub comissário Pablo Gonzalez Denís, da cidade de Rivera, sob a coordenação de Mesa do perito criminal Anderson da Silva Vera da 7ª CRP de S. do Livramento.
Mais duas palestras completaram a programação deste primeiro dia do evento; “Perícias de incêndio: uma abordagem em relação à interpretação dos vestígios sob o enfoque da Criminalística”, com a perita criminal Sheila Cristina Wendt, do DC de Porto Alegre, tendo a coordenação de Mesa do coodenador da 6ª CRP – Santo Angelo, Filipe Molinar Machado. A última apresentação do dia coube ao papiloscopista Rafael Silva do Nascimento, do Departamento de Identificação (DI-IGP-Porto Alegre). Com 20 anos de experiência ele expôs “A perícia papiloscópica como instrumento de individualização. O diretor do DI, papiloscopista Carlos Eduardo Falcão Pereira coordenou a Mesa.

Cada palestra, uma vez concluída, teve um espaço aberto para questionamentos com ativa participação da plateia.
O Primeiro Encontro de Perícias da Fronteira termina amanhã com mais três palestras, e a Mesa Redonda com assinatura do Protocolo de Intenções.

Texto e fotos – Ascom IGP/RS

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 9 - 16 de 1377

© 2014

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3288-5167 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664