13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Seminário Mulheres e a Segurança Pública
.
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

Participação de falecimento
A direção-geral do IGP comunica com pesar o falecimento, na madrugada desta quarta-feira (25), em Porto Alegre, o servidor NICOLAU CHOUIRI, lotado no Departamento de Criminalística (DC), onde exercia a função de motorista.
O velório acontece na Capela E, do Cemitério São Miguel e Almas, até as 13 horas, quando o corpo será levado para o município de Cachoeira do Sul, onde será sepultado.
O Instituto Geral de Perícias apresenta os pêsames aos familiares.

ASCOM IGP/RS em 25/03/2015   
 
Novos veículos para Saúde, Educação e Segurança qualificam serviços em 62 municípios
Image
Mais 73 veículos que irão reforçar as áreas da Segurança Pública, da Saúde e da Educação foram entregues pelo governador José Ivo Sartori nesta segunda-feira (23), em ato no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). Somados, os investimentos somam cerca de R$ 5 milhões e vão beneficiar 62 municípios.
 
Os recursos são oriundos da Consulta Popular 2013/14, de convênio com a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Saúde. “Aqui se reafirma o desejo de que essas três áreas são prioritárias e precisam continuar funcionando, mesmo com a racionalização de recursos”, disse Sartori. “Não é o governo que entrega. O que estamos fazendo é devolver o que a comunidade escolheu”, completou.
 
Para o policiamento ostensivo e para reforçar as Patrulhas Maria da Penha, de combate à violência contra a mulher, a Brigada Militar recebeu 37 viaturas.Image Outras 17 serão destinadas à Polícia Civil e duas vão para o Instituto Geral de Perícias (IGP). Os equipamentos atenderão 45 municípios, entre os quais Gramado, Tapejara, Osório, Ronda Alta e Rondinha. “Esse processo faz parte do aparelhamento da Brigada Militar, da Polícia Civil e do IGP, de modo a atender às necessidades da sociedade”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini.
Segundo ele, o total de viaturas que serão entregues nos próximos meses chegará a 296. A cerimônia reuniu secretários de Estado, deputados federais e estaduais e servidores das três áreas.
 
Para a Educação, foram destinados dez microônibus que serão utilizados no transporte escolar e vão beneficiar estudantes dos municípios de Alegrete, Barra do Rio Azul, Encruzilhada do Sul, Jaguari, Porto Lucena, São Borja, São Martinho da Serra, São Valentim, Soledade e Vila Nova do Sul. Desses, seis têm plataforma de acessibilidade. “É dever constitucional garantir às crianças esse transporte essencial para que não haja evasão escolar, para que possamos assegurar que os alunos estão aprendendo da forma correta”, disse o secretário da Educação, Vieira da Cunha.
 
Já os sete veículos da Saúde serão destinados aos hemocentros do Estado e usados no transporte de doadores, para coletas externas de sangue e hemocomponentes. “Esses veículos vão facilitar a vida de quem faz doação de sangue”, resumiu o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis. Serão beneficiados os municípios de Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Palmeira das Missões, Alegrete, Cruz Alta e Porto Alegre.

Texto: Eliane Iensen/Redação Palácio Piratini em 23 /03/2015
Fotos : Norberto Peres - IGP     
 
CURSO NACIONAL DE PERÍCIAS PROSSEGUE COM MEDICINA LEGAL E DNA
Nesta terça-feira (24), no auditório do Instituto Geral de Perícias (IGP), em Porto Alegre, teve sequência o CURSO DE PERÍCIA EM LOCAL DE CRIME,Image INTEGRADO COM BALÍSTICA, LABORATÓRIO, PAPILOSCOPIA E MEDICINA LEGAL, promovido pela SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça, Governo Federal e realizado pelo IGP/RS.
 
No período da manhã, os 38 peritos de quase todo o Brasil, receberam orientações do perito médico-legista CLAUDE JACQUES, do Rio de Janeiro, profissional com larga experiência, tanto no que se refere à medicina legal analítica (exames necroscópicos), bem como a perícia em locais de crime. É praxe na perícia oficial fluminense a presença do perito legista desde o local de morte.

Durante a tarde a perita TRICIA CRISTINE KOMMERS ALBUQUERQUE, da Divisão de Perícias Laboratoriais do IGP falou sobre o DNA, fundamentos teóricos, práticos e aplicação no contexto da perícia oficial gaúcha.

O Curso Nacional de Perícias segue em dois turnos, pela manhã e à tarde, até o encerramento, marcado para a próxima sexta-feira (27), após as 19 horas.

Texto e fotos – Norberto Peres IGP em 24/03/2015             
 
IGP inicia Curso de Perícia de âmbito nacional
ImageA sétima edição do curso de Perícia em Local de Crime Integrado com Balística, Laboratório, Papiloscopia e Medicina Legal teve início nesta segunda-feira, (23), no auditório do Instituto Geral de Perícias (IGP). O curso, direcionado a peritos e papiloscopistas é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), e serve para aperfeiçoamento das técnicas de perícia. As aulas serão ministradas por dez professores especialistas nas respéctivas áreas de atuação, profissionais de destaque e com livros publicados sobre temas aprofundados da perícia criminal.

O secretário Wantuir Jacini abriu a primeira aula e ressaltou aos alunos e instrutores  a importância de preparar os policiais na forma de atuação, nos locais de crime, para não contaminá-los.  “Os elementos que compõem um local de crime falam para os peritos, mas para o sucesso da perícia é fundamental o isolamento do local”, afirmou Jacini.

De acordo com o diretor-geral do IGP, Cleber Muller, é muito importante poder capacitar os peritos e trocar experiência entre os profissionais, “poder capacitar os peritos, trazer essas novas técnicas, o que há de mais recente. Eles perpetuam esse conhecimento na comunidade cientifica”, afirmou Muller.
 
Para o chefe da Divisão de Ensino do IGP, Adriano Barcellos Pinheiro, o curso proporciona o intercâmbio de conhecimentos entre as diferentes áreas da perícia, "esse tipo de seminário atualiza  as técnicas e traz a integração entre peritos de outros estados que têm suas peculiaridades”.
A aula do turno da manhã foi ministrada pela perita Janyra Oliveira, do Rio de Janeiro. O tema “ENTOMOLOGIA FORENSE” é o estudo dos locais de crime através da análise dos insetos localizados nos cadáveres. À tarde, perita criminal do IGP/RS Joseli Baldasso, apresentou a CADEIA DE CUSTÓDIA, ou seja, o conjunto de procedimentos da perícia, visando a garantia da autenticidade dos materiais que serão submetidos a exames, desde a coleta até o final da perícia realizada.

Dos 38 alunos inscritos no curso, 13 são gaúchos, os demais são profissionais de várias regiões do país, a seleção para as vagas é feita pela Senasp, e a duração é de 40 horas/aula. O curso será ministrado até a próxima sexta-feira (27).
 
38 profissionais da perícia de todo o Brasil estão em Porto Alegre
Image

 
Texto: Cristiane Viegas - Ascom SSP em 23/03/2015
Fotos: Norberto Peres - IGP
 
TECNOLOGIA AVANÇADA DO IGP NO COMBATE AO CRIME
A Divisão de Fotografia Forense, do Departamento de Criminalística do IGP (DC-IGP/RS) deu o passo decisivo para a identificação dos dois homens queImage molestaram uma jovem, na semana passada, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Na última sexta-feira (20), a vítima foi ouvida por cerca de três horas na Delegacia Especializada da Mulher (DEAM). Após o depoimento, o fotógrafo criminalístico MAURANDREI MACHADO, do IGP chegou a um retrato falado dos suspeitos, auxiliando decisivamente a investigação da Polícia Civil, que já sabe o apelido de um deles, através de testemunhas. O foco agora é identificar e localizar esses homens.

Texto – Norberto Peres – IGP em 23/03/2015
Imagem – DC-IGP/RS          
 
IGP/RS SEDIARÁ CURSO DE PERÍCIA EM NÍVEL NACIONAL
Image
 
O auditório do Instituto-Geral de Perícias (IGP), localizado à Rua Voluntários da Pátria, 1358, 3º andar, ala norte, será palco, a partir da próxima segunda-feira (23), do CURSO DE PERÍCIA EM LOCAL DE CRIME, INTEGRADO COM BALÍSTICA, LABORATÓRIO, PAPILOSCOPIA E MEDICINA LEGAL, na 7ª edição. O objetivo geral do curso é capacitar os profissionais da perícia para atuação integrada em local de crime, em atendimento ao Programa Brasil Mais Seguro – que visa o fortalecimento da perícia forense. A perícia criminal é o mecanismo jurídico, técnico-científico mais eficiente e capaz de oferecer à autoridade policial, subsídios para a elucidação de casos.

O curso, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão do Ministério da Justiça, Governo Federal, será realizado pela primeira vez no Rio Grande do Sul. Estarão presentes 40 profissionais dos estados de Santa Catarina, Maranhão, Amazonas, Rondônia, Espírito Santo, Alagoas, Pará, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraíba, Goiás, Ceará, Tocantins, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Distrito Federal,Sergipe, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro e vários peritos gaúchos.

A programação oficial indica a participação de TRÊS MULHERES GAÚCHAS dentre os temas a serem abordados: já na segunda-feira, à tarde, a perita criminalística JOSELI PEREZ BALDASSO aborda a CADEIA DE CUSTÓDIA.  Na tarde de terça-feira, a perita TRÍCIA CRISTINE KÖMMERS ALBUQUERQUE falará sobre o DNA. E, na quinta-feira, pela manhã, será vez da perita MARIA CRISTINA FRANK, sobre o tema ‘ATIVIDADES LABORATORIAIS’.Image

A solenidade de abertura está prevista para as 7h45min da segunda-feira(23), com a presença do secretário da SSP, Wantuir Jacini, e o encerramento para sexta-feira (27), às 19h15min.
A equipe da Supervisão Técnica do IGP, coordenada pelo perito criminalístico Eduardo Lima Silva está trabalhando na organização do evento e recepção dos colegas do Brasil inteiro.

Image“Nós estamos muito satisfeitos com a sede deste curso em Porto Alegre, pois vamos estreitar o relacionamento com a SENASP e proporcionar qualificação aos nossos servidores neste início da gestão no Instituto Geral de Perícias”.

PERITO EDUARDO LIMA SILVA – SUPERVISOR TÉCNICO E DIRETOR GERAL SUBSTITUTO DO IGP

Texto e fotos – Norberto Peres – IGP em 20/03/2015
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 9 - 16 de 1499

© 2015

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664