13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

GOVERNADOR VISITA O INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS
José Ivo Sartori estará, segunda-feira pela manhã, no Departamento de Criminalística (DC-IGP)

Nesta segunda-feira (15), ás 10 horas, o governador José Ivo Sartori, acompanhado do secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, estará no Departamento de Criminalística do IGP/RS, na rua das Missões, 6, bairro Navegantes, em Porto Alegre. O objetivo é conhecer as instalações da Perícia Oficial do RS que centralizam as atividades operacionais: plantão para atendimento de ocorrências, papiloscopia, foto, Engenharia, Balística, Perícias de Áudio e Imagem. Na oportunidade será relatada pelo diretor-geral do IGP, perito Cleber Müller a estratégia de aplicação dos recursos liberados ao IGP, através do Plano Estadual de Segurança Pública, parte 2. Será divulgada planilha com os dados estatísticos da gestão atual, de janeiro de 2015 até aqui e novidades em relação ao Concurso Público, que não acontece no IGP desde 2008.
Image
Ascom DG - IGP/RS em 12/08/2016       
 
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA FORMA AGENTES EM CURSOS DE CAPACITAÇÃO
Secretário Wantuir Jacini prestigiou a formatura dos servidores
Image
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) promoveu, nesta sexta-feira (12), a formatura de 22 servidores no curso de Capacitação Operação Desmanche - Fiscalização dos Desmanches Irregulares, em solenidade na Academia Integrada de Segurança Pública (Acisp). A capacitação envolveu servidores do órgão central, instituições vinculadas e Detran em curso ministrado por meio do Departamento de Ensino e Treinamento da SSP.
A qualificação na Operação Desmanche tem o objetivo de diminuir os índices de furto e roubo de veículos. A operação, que está na sua 18ª edição, aponta uma redução nesse tipo de crime em 10,6% no estado e 10,7% apenas em Porto Alegre. O esforço para desarticular o mercado ilegal de peças clonadas, receptação de veículos e comercialização de peças atingiu a marca de 1.500 toneladas de sucata automotiva apreendida.

O Secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, exaltou a formação do curso "a partir dos conhecimentos dos próprios servidores envolvidos nas 18 edições da Operação Desmanche". O secretário informou que "a atuação da Segurança Pública para enfrentar os crimes relacionados aos desmanches irregulares é pioneira e a qualificação dos profissionais vai ampliar o alcance das operações".

O tenente-coronel César Augusto Pereira da Silva, coordenador da força-tarefa da Operação Desmanche, salientou a importância de "estreitar a relação entre as instituições em busca de resultados ainda melhores". Também apontou o caráter permanente das ações ligadas ao combate da comercialização de peças automotivas ilegais, coibindo o furto e roubo de veículos.

A diretora do Departamento de Ensino e Treinamento, perita Marília Costa Ribas, destacou que os "alunos de diversas instituições contribuem para qualificar e reforçar as atividades diárias de cada servidor". A capacitação interinstitucional reforça o vínculo entre os servidores nos diversos cursos.

Policiamento Comunitário

Também foram capacitados 29 agentes no curso de Polícia Cidadã e Mediações - Aspectos Doutrinários - POD/BID 4ª edição. A formação integra o Plano Nacional de Segurança e capacitou agentes da Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e Guarda Municipal de Porto Alegre. Jacini apontou a importância da formação ao "aproximar o agente de segurança da população para estreitar laços e aprimorar o atendimento".
O diretor-geral do IGP, Cleber Müller esteve presente na mesa de autoridades.
Image
Texto: Lurdenir Matos/SSP
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
Fotos – Ascom IGP/RS                
 
DIRETOR DO DPI VISITA ERECHIM
Marco Antonio Curcio esteve reunido com autoridades e tratou de questões operacionais do IGP na cidade
Image
Nessa quinta-feira (11), o diretor do Departamento de Perícias do Interior, perito criminal MARCO ANTONIO AURÉLIO CURCIO esteve na cidade de Erechim, no norte do Estado, cumprindo agenda relacionada aos trâmites operacionais do IGP/RS e medidas para melhorar as instalações da Perícia naquele município. Acompanhado do perito RICARDO TELLÓ DURKS, titular da 4ª Coordenadoria Regional de Perícias (CRP), sediada em Passo Fundo.

O primeiro compromisso foi uma reunião com a vice-prefeita de Erechim, ANA OLIVEIRA, a respeito do convênio a ser firmado entre o IGP e o Executivo Municipal a fim de que os Postos de Identificação (PI) e Médico-Legal (PML) tenham melhores instalações, além da criação do Posto de Criminalística (PC). Na oportunidade, o diretor Curcio confirmou a destinação de vagas no próximo Concurso Público do IGP para o  recompletamento de médicos legistas e novas vagas para o futuro PC.
A vice-prefeita reafirmou compromisso já assumido na  visita ao diretor-geral CLEBER MÜLLER, no dia três de agosto, quando comunicou a intenção de fornecer ao IGP novos espaços físicos.  
Image
Logo após a reunião na Prefeitura, o diretor Curcio visitou o prédio oferecido ao IGP. Trata-se de uma edificação de 500 metros quadrados em ótimo estado de conservação. São quatro grandes salas, amplos sanitários, acessibilidade e vagas para estacionamento de  viaturas, podendo abrigar o PI,  PML Clínica e PC. Recentemente abrigava uma Escola de Ensino Superior. O prédio fica próximo do Campus da URI Erechim - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, entidade que manterá convênio com o IGP na área da Medicina Legal.
Image
No fim da tarde, no auditório da URI, a comitiva do IGP/RS participou de audiência pública promovida pela Assembléia Legislativa do RS. Participaram, a vice-prefeita Ana Oliveira, os deputados GILBERTO CAPOANI e ALTEMIR TORTELLI, representantes do Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil, a direção da URI, Consepro, Ordem dos Advogados do Brasil e lideranças locais.

Texto – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 12/08/2016
Fotos – Silvio Nei de de Souza – apoio         
 
DIRETORES DO IGP RS E IGP SC SE REÚNEM EM PORTO ALEGRE
Diretor do Instituto de Criminalística de Santa Catarina foi recebido pela DG IGP/RS
Image
O perito criminal WALMIR DJALMA GOMES JÚNIOR veio a Porto Alegre com o objetivo de rever amigos, colegas de trabalho e profissionais da mesma área de atuação com os quais conviveu em outras jornadas na carreira. No encontro entre o diretor do Instituto de Criminalística do estado de Santa Catarina, o diretor-geral e diretor-geral substituto do IGP/RS, CLEBER MÜLLER e EDUARDO LIMA SILVA não poderiam faltar as lembranças do trabalho desenvolvido por eles no Rio de Janeiro, há oito anos (2007), por ocasião dos Jogos Panamericanos. Naquela ocasião, peritos gaúchos e catarinenses a serviço do sistema oficial de Segurança Pública organizado pelo Ministério da Justiça. Por coincidência, o reencontro se dá durante a realização de outro evento esportivo de repercussão mundial que acontece também no Rio de Janeiro (Jogos Olímpicos Rio 2016).
Na verdade, as perícias oficiais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina são próximas, muito além do aspecto geográfico. De todos os estados brasileiros, apenas gaúchos e catarinenses apresentam a sigla IGP – Instituto-Geral de Perícias que identifica Instituição pericial: o IGP/RS foi pioneiro, a partir de 1997 e inspirou os catarinenses à utilização de igual nomenclatura uma década mais tarde (2007).

Além do intercâmbio operacional, a reunião de hoje abriu a perspectiva de ampliação desses laços. Tecnologia e estratégias de gestão exigem da perícia, atualização e observação da realidade encarada por outros administradores. Um Seminário Brasileiro de Diretores de Órgãos Periciais Oficiais surgiu como ideia a ser planejada, organizada e incrementada, a partir de gaúchos e catarinenses. Afinal, o tempo passa e cada vez mais a INTEGRAÇÃO faz parte do jogo!

Texto e foto – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 10/08/2016 
 
IGP/RS SOLIDÁRIO COM A BRIGADA MILITAR NO DIA DO LUTO
PMS que tombaram no cumprimento do dever são homenageados pelas corporações. Segurança Pública do RS integrada na reverência às vítimas.
Image
O diretor-geral do IGP/RS, perito Cleber Müller compareceu, no fim da manhã desta segunda-feira (08), ao Largo PM Valdeci de Abreu Lopes, na esquina das avenidas Ipiranga e Silva Só, ao lado do Ginásio da Brigada Militar, em Porto Alegre. No local, junto ao monumento erguido em homenagem ao policial militar, morto em 1990 durante confronto na Praça da Matriz, atingido por um golpe de foice desferido por um manifestante, o comandante da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas anunciou a oficialização do dia oito de agosto como Dia de Luto pelos policiais militares que tombaram no cumprimento do dever. Presentes ao ato, oficiais e praças da BM, familiares de PMs mortos em combate, dirigentes de órgãos vinculados à SSP e órgãos de Imprensa.

Acompanhe na nossa página do You Tube a cobertura do evento. Acesse:

https://youtu.be/ChCRLTkZRMA

Produção e realização: Norberto Peres – Ascom – DG – IGP/RS em 08/08/2016     
 
DOAÇÕES DO MP INCREMENTAM CADEIA DE CUSTÓDIA NO IGP/RS
Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor formaliza doação de equipamentos e materiais para Cadeia de Custódia
Image
A materialização do projeto de Cadeia de Custódia no Instituto-Geral de Perícias recebeu um forte impulso para a implementação e viabilidade operacional. Nessa sexta-feira (06) a Supervisão Técnica do IGP recebeu a confirmação das doações do Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, coordenada pelo Dr. ALCINDO LUZ BASTOS DA SILVA FILHO. São 26 mil embalagens padronizadas para Cadeia de Custódia de vestígios, 30 mil lacres com códigos de barras, oito leitores ópticos, oito impressoras térmicas e uma seladora para plásticos, além de componentes específicos a serem utilizadas no Laboratório de Perícias. As doações foram encaminhadas pessoalmente pelo Dr. Alcindo ao Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL), sendo recebido pela diretora Bianca de Almeida Carvalho.
Image
Amostras do material doado foram levadas pela perita Bianca ao gabinete da direção-geral e recebidas pelo DG, perito Cleber Müller e pelo supervisor técnico e DG substituto, perito Eduardo Lima Silva, juntamente com o coordenador do projeto da Cadeia de Custódia, perito Lucas Toniolo da Silva e pelo perito Jackson Dombrowski.
Image
Texto e fotos – DG – Ascom IGP/RS em 08/08/2016     
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 9 - 16 de 1845

© 2016

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664