13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

Avançam tratativas para parceria entre IGP e Prefeitura na cidade de Pelotas
Um grupo de servidores do Instituto Geral de Perícias (IGP), da Secretaria de Segurança Pública do Estado, sob a liderança do diretor do Departamento deImage Perícias do Interior (DPI), perito Marco Antonio Aurélio Curcio,  esteve com o prefeito de Pelotas Eduardo Leite nessa quarta-feira (15), na sede da Prefeitura, para pedir apoio da prefeitura para uma nova sede para o órgão, tendo em vista que o espaço atual não dá conta da demanda e o contrato de aluguel vence em junho próximo.

Segundo Curcio, “as atividades desenvolvidas pelo IGP em Pelotas, tais como a confecção de carteiras de identidade e exames de lesões corporais, tem crescido de modo significativo, e o espaço já não é suficiente para acolher os usuários e nem para a utilização de novos equipamentos” – explicou ele.

O prefeito Eduardo Leite disse que estudará, com a equipe, a possibilidade de uma parceria com o Estado, a fim de viabilizar um espaço físico que unifique os serviços de utilidade pública oferecidos pela prefeitura com os do IGP, a fim de beneficiar a população.

Texto – Ascom Pref.Mun. Pelotas em 16/04/2015
Foto – Rafa Marin PM Pelotas     
 
IGP PARTICIPA DE EVENTO INTERNACIONAL NO RIO DE JANEIRO
ImageO Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS) está presente no 26º Encontro do Conselho Nacional de Perícia Criminal, formado pelos dirigentes gerais de órgãos periciais forenses, que se realiza entre hoje e amanhã, 15 e 16 de abril, no Centro de Convenções RIOCENTRO, no Rio de janeiro. O diretor-geral, perito criminalístico CLEBER RICARDO TEIXEIRA MÜLLER e o diretor-geral substituto e supervisor técnico, perito criminal classe especial EDUARDO LIMA SILVA participam do evento que acontece durante a LAAD DEFENSE&SECURITY – Feira Internacional de Defesa e Segurança.
 
A LAAD SECURITY 2015 é o principal ponto de encontro de profissionais dos setores de defesa e segurança que reúne, a cada dois anos, empresas de todoImage o mundo, especializadas no fornecimento de equipamentos, serviços e tecnologias para as Forças Armadas, Polícias, Forças Especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais. Na área de perícias criminais e forenses são 16 expositores do Brasil, Chile, Estados Unidos, Bélgica, Suécia e Israel. Trata-se de uma oportunidade única para contato com tecnologias de ponta no setor.

Texto e fotos – IGP/RS em 15/04/2015         
 
SSP REDUZ ÍNDICES DE CRIMINALIDADE NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2015
ImageA Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS) tem, em seu plano estratégico, o foco na redução dos crimes que mais impactam a sociedade, que são os crimes contra a vida e o patrimônio. Os delitos totalizam treze tipos penais como homicídio, tráfico de drogas, roubo e furto.
Comparando os dados estaduias primeiro trimestre de 2014 com o mesmo período de 2015, o latrocínio reduziu em 46,3%, a extorsão mediante sequestro reduziu em 62,5%, o estelionato, 23,2%, os homicídios, 5,2% e os furtos tiveram queda de 9,1%.

De acordo com secretário da Segurança Pública (SSP), Wantuir Jacini, a redução ocorreu em razão da mudança de estratégia da SSP neste ano.Image  “Conseguimos reduzir estes índices com ações focadas em dois eixos principais, nas dezenove cidades onde 80% dos crimes acontecem, e no eixo da prevenção e repressão da violência criminal”, afirmou Jacini.
Entretanto, resta ainda estabilizar e reduzir delitos em crescimento, como roubos, que aumentaram 24%, e o roubo de veículos, que subiu 23,1%. Os dados foram computados pelo Departamento de Gestão de Estratégia Operacional da SSP e sua totalidade será divulgada na última semana de Abril.

Texto: Cristiane Viegas em 14/04/2015
Fotos : Norberto Peres IGP     
 
ASSINADO TERMO PARA LICITAÇÃO DO CENTRO REGIONAL DE EXCELÊNCIA EM PERÍCIAS CRIMINAIS
ImageO Secretário de Estado de Obras, Saneamento Habitação do Rio Grande do Sul (SOP),  engenheiro Gerson Burmann  já assinou o termo de liberação para tramitação do processo licitatório para as obras do Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais do IGP. Após os trâmites de elaboração do projeto e ajustes, o próximo passo é o encaminhamento do processo para a Subsecretaria da Administração Central de Licitações (CELIC), para a elaboração e publicação do edital licitatório para a construção do prédio.

De acordo com o secretário Burmann essa é uma obra importante para o Estado do Rio Grande do Sul e que deverá beneficiar milhares de gaúchos. “Assinamos o termo de encaminhamento para abertura do processo licitatório do novo Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais, fruto de um árduo trabalho dos servidores do IGP, da secretaria da SOP e do Departamento Técnico da Secretaria de Segurança Pública(SSP), que desenvolveram todo o projeto do novo centro. No setor público as parcerias são fundamentais para alcançar os nossos objetivos, melhorando e qualificando a vida dos cidadãos gaúchos. Esse projeto foi uma parceria entre a Secretaria Estadual de Obras e a Secretaria de Segurança Pública, contando com a participação do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul”, destacou o secretário.
 
A construção do Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais tem como objetivo adequar às necessidades técnicas da perícia criminal e aparelhá-lo, de modo a permitir que sejam realizadas as perícias, sobretudo às de natureza complexa, demandadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e, eventualmente, das demais unidades da Federação, integrando regionalmente os órgãos periciais oficiais, sob promoção da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), no que diz respeito à produção da prova material, por     meio da realização de exames periciais diversos, sobretudo os de caráter complexo, bem como, a capacitação e qualificação técnica dos servidores.
 
O ato de assinatura do Termo de Licitação foi acompanhado pelo perito criminal Jackson Garrafiel Dombrowski, que atua na Supervisão Técnica do IGP.
 
Texto – Ascom SOP em 14/04/2015
Foto: Jean Patrick Hochmüller Maidana - SOP/RS         
 
CADEIA DE CUSTÓDIA – PRIMEIRA REUNIÃO DE TRABALHO NO IGP
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) iniciou, nesta segunda-feira (13) uma série de encontros para tratar de um tema fundamental na atividade dos peritosImage criminais: A CADEIA DE CUSTÓDIA. De acordo com o Manual de Procedimento Operacional
Padrão da Perícia Criminal, editado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão do Ministério da Justiça (Governo Federal), Cadeia de Custódia “é o processo usado para manter e documentar a história cronológica dos elementos materiais, que visa garantir a idoneidade e o seu rastreamento desde a identificação e coleta, até sua destinação final” (capítulo 4.1 – Levantamento de Local de Crime contra a Pessoa, página 115).

Este primeiro encontro, no auditório do IGP, em Porto Alegre, contou com a participação da perita criminal JOSELI PEREZ BALDASSO, do Departamento de Criminalística (DC-IGP/RS) que é autora do projeto-piloto de implantação das embalagens destinadas ao acondicionamento de vestígios sob custódia do IGP.

Joseli Baldasso, dentre os diversos cursos de formação, desenvolvimento e atualização em Criminalística, participou dos cursos de Gestão de Projetos e Elaboração de Materiais para Ensino à Distância da SENASP. Além disso, participa dos Grupos de Trabalho de Cadeia de Custódia de Evidências, tendo integrado, nos anos de 2009 e 2010 o Grupo de Trabalho para Implantação e Desenvolvimento da Cadeia de Custódia dos Vestígios, no próprio IGP, que está sendo retomado e ampliado.

Na atividade docente a perita Joseli, de 2011 a 2014, foi convidada pela SENASP para ir a Brasília, a fim de ministrar o curso de instrução de nivelamento para policiais civis e profissionais de perícia com ênfase na investigação de crimes de homicídios, lecionando a Disciplina Cadeia de Custódia. No livro ‘BALÍSTICA FORENSE – Aspectos Técnicos e Jurídicos’ – 7ª edição, 2014, ela é autora do capítulo “Cadeia de Custódia”.

A reunião de hoje contou com as presenças do diretor-geral do IGP, perito criminalístico Cleber Müller, do supervisor técnico e diretor-geral substituto, perito Eduardo Lima Silva e o diretor do Departamento Médico Legal (DML-IGP/RS) Luciano Haas, dentre outros servidores da Instituição.

Texto e fotos – Norberto Peres – IGP em 13/04/2015     
 
MULHERES DO IGP – NOVIDADES NO GABINETE DA DIREÇÃO GERAL
ImageDuas mulheres fazem parte da equipe que atende o gabinete da Direção Geral do IGP.
Uma delas, ROSANA MARIA KAVOQUEVIZ,  já esteve por lá assim que iniciou o estágio probatório. Foi em 2010, após ser chamada pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH). Foi aprovada no Concurso Público de 2010, para o cargo de Administradora. Aliás, Rosana é formada em Administração de Empresas.
Casada e mãe do Artur, de quatro anos de idade, ela lembra que a chegada do filho coincidiu com a entrada no IGP. E quatro anos depois, ela está de volta.

Enquanto isto, a jovem ROBERTA BITTENCOURT recém iniciou o estágio no gabinete do IGP. No final de 2016 ela se forma em Direito. Já estagiou noImage Foro Central de Porto Alegre e na Controladoria Geral do Estado (CAGE). O futuro pretendido passa pela aprovação em Concurso Público e o aproveitamento num bom cargo na área do Direito, é claro!
Jovem, bonita e cheia de planos, Roberta chegou ao IGP sorrindo. A credencial que conquistou a simpatia dos(as) colegas de trabalho.

Ascom IGP/RS em 13/04/2015     
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 9 - 16 de 1529

© 2015

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664