13 anos!
Home
InstitucionalServiços OnlineLegislaçãoFotosMapasImprensaFale Conosco
DML
DI
DC
Laboratório
DPI
AgendamentoCI
Documentos
5º Seminário
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Emissão da GAD para Pagamento da Taxa da Carteira de Identidade
Site do Sistema de Informação ao Cidadão
Consulta SPI
.
 Portal do Servidor - RHE
.
Expresso
.
Consultas Integradas
.

190

Disque Denúncia

NOVA SEDE DO IGP/RS EM PELOTAS COMPLETA UMA SEMANA
Equipamento instalado funciona perfeitamente, sistema on line é utilizado pelos servidores e a inauguração oficial está próxima
Image
Postos de Identificação, Médico-Legal e de Criminalística. Serviços de emissão de carteiras de identidade, exames, perícias, tudo registrado no sistema do IGP/RS. Sete dias após a mudança de endereço, do velho casarão da rua 15 de novembro para a esquina da Bento Gonçalves com a rua Marcílio Dias, em Pelotas, o Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS) vive uma nova fase na região sul do Estado.
Veja o depoimento de um servidor que batalhou muito para que a Perícia Oficial do RS conquistasse melhores condições de atendimento à população. Acesse:

https://youtu.be/sNyfaX-u2TA


Texto, fotos e produção: Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS em 13/06/2016       
 
DIRETOR-GERAL DO IGP PALESTRA A PROMOTORES DE JUSTIÇA DE TODO O RS
Image
O diretor-geral do IGP/RS, perito criminalístico Cleber Ricardo Teixeira Müller, a convite do Ministério Público do RS – MP/RS, proferiu palestra no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Instituição, em Porto Alegre, na tarde dessa quinta-feira (09). Promotores de Justiça com atuação no Tribunal de Júri em todo o RS estiveram presentes. Durante uma hora o DG expôs em detalhes as atividades da Perícia Oficial Gaúcha, os departamentos e áreas de atuação, os múltiplos exames e os resultados das análises periciais no conjunto dos inquéritos remetidos à Justiça.

Acompanhe a íntegra dos três primeiros segmentos da apresentação.
Na primeira parte Cleber Müller expõe a atual estrutura operacional do IGP e passa a detalhar a multiplicidades das análises periciais que a Instituição realiza.
https://youtu.be/r_HoEe_zJtk

No segundo segmento, o DG IGP/RS detalha o trabalho da perícia e os tipos de análises que são feitas, a partir dos locais de crime. Destaque para as imagens reais e o tratamento que é dado aos vestígios coletados pelos peritos.
https://youtu.be/O0Uzb0M_6sI

Na terceira parte da palestra aos promotores de Justiça do RS, o DG IGP/RS segue detalhando os diversos exames periciais que a Instituição realiza e chega à análise da atual estrutura e, diante disso, o plano de gestão. As três partes iniciais correspondem a 50% da apresentação. Oportunamente vamos apresentar os segmentos complementares.
https://youtu.be/LRMdbIw2D9E

Texto, fotos e produção de vídeos – Norberto Peres – DG – IGP/RS em 10/06/2016
 
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES PARA PRÓXIMA EDIÇÃO DO VERÃO PARA TODOS COMEÇA EM JULHO
Um cronograma de reuniões para iniciar o planejamento para o Verão para Todos 2016/2017 foi estabelecido, e a primeira reunião já está marcada para o dia 12 de julho.
Image
ImageEm reunião na manhã desta quinta-feira (9), com secretarias e órgãos vinculados, ficou definido o início das tratativas para alinhar as ações e serviços que serão oferecidos à população na próxima edição do Verão para Todos, que neste ano começa em dezembro. O encontro, realizado no Palácio Piratini, contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do vice-governador e coordenador do projeto, José Paulo Cairoli.
Um cronograma de reuniões para iniciar o planejamento para o Verão para Todos 2016/2017 foi estabelecido, e a primeira reunião com representantes de todas as secretarias e órgãos já está marcada para o dia 12 de julho. Durante o encontro, o secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú, fez uma breve apresentação do relatório de atividades desenvolvidas na edição passada do projeto.

"O relatório aponta que fizemos mais com menos. Isso é gestão e o vice-governador Cairoli foi feliz na coordenação desse projeto em conjunto com todas as secretarias. Todos os órgãos fizeram seu papel e esse é um desafio de avançar ainda mais na próxima edição e fazer muito mais com menos", salientou o governador que também pediu que todas as secretarias e órgãos vinculados se organizem e montem suas equipes para iniciar os trabalhos.
Cairoli falou que o envolvimento das secretarias e vinculadas foi muito importante para o resultado positivo da última edição e que a meta deste ano é melhorar ainda mais os serviços. "Ano passada organizamos o projeto em apenas 40 dias, este ano teremos mais tempo. Já criamos um cronograma de reuniões que inicia no próximo mês para que possamo nos organizar melhor e buscar uma maior participação das secretarias do Estado e da iniciativa privada", garantiu o vice-governador.

Estiveram presentes os secretários Ernani Polo, da Agricultura, Pecuária e Irrigação; João Gabbardo dos Reis, da Saúde; Raffaele Di Cameli, de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos; Juvir Costela, do Turismo, Esporte e Lazer; e Tarcísio Minetto, de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. O diretor-geral do IGP, Cleber Müller também esteve presente e manifestou as questões operacionais a serem melhoradas para a Operação Verão para Todos, sob o ponto de vista da Perícia.
Image
Texto: Cassiane Osório em 09/06/2016
Edição: Denise Camargo/Secom
Fotos: Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS       
 
O PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADES NA NOVA SEDE DO IGP EM PELOTAS
Image
A data de 06 de junho de 2016, segunda-feira, inaugurou uma nova fase do Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS) na região sul do Estado. Após a mudançaImage do velho casarão da rua 15 de novembro para o novo prédio da avenida Bento Gonçalves, esquina Marcílio Dias, ainda não oficialmente inaugurado, os serviços de atendimento à população foram retomados. De acordo com o coordenador da 3ª CRP – Coordenadoria Regional de Perícias, Luiz Roberto Ruschel, em que pese o transtorno pela suspensão do atendimento  de quarta (1º) a sexta-feira (3), em função da mudança, nenhum problema técnico foi registrado no primeiro dia de expediente no novo endereço.

Texto – Norberto Peres – DG – Ascom IGP/RS
Fotos – 3ª CRP – Pelotas - RS
 
COMUNICADO DO DEPARTAMENTO DE IDENTIFICAÇÃO (DI) DO IGP/RS
Comunicamos que, nesta quarta-feira (08), das 14h30min às 17 horas, os Postos de Atendimento do Tudo Fácil estarão fechados em razão do pré-lançamento da nova Rede Tudo Fácil. Nesse dia e horário vai acontecer um evento no auditório do Palácio da Justiça, Praça Marechal Deodoro, 55, 6º andar, com a presença de todos os servidores.
Assim, a partir das 13h30min, os usuários dos serviços de encaminhamento da Carteira de identidade procurem o Posto de Identificação, sede do DI, na Avenida Azenha, 255, que terá funcionamento normal: das 7h às 18h30min.
No período da tarde, nos Postos da Rede Tudo Fácil serão finalizadas as obras da nova sinalização das unidades.        
 
OPERAÇÃO DESMANCHE ATINGE A MARCA DE MIL TONELADAS DE PEÇAS ENCAMINHADAS PARA DESTRUIÇÃO
A Operação Desmanche já fechou 25 estabelecimentos e prendeu 20 pessoas
Image
A 14ª edição da Operação Desmanche representa um marco para a força-tarefa (FT)coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP): mais de mil toneladas de peças automotivas irregulares encaminhadas para a trituração. Durante a fiscalização, ocorrida nesta segunda-feira (6) em Porto Alegre, mais um estabelecimento foi fechado e um homem foi preso, por crime ambiental. Ele foi autuado de acordo com o art. 56 da Lei de Crimes Ambientais e responderá pela utilização ou abandono de produto ou substância tóxica/perigosa.

Para o secretário Wantuir Jacini, as mil toneladas simbolizam a efetividade da nova legislação e da FT. "Já atuamos em seis municípios, abrangendo capital, Região Metropolitana e Vale do Rio dos Sinos. A quantidade de material apreendido e a frequente identificação de veículos e peças oriundos dos crimes de roubo e furto nos deixam a certeza de que estamos no caminho certo", garante.
A Operação Desmanche já fechou 25 estabelecimentos e prendeu 20 pessoas, em ações ocorridas em Porto Alegre, Viamão, Gravataí, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e Canoas.  O balanço oficial da pesagem das peças leva cerca de 48 horas, em virtude dos trabalhos de carregamento, transporte e aferição do material apreendido.

Lei dos Desmanches
A Lei dos Desmanches, lei federal 12.977, entrou em vigor em 20 de agosto de 2015, com o objetivo de combater a recepção de veículos roubados. Desde então, somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no Detran. Essas empresas devem seguir uma série de requisitos e incluir cada uma das peças à venda no sistema informatizado, vinculando-as à nota fiscal e à placa do veículo de origem. O Rio Grande do Sul possui hoje 212 empresas de desmanches registradas.

Força-tarefa
A força-tarefa foi designada pelo governador José Ivo Sartori para atuar na fiscalização dos estabelecimentos ilegais. Cada um dos órgãos envolvidos tem uma função específica nas operações. A Secretaria da Segurança Pública coordena o trabalho do grupo e também define os alvos, por meio do Setor de Inteligência.

O Instituto-Geral de Perícias tem a função de identificar peças roubadas e atua na parte criminal das operações, juntamente com a Polícia Civil, que também efetua as prisões. O Detran autua administrativamente as empresas e coordena todo o trabalho de apreensão da sucata e sua destinação para reciclagem. A Brigada Militar faz a segurança de toda a operação com agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOE).

Consulta a peças

O consumidor também pode ajudar a desestimular o comércio ilegal de peças usadas, comprando somente em empresas credenciadas ao Detran. Essas empresas têm na fachada o logotipo da autarquia, e cada peça é vendida com código de barras e nota fiscal eletrônica.
Também é possível consultar, no site www.detran.rs.gov.br/consulta-pecas a relação de empresas credenciadas. Nos Centros de Desmanches de Veículos (CDVs), além da garantia de origem lícita, as peças passaram pelo aval de um responsável técnico, que atesta suas condições de segurança. No link também é possível fazer uma busca por peças e por município.
Image
Assista a cobertura da edição de nº 14 da Operação Desmanche em vídeo, no You Tube https://youtu.be/mknaYQpEYR4

Texto: Claiton Silva/SSP, com informações do Detran/RS em 06/06/2016
Edição: Denise Camargo/Secom
Fotos: Norberto Peres - DG - Ascom IGP/RS        
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 9 - 16 de 1809

© 2016

Direção Geral: Rua Voluntários da Pátria, 1358 - 3º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Dep. Criminalística Tel.: (51)3223-6677 - Dep. Identificação Tel.: (51)3223-6122/2798
Dep Médico-Legal Tel.: (51)3288-2656/2650 - Laboratório de Perícias Tel.: (51)3288-2664