Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Posto de identificação de Cachoeira do Sul está temporariamente interditado

Servidores estão entregando carteiras de identidade já solicitadas e prestando orientações gerais

Publicação:

--
-- - Foto: Ascom/IGP

O posto de identificação de Cachoeira do Sul está temporariamente sem atendimento para emissão de carteiras de identidade. O edifício da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), que cede espaço para o atendimento do IGP, está passando por uma reforma no telhado. Prezando pela segurança dos servidores e cidadãos o local foi interditado até o fim da obra.

Os servidores do IGP estão realizando entregas de carteiras de identidade já solicitadas antes da interdição, prestando orientação aos cidadãos e realizando triagem de documentos. As entregas ocorrem no hall da universidade (rua Sete de Setembro, 1040), das 8h às 12h e das 13h às 14h. O horário de atendimento é definido pela universidade.

O cidadão que não tem urgência para a emissão de um novo documento pode aguardar a liberação do serviço em Cachoeira do Sul. A população que precisa encaminhar a documentação com urgência pode buscar atendimento nos postos coligados ao município, que são: Novo Cabrais, Cerro Branco, Paraíso do Sul, Agudo, Sobradinho, Rio Pardo e Lagoa Bonita do Sul. Estes postos coligados têm atendimento off-line, de modo que o cidadão precisa levar uma foto 3x4 e a coleta de impressão digital é feita em carimbo. Nestes casos o prazo para emissão do documento é de 40 dias úteis.

A cidade de Santa Cruz do Sul possui atendimento online, que é quando a foto do cidadão, a assinatura e a coleta papiloscópica é feita por meio digital no momento do atendimento. Nestes casos o prazo de emissão do documento é de 30 dias úteis.

 A princípio a obra deve ser finalizada em aproximadamente 30 dias.

É importante reforçar ao cidadão que a emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita em qualquer momento. Quem tem o documento que era emitido pelo Instituto-Geral de Perícias até 2023 pode usar o RG até 28 de fevereiro de 2032.

 

Texto: Lurdinha Matos/SSP

IGP-RS